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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6643| Tipo do documento: | Tese |
| Título: | O curso de licenciatura interdisciplinar em estudos africanos e afro-brasileiros da UFMA: uma proposta decolonial do conhecimento |
| Título(s) alternativo(s): | The interdisciplinary undergraduate course in African and Afro-Brazilian studies at UFMA: a decolonial proposal for knowledge |
| Autor: | RODRIGUES, Inaldo Bata ![]() |
| Primeiro orientador: | SILVA, Carlos Benedito Rodrigues da |
| Primeiro membro da banca: | SILVA, Carlos Benedito Rodrigues da |
| Segundo membro da banca: | CARVALHO, Marcelo Pagliosa |
| Terceiro membro da banca: | CRUZ, Maria do Carmo Alves da |
| Resumo: | A colonização europeia, iniciada no século XV para os pensadores decoloniais, deixou profundas marcas estruturais e sociais na humanidade, sendo o racismo um de seus legados mais duradouros. A colonialidade, como extensão do colonialismo, permanece enraizada em diversas esferas, incluindo a educação, que ainda é amplamente dominada por epistemologias eurocêntricas. Este projeto de tese propõe analisar a Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros (LIESAFRO) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Bacanga, como uma iniciativa decolonial no campo educacional. Criado em 2015, o curso se fundamenta em diálogos com pensadores do Sul Global, especialmente com a pluralidade do Continente Africano, oferecendo uma abordagem curricular emancipatória e diversa. Seu objetivo é formar docentes para os anos finais do ensino fundamental e médio na área de Ciências Humanas, com habilitação em História, promovendo práticas educacionais antirracistas e alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. O estudo busca compreender como o curso responde às demandas históricas e sociais do movimento negro brasileiro, especialmente em relação à implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tornam obrigatório o ensino de história e cultura afro- brasileira, africana e indígena na educação básica. A partir de uma perspectiva decolonial, investiga-se como a LIESAFRO contribui para a construção de uma educação antirracista e para a valorização de conhecimentos periféricos, rompendo com o paradigma hegemônico do saber eurocêntrico. |
| Abstract: | European colonization, which began in the 15th century, left deep structural and social marks on humanity, and for decolonial thinkers, racism is one of its most enduring legacies. Coloniality, as an extension of colonialism, remains deeply rooted in various spheres, including education, which is still largely dominated by Eurocentric epistemologies. This dissertation project proposes to analyze the Interdisciplinary Degree in African and Afro-Brazilian Studies (LIESAFRO) at the Federal University of Maranhão (UFMA), Bacanga campus, as a decolonial initiative in the educational field. Created in 2015, the program is grounded in dialogues with thinkers from the Global South, especially with the plurality of the African Continent, offering an emancipatory and diverse curricular approach. Its goal is to train teachers for the final years of elementary and secondary education in the field of Humanities, with a specialization in History, promoting antiracist educational practices aligned with the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations. The study seeks to understand how the program responds to the historical and social demands of the Brazilian Black Movement, particularly regarding the implementation of Laws 10.639/2003 and 11.645/2008, which make the teaching of Afro-Brazilian, African, and Indigenous history and culture mandatory in basic education. From a decolonial perspective, the research investigates how LIESAFRO contributes to building an antiracist education and to valuing peripheral knowledge, breaking away from the hegemonic paradigm of Eurocentric knowledge. |
| Palavras-chave: | colonialidade; decolonialidade; LIESAFRO; educação antirracista; formação de professores. coloniality; decoloniality; LIESAFRO; anti-racist education; teacher training. |
| Área(s) do CNPq: | Educação |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
| Sigla da instituição: | UFMA |
| Departamento: | DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCH |
| Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCH |
| Citação: | RODRIGUES, Inaldo Bata. O curso de licenciatura interdisciplinar em estudos africanos e afro-brasileiros da UFMA: uma proposta decolonial do conhecimento. 2025. 221 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6643 |
| Data de defesa: | 29-Out-2025 |
| Aparece nas coleções: | TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| INALDO_RODRIGUES.pdf | Tese de Doutorado | 1,95 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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