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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de ciências e desafios contemporâneos: investigando desinformações em livros didáticos no contexto das ciências da natureza
Título(s) alternativo(s): Science education and contemporary challenges: investigating misinformation in textbooks in the context of natural sciences
Autor: LIMA, Jonaina Ferreira 
Primeiro orientador: VALLE, Mariana Guelero do
Primeiro membro da banca: VALLE, Mariana Guelero do
Segundo membro da banca: SOUSA, Carlos Erick Brito de
Terceiro membro da banca: MOTOKANE, Marcelo Tadeu
Resumo: A sociedade contemporânea, marcada pela intensificação dos fluxos informacionais digitais, enfrenta desafios crescentes relacionados à disseminação de desinformações, fake news e negacionismos científicos. No contexto educacional, tais fenômenos impactam diretamente o processo de formação crítica dos estudantes, exigindo a construção de novas estratégias pedagógicas que integrem a alfabetização midiática e informacional. Esta dissertação tem como objetivo geral analisar como livros didáticos de Ciências da Natureza abordam a temática das desinformações, com foco na avaliação de informações científicas. De que forma coleções de livros didáticos de Ciências da Natureza abordam a temática das desinformações como contributo à formação de uma postura crítica dos estudantes frente às desinformações contemporâneas? Para responder a essa questão, adotou-se uma abordagem qualitativa, de cunho documental, baseada na análise de conteúdo de Laurence Bardin. Foram selecionadas duas coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2024), denominadas de coleção A e B, que apresentaram maior distribuição nas escolas públicas de São Luís, Maranhão. A análise incide sobre a identificação de categorias como a presença de conteúdos relacionados à desinformação; estratégias de checagem e verificação de informações; promoção da alfabetização midiática e informacional (AMI); e negacionismo e pseudociência. O tratamento dos dados se fundamenta na inferência crítica dos textos didáticos, buscando identificar regularidades, lacunas e silenciamentos em relação às competências midiáticas e científicas. Os resultados mostram que as duas coleções analisadas abordam as desinformações de forma pontual, sem profundidade ou continuidade. Embora tratem de temas importantes como saúde, mudanças climáticas e pseudociência, não integram sistematicamente a AMI ao currículo. A falta de articulação com o material do aluno é visível nas análises. A pesquisa destaca a urgência de incluir essas e outras temáticas de forma crítica, com conteúdos mais sólidos, preparando os estudantes para o enfrentamento das desinformações no contexto contemporâneo.
Abstract: Contemporary society, marked by the intensification of digital information flows, faces growing challenges related to the dissemination of misinformation, fake news, and scientific denialism. In the educational context, such phenomena directly affect the development of students’ critical thinking, demanding the creation of new pedagogical strategies that integrate media and information literacy. This dissertation aims to analyze how Natural Science textbooks address the issue of misinformation, focusing on the evaluation of scientific information. How do Natural Science textbook collections approach the topic of misinformation as a contribution to the development of students’ critical stance toward contemporary misinformation? To answer this question, a qualitative, documentary-based approach was adopted, grounded in Laurence Bardin’s content analysis methodology. Two collections approved by the National Textbook and Teaching Materials Program (PNLD 2024), referred to as Collections A and B, were selected based on their wider distribution in public schools in São Luís, Maranhão. The analysis focused on identifying categories such as the presence of content related to misinformation; strategies for checking and verifying information; promotion of Media and Information Literacy (MIL); and the treatment of denialism and pseudoscience. Data interpretation was based on the critical inference of textbook texts, seeking to identify regularities, gaps, and silences related to media and scientific competencies. The results show that both analyzed collections address misinformation in a limited way, lacking depth or continuity. Although they discuss important topics such as health, climate change, and pseudoscience, they do not systematically integrate MIL into the curriculum. The lack of articulation with student materials is evident in the analyses. The research highlights the urgency of including these and other themes critically, with more robust content, preparing students to face misinformation in the contemporary context.
Palavras-chave: ensino de ciências;
fake news;
negacionismo;
pós-verdade;
alfabetização midiática;
informacional.
science education;
fake news;
denialism;
post-truth;
media;
information literacy.
Área(s) do CNPq: Ensino-aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET
Citação: LIMA, Jonaina Ferreira. Ensino de ciências e desafios contemporâneos: investigando desinformações em livros didáticos no contexto das ciências da natureza. 2025. 130 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6641
Data de defesa: 30-Set-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

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