Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede2/5818
Tipo do documento: Dissertação
Título: Efeitos de oito semanas de atividades psicomotoras no desenvolvimento motor de escolares do 1º ano do ensino fundamental I
Título(s) alternativo(s): Effects of eight weeks of psychomotor activities on the motor development of 1st grade elementary school students
Autor: MARINHO, Paloma Lays Fonseca 
Primeiro orientador: NAVARRO, Antonio Coppi
Primeiro coorientador: ARAÚJO, Marlon Lemos de
Primeiro membro da banca: NAVARRO, Antonio Coppi
Segundo membro da banca: ARAÚJO, Marlon Lemos de
Terceiro membro da banca: VICTOR, Elis Cabral
Quarto membro da banca: SOUZA, Sergio Augusto Rosa de
Quinto membro da banca: NAVARRO, Francisco
Resumo: Objetivo: Verificar os efeitos de oito semanas de atividades psicomotoras no desenvolvimento motor de escolares do 1º ano do ensino fundamental I. Materiais e Métodos: participaram 27 escolares de ambos os sexos, escolhidos por conveniência na Unidade Integrada Waldir Filho, escola municipal. Para a avaliação psicomotora foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM). Após a avaliação inicial foram realizadas 16 sessões de 50 minutos de atividades psicomotoras, duas vezes por semana, com a reaplicação da Escala de Desenvolvimento Motor com quatro semanas e posteriormente com oito semanas. Sendo medidas a motricidade fina e global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal e lateralidade. Os dados foram tratados estática descritiva e analítica. Resultados: Os resultados demonstraram que após a intervenção houve um melhor aperfeiçoamento da motricidade fina, global e equilíbrio, enquanto que a organização temporal e espacial embora tenha tido uma melhora a escala motora ainda ficou abaixo do esperado para a idade cronológica dos escolares. Conclusão: A intervenção proposta aos escolares proporcionou melhora no desenvolvimento motor, principalmente na motricidade global e no equilíbrio, indicando assim que as atividades psicomotoras são essenciais para este fim.
Abstract: Aim: To check the effects of eight weeks of psychomotor activities on the motor development of elementary school children. Materials and Methods: 27 schoolchildren of both sexes took part, chosen for convenience at the Waldir Filho Integrated Unit, a municipal school. The Motor Development Scale (MDS) was used for the psychomotor assessment. After the initial assessment, 16 50-minute sessions of psychomotor activities were carried out twice a week, with the Motor Development Scale being reapplied at four weeks and then at eight weeks. Fine and global motor skills, balance, body schema, spatial and temporal organization and laterality were measured. The data was treated statically, descriptively and analytically Results: The results showed that after the intervention there was a better improvement in fine motor skills, global motor skills and balance, while temporal and spatial organization, although there was an improvement in the motor scale, was still below what was expected for the students' chronological age. Conclusion: The intervention offered to the schoolchildren improved motor development, especially global motor skills and balance, thus indicating that psychomotor activities are essential for this purpose.
Palavras-chave: atividades psicomotoras;
desenvolvimento motor;
escolares;
escala de desenvolvimento motor;
psychomotor activities;
motor development;
schoolchildren;
motor development scale.
Área(s) do CNPq: Educação Física
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUACAO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Citação: MARINHO, Paloma Lays Fonseca. Efeitos de oito semanas de atividades psicomotoras no desenvolvimento motor de escolares do 1º ano do ensino fundamental I. 2024. 105 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5818
Data de defesa: 16-Dez-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PalomaMarinho.pdfDissertação de Mestrado1,35 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.