Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede2/5818
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARINHO, Paloma Lays Fonseca-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3790428445511177por
dc.contributor.advisor1NAVARRO, Antonio Coppi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7269812755382405por
dc.contributor.advisor-co1ARAÚJO, Marlon Lemos de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0504141264088081por
dc.contributor.referee1NAVARRO, Antonio Coppi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7269812755382405por
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Marlon Lemos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0504141264088081por
dc.contributor.referee3VICTOR, Elis Cabral-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1717940270032960por
dc.contributor.referee4SOUZA, Sergio Augusto Rosa de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3639033741767021por
dc.contributor.referee5NAVARRO, Francisco-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/0628582355687773por
dc.date.accessioned2025-01-22T14:32:54Z-
dc.date.issued2024-12-16-
dc.identifier.citationMARINHO, Paloma Lays Fonseca. Efeitos de oito semanas de atividades psicomotoras no desenvolvimento motor de escolares do 1º ano do ensino fundamental I. 2024. 105 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5818-
dc.description.resumoObjetivo: Verificar os efeitos de oito semanas de atividades psicomotoras no desenvolvimento motor de escolares do 1º ano do ensino fundamental I. Materiais e Métodos: participaram 27 escolares de ambos os sexos, escolhidos por conveniência na Unidade Integrada Waldir Filho, escola municipal. Para a avaliação psicomotora foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM). Após a avaliação inicial foram realizadas 16 sessões de 50 minutos de atividades psicomotoras, duas vezes por semana, com a reaplicação da Escala de Desenvolvimento Motor com quatro semanas e posteriormente com oito semanas. Sendo medidas a motricidade fina e global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal e lateralidade. Os dados foram tratados estática descritiva e analítica. Resultados: Os resultados demonstraram que após a intervenção houve um melhor aperfeiçoamento da motricidade fina, global e equilíbrio, enquanto que a organização temporal e espacial embora tenha tido uma melhora a escala motora ainda ficou abaixo do esperado para a idade cronológica dos escolares. Conclusão: A intervenção proposta aos escolares proporcionou melhora no desenvolvimento motor, principalmente na motricidade global e no equilíbrio, indicando assim que as atividades psicomotoras são essenciais para este fim.por
dc.description.abstractAim: To check the effects of eight weeks of psychomotor activities on the motor development of elementary school children. Materials and Methods: 27 schoolchildren of both sexes took part, chosen for convenience at the Waldir Filho Integrated Unit, a municipal school. The Motor Development Scale (MDS) was used for the psychomotor assessment. After the initial assessment, 16 50-minute sessions of psychomotor activities were carried out twice a week, with the Motor Development Scale being reapplied at four weeks and then at eight weeks. Fine and global motor skills, balance, body schema, spatial and temporal organization and laterality were measured. The data was treated statically, descriptively and analytically Results: The results showed that after the intervention there was a better improvement in fine motor skills, global motor skills and balance, while temporal and spatial organization, although there was an improvement in the motor scale, was still below what was expected for the students' chronological age. Conclusion: The intervention offered to the schoolchildren improved motor development, especially global motor skills and balance, thus indicating that psychomotor activities are essential for this purpose.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2025-01-22T14:32:48Z No. of bitstreams: 1 PalomaMarinho.pdf: 1380114 bytes, checksum: 3c50af330f15bb7ade71df2d6dfd415a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-22T14:32:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PalomaMarinho.pdf: 1380114 bytes, checksum: 3c50af330f15bb7ade71df2d6dfd415a (MD5) Previous issue date: 2024-12-16eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBSpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUACAO EM EDUCAÇÃO FÍSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectatividades psicomotoras;por
dc.subjectdesenvolvimento motor;por
dc.subjectescolares;por
dc.subjectescala de desenvolvimento motor;por
dc.subjectpsychomotor activities;eng
dc.subjectmotor development;eng
dc.subjectschoolchildren;eng
dc.subjectmotor development scale.eng
dc.subject.cnpqEducação Físicapor
dc.titleEfeitos de oito semanas de atividades psicomotoras no desenvolvimento motor de escolares do 1º ano do ensino fundamental Ipor
dc.title.alternativeEffects of eight weeks of psychomotor activities on the motor development of 1st grade elementary school studentseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PalomaMarinho.pdfDissertação de Mestrado1,35 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.