Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6637
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDIAS E SILVA, Charllys Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2992910854640443por
dc.contributor.advisor1NUNES, Antonio de Assis Cruz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2108242146594455por
dc.contributor.referee1NUNES, Antonio de Assis Cruz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2108242146594455por
dc.contributor.referee2FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8685001139434354por
dc.contributor.referee3ARANTES, Adlene Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0093014121449327por
dc.contributor.referee4SANTOS, Clênia de Jesus Pereira dos-
dc.contributor.referee5ROSA, Marise Marçalina de Castro Silva-
dc.date.accessioned2025-11-27T16:50:45Z-
dc.date.issued2025-10-08-
dc.identifier.citationDIAS E SILVA, Charllys Ribeiro. Práticas pedagógicas e educativas da coordenação pedagógica do ensino médio no contexto da educação para as relações étnico-raciais à luz da Lei n.° 10.639/03. 2025. 171 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6637-
dc.description.resumoA pesquisa trata sobre Coordenação Pedagógica no contexto das Relações ÉtnicoRaciais à luz da Lei n.º 10.639/03. O estudo foi realizado no Centro Educa Mais Estefânia Rosa da Silva, que é uma escola pertencente à rede estadual de ensino do Maranhão, localizada no município de São Luís. A investigação partiu do seguinte questionamento central: Quais as possíveis ações pedagógicas que poderão ser planejadas e implementadas pela Coordenação Pedagógica no Centro de Ensino Educa Mais Estefânia Rosa da Silva em prol do combate ao racismo da população afro-brasileira? O objetivo geral da pesquisa foi Investigar as possíveis ações pedagógicas que poderão ser planejadas e implementadas pela Coordenação Pedagógica no Centro de Ensino Educa Mais Estefânia Rosa da Silva em prol do combate ao racismo da população afro-brasileira. Foi realizado um estudo de caso na perspectiva de Trivinõs (1995, p.133) que o define como “uma categoria de pesquisa cujo objeto é uma unidade que se analisa aprofundadamente”. Assim. A unidade analisada foi a Coordenação Pedagógica no contexto das Relações Étnico-Raciais à luz da Lei n.º 10.639/03 no Centro de Ensino Educa Mais Estefânia Rosa da Silva. Os instrumentos de coleta de dados que utilizados foram a observação e entrevista. As principais fontes bibliográficas utilizadas para a escrita deste trabalho foram: Almeida e Placo (2005); Gomes (2012); Lei n.º 10.639/03 (Brasil, 2003); Moura (2005); Pimenta (2011) e Santos (2012). A Dissertação está organizada em sete seções: na primeira seção é a Introdução, a qual descrevemos a configuração teórica e metodológica da pesquisa; na segunda seção descrevemos sobre o contexto histórico e surgimento da coordenação pedagógica; na terceira seção apresentamos as atribuições da coordenação pedagógica na escola: desafios, saberes e práticas; na quarta seção descrevemos sobre as relações étnico-raciais da educação brasileira e no espaço escolar; Na quinta seção dissertamos a respeito da relação entre a Coordenação Pedagógica e a Educação voltada às relações étnico-raciais; na sexta seção discorremos sobre a coordenação pedagógica no Centro Educa Mais Estefânia Rosa da Silva, a seção subdividiuse em três subseções a saber: Caracterização da Escola; Metodologia da Pesquisa, Análise e discussão dos dados da pesquisa; Produto Educacional. Na sétima seção foram feitas as considerações finais à pesquisa desenvolvida. A pesquisa concluiu que a escola pesquisada necessita de formações continuadas voltadas para a ERER, e que a coordenação pedagógica poderá ajudar nessa demanda.por
dc.description.abstractThis research addresses Pedagogical Coordination in the context of Ethnic-Racial Relations in light of Law No. 10.639/03. The study was conducted at the Estefânia Rosa da Silva Educa Mais Center, a school belonging to the Maranhão state education network, located in the municipality of São Luís. The investigation began with the following central question: What possible pedagogical actions could be planned and implemented by the Pedagogical Coordination at the Estefânia Rosa da Silva Educa Mais Center to combat racism among the Afro-Brazilian population? The general objective of the research was to investigate the possible pedagogical actions that could be planned and implemented by the Pedagogical Coordination at the Estefânia Rosa da Silva Educa Mais Center to combat racism among the Afro-Brazilian population. A case study was conducted from the perspective of Trivinõs (1995, p. 133), who defines it as "a research category whose object is a unit that is analyzed in depth." Thus. The unit analyzed was the Pedagogical Coordination in the context of Ethnic-Racial Relations in light of Law No. 10.639/03 at the Educa Mais Estefânia Rosa da Silva Teaching Center. The data collection instruments used were observation, interviews, and questionnaires. The main bibliographic sources used to write this work were: Almeida and Placo (2005); Gomes (2012); Law No. 10.639/03 (Brazil, 2003); Moura (2005); Pimenta (2011), and Santos (2012). The Dissertation is organized into seven sections: the first is the Introduction, in which we describe the theoretical and methodological configuration of the research; the second section describes the historical context and emergence of pedagogical coordination; the third section presents the responsibilities of pedagogical coordination in schools: challenges, knowledge, and practices; In the fourth section, we describe ethnic-racial relations in Brazilian education and within the school environment. In the fifth section, we discuss the relationship between Pedagogical Coordination and Education focused on ethnicracial relations. In the sixth section, we discuss pedagogical coordination at the Estefânia Rosa da Silva Educa Mais Center. This section is subdivided into three subsections: School Characterization; Research Methodology; Analysis and Discussion of Research Data; and Educational Product. The seventh section presents concluding remarks on the research. The research concluded that the school under study requires ongoing training focused on ERER, and that pedagogical coordination can help meet this need.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-11-27T16:50:45Z No. of bitstreams: 1 CHARLLYS RIBEIRO DIAS E SILVA.pdf: 20018265 bytes, checksum: 8b0063b89f23c289075f0ff62ee86fbd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-27T16:50:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CHARLLYS RIBEIRO DIAS E SILVA.pdf: 20018265 bytes, checksum: 8b0063b89f23c289075f0ff62ee86fbd (MD5) Previous issue date: 2025-10-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCoordenação Pedagógica;por
dc.subjectRelações Étnico Raciais;por
dc.subjectLei nº 10.639/03;por
dc.subjectAntirracismopor
dc.subjectPedagogical Coordination;eng
dc.subjectEthnic-Racial Relations;eng
dc.subjectLaw No. 10.639/03;eng
dc.subjectAntiRacismeng
dc.subject.cnpqSociologia da Educaçãopor
dc.titlePRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EDUCATIVAS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS À LUZ DA LEI N.° 10.639/03por
dc.title.alternativePedagogical and Educational Practices of the Pedagogical Coordination of Secondary Education in the Context of Education for Ethnic-Racial Relations in Light of Law No. 10.639/03eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CHARLLYS RIBEIRO DIAS E SILVA.pdfDissertação de Mestrado19,55 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.