| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6637Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | DIAS E SILVA, Charllys Ribeiro | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2992910854640443 | por |
| dc.contributor.advisor1 | NUNES, Antonio de Assis Cruz | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2108242146594455 | por |
| dc.contributor.referee1 | NUNES, Antonio de Assis Cruz | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2108242146594455 | por |
| dc.contributor.referee2 | FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8685001139434354 | por |
| dc.contributor.referee3 | ARANTES, Adlene Silva | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0093014121449327 | por |
| dc.contributor.referee4 | SANTOS, Clênia de Jesus Pereira dos | - |
| dc.contributor.referee5 | ROSA, Marise Marçalina de Castro Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-27T16:50:45Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-08 | - |
| dc.identifier.citation | DIAS E SILVA, Charllys Ribeiro. Práticas pedagógicas e educativas da coordenação pedagógica do ensino médio no contexto da educação para as relações étnico-raciais à luz da Lei n.° 10.639/03. 2025. 171 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6637 | - |
| dc.description.resumo | A pesquisa trata sobre Coordenação Pedagógica no contexto das Relações ÉtnicoRaciais à luz da Lei n.º 10.639/03. O estudo foi realizado no Centro Educa Mais Estefânia Rosa da Silva, que é uma escola pertencente à rede estadual de ensino do Maranhão, localizada no município de São Luís. A investigação partiu do seguinte questionamento central: Quais as possíveis ações pedagógicas que poderão ser planejadas e implementadas pela Coordenação Pedagógica no Centro de Ensino Educa Mais Estefânia Rosa da Silva em prol do combate ao racismo da população afro-brasileira? O objetivo geral da pesquisa foi Investigar as possíveis ações pedagógicas que poderão ser planejadas e implementadas pela Coordenação Pedagógica no Centro de Ensino Educa Mais Estefânia Rosa da Silva em prol do combate ao racismo da população afro-brasileira. Foi realizado um estudo de caso na perspectiva de Trivinõs (1995, p.133) que o define como “uma categoria de pesquisa cujo objeto é uma unidade que se analisa aprofundadamente”. Assim. A unidade analisada foi a Coordenação Pedagógica no contexto das Relações Étnico-Raciais à luz da Lei n.º 10.639/03 no Centro de Ensino Educa Mais Estefânia Rosa da Silva. Os instrumentos de coleta de dados que utilizados foram a observação e entrevista. As principais fontes bibliográficas utilizadas para a escrita deste trabalho foram: Almeida e Placo (2005); Gomes (2012); Lei n.º 10.639/03 (Brasil, 2003); Moura (2005); Pimenta (2011) e Santos (2012). A Dissertação está organizada em sete seções: na primeira seção é a Introdução, a qual descrevemos a configuração teórica e metodológica da pesquisa; na segunda seção descrevemos sobre o contexto histórico e surgimento da coordenação pedagógica; na terceira seção apresentamos as atribuições da coordenação pedagógica na escola: desafios, saberes e práticas; na quarta seção descrevemos sobre as relações étnico-raciais da educação brasileira e no espaço escolar; Na quinta seção dissertamos a respeito da relação entre a Coordenação Pedagógica e a Educação voltada às relações étnico-raciais; na sexta seção discorremos sobre a coordenação pedagógica no Centro Educa Mais Estefânia Rosa da Silva, a seção subdividiuse em três subseções a saber: Caracterização da Escola; Metodologia da Pesquisa, Análise e discussão dos dados da pesquisa; Produto Educacional. Na sétima seção foram feitas as considerações finais à pesquisa desenvolvida. A pesquisa concluiu que a escola pesquisada necessita de formações continuadas voltadas para a ERER, e que a coordenação pedagógica poderá ajudar nessa demanda. | por |
| dc.description.abstract | This research addresses Pedagogical Coordination in the context of Ethnic-Racial Relations in light of Law No. 10.639/03. The study was conducted at the Estefânia Rosa da Silva Educa Mais Center, a school belonging to the Maranhão state education network, located in the municipality of São Luís. The investigation began with the following central question: What possible pedagogical actions could be planned and implemented by the Pedagogical Coordination at the Estefânia Rosa da Silva Educa Mais Center to combat racism among the Afro-Brazilian population? The general objective of the research was to investigate the possible pedagogical actions that could be planned and implemented by the Pedagogical Coordination at the Estefânia Rosa da Silva Educa Mais Center to combat racism among the Afro-Brazilian population. A case study was conducted from the perspective of Trivinõs (1995, p. 133), who defines it as "a research category whose object is a unit that is analyzed in depth." Thus. The unit analyzed was the Pedagogical Coordination in the context of Ethnic-Racial Relations in light of Law No. 10.639/03 at the Educa Mais Estefânia Rosa da Silva Teaching Center. The data collection instruments used were observation, interviews, and questionnaires. The main bibliographic sources used to write this work were: Almeida and Placo (2005); Gomes (2012); Law No. 10.639/03 (Brazil, 2003); Moura (2005); Pimenta (2011), and Santos (2012). The Dissertation is organized into seven sections: the first is the Introduction, in which we describe the theoretical and methodological configuration of the research; the second section describes the historical context and emergence of pedagogical coordination; the third section presents the responsibilities of pedagogical coordination in schools: challenges, knowledge, and practices; In the fourth section, we describe ethnic-racial relations in Brazilian education and within the school environment. In the fifth section, we discuss the relationship between Pedagogical Coordination and Education focused on ethnicracial relations. In the sixth section, we discuss pedagogical coordination at the Estefânia Rosa da Silva Educa Mais Center. This section is subdivided into three subsections: School Characterization; Research Methodology; Analysis and Discussion of Research Data; and Educational Product. The seventh section presents concluding remarks on the research. The research concluded that the school under study requires ongoing training focused on ERER, and that pedagogical coordination can help meet this need. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-11-27T16:50:45Z No. of bitstreams: 1 CHARLLYS RIBEIRO DIAS E SILVA.pdf: 20018265 bytes, checksum: 8b0063b89f23c289075f0ff62ee86fbd (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-11-27T16:50:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CHARLLYS RIBEIRO DIAS E SILVA.pdf: 20018265 bytes, checksum: 8b0063b89f23c289075f0ff62ee86fbd (MD5) Previous issue date: 2025-10-08 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
| dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UFMA | por |
| dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Coordenação Pedagógica; | por |
| dc.subject | Relações Étnico Raciais; | por |
| dc.subject | Lei nº 10.639/03; | por |
| dc.subject | Antirracismo | por |
| dc.subject | Pedagogical Coordination; | eng |
| dc.subject | Ethnic-Racial Relations; | eng |
| dc.subject | Law No. 10.639/03; | eng |
| dc.subject | AntiRacism | eng |
| dc.subject.cnpq | Sociologia da Educação | por |
| dc.title | PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EDUCATIVAS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS À LUZ DA LEI N.° 10.639/03 | por |
| dc.title.alternative | Pedagogical and Educational Practices of the Pedagogical Coordination of Secondary Education in the Context of Education for Ethnic-Racial Relations in Light of Law No. 10.639/03 | eng |
| dc.type | Dissertação | por |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CHARLLYS RIBEIRO DIAS E SILVA.pdf | Dissertação de Mestrado | 19,55 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
