| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6640| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Ensino de matemática para meninas em São Luís-MA no período oitocentista |
| Título(s) alternativo(s): | Mathematics education for girls in São Luís, Maranhão, during the 19th century |
| Autor: | LOPES, Francisca Maria Neves ![]() |
| Primeiro orientador: | SOARES, Waléria de Jesus Barbosa |
| Primeiro membro da banca: | SOARES, Waléria de Jesus Barbosa |
| Segundo membro da banca: | SILVA, Antonio José da |
| Terceiro membro da banca: | PEREIRA, Carlos André Bogéa |
| Resumo: | O presente trabalho, numa abordagem histórico-cultural, analisa como se deu o ensino de matemática para meninas em São Luís do Maranhão no decurso do século XIX. Deste modo, por meio da análise das fontes pesquisadas, a saber: jornais e almanaques do período, escrevemos uma história acerca dos conteúdos ofertados nos currículos para meninas. Sobre a análise dos nossos achados, os estudos de Del Priore (2020) e Perrot (2019) deram sustentação no que concerne à história das mulheres. Em relação aos estudos realizados sobre gênero e educação matemática, apoiamo-nos nas interpretações de Scott (1990), Sousa; Fonseca (2010) e Chassot (2004). Barros (2023) e Le Goff (1990) foram imprescindíveis na compreensão e utilização das fontes pesquisadas: jornais e almanaques, respectivamente. Sobre a corrente historiográfica História Cultural, no qual a pesquisa foi desenvolvida, usamos os aportes teóricos de Chartier (1990) e Pesavento (2008). Entendemos que houve pequenas mudanças em relação à educação escolarizada para meninas no período analisado, mas a sua função de esposa, mãe e cuidadora dos trabalhos domésticos, mantiveram-se como sendo o seu papel ideal naquela sociedade. Daí, o interesse na escolarização destas, pois a sua formação educacional serviria para educar os filhos, que seriam os futuros cidadãos a contribuírem com a Pátria. Constatamos que, no período oitocentista, a principal diferença existente entre os currículos de meninos e meninas estava exatamente nos conteúdos matemáticos. A própria Lei Educacional Brasileira de 1827 já definia essa diferenciação. |
| Abstract: | This paper, using a historical-cultural approach, analyzes how mathematics was taught to girls in São Luís do Maranhão during the 19th century. Thus, through the analysis of the sources researched, namely: newspapers and almanacs of the period, we write a history about the contents offered in the curricula for girls. Regarding the analysis of our findings, the studies by Del Priore (2020) and Perrot (2019) provided support regarding the history of women. Regarding the studies carried out on gender and mathematics education, we supported the interpretations of Scott (1990), Sousa; Fonseca (2010) and Chassot (2004). Barros (2023) and Le Goff (1990) were essential in the understanding and use of the sources researched: newspapers and almanacs, respectively. Regarding the Cultural History historiographical current, in which the research was developed, we used the theoretical contributions of Chartier (1990) and Pesavento (2008). We understand that there were small changes in relation to schooling for girls in the period analyzed, but their role as wife, mother and caregiver of domestic chores remained their ideal role in that society. Hence the interest in their schooling, since their educational training would serve to educate their children, who would be the future citizens contributing to the country. We found (up until then) that in the nineteenth century the main difference between the curricula for boys and girls was precisely in the mathematical content. The Brazilian Educational Law of 1827 itself already defined this differentiation. |
| Palavras-chave: | currículo; matemática; educação para meninas; São Luís-MA curriculum; mathematics; education for girls; São Luís-MA |
| Área(s) do CNPq: | Matemática |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
| Sigla da instituição: | UFMA |
| Departamento: | COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CCSO |
| Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET |
| Citação: | LOPES, Francisca Maria Neves. Ensino de matemática para meninas em São Luís-MA no período oitocentista. 2025. 83 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6640 |
| Data de defesa: | 22-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FRANCISCA_LOPES.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,39 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

