Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6631
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Jairon da Conceição-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2676341779976051por
dc.contributor.advisor1CRUZ, Maria do Carmo Alvez da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5658169510299963por
dc.contributor.referee1CRUZ, Maria do Carmo Alves da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5658169510299963por
dc.contributor.referee2BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425por
dc.contributor.referee3LOPES, Kenya Maria Vieira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5642303009200996por
dc.contributor.referee4COSTA, Manoel dos Santos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0292894699114273por
dc.contributor.referee5SANTIAGO, Alda Margarete Silva Farias-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8137042356481507por
dc.date.accessioned2025-11-26T12:38:37Z-
dc.date.issued2025-09-18-
dc.identifier.citationLIMA, Jairon da Conceição. O ensino de álgebra no 5o ano do ensino fundamental: a cultura pop como possibilidade interdisciplinar para a prática docente de matemática em uma escola pública no município de São Mateus do Maranhão. 2025. 165 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6631-
dc.description.resumoA pesquisa intitulada O Ensino de Álgebra no 5o Ano do Ensino Fundamental: a cultura pop como possibilidade interdisciplinar na prática docente de matemática em uma escola pública no município de São Mateus do Maranhão, destaca a importância da introdução de conceitos algébricos para o desenvolvimento do raciocínio lógico e abstrato dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. O texto dissertativo propõe-se a discorrer sobre uma abordagem interdisciplinar que incorpore elementos da cultura pop, como filmes, séries, músicas, jogos, entre outros, ao ensino de álgebra, com o intuito de explorar narrativas e mídias familiares aos estudantes, favorecendo diferentes formas de engajamento e possibilidades de aprendizagem. Nesta perspectiva, teve-se como objetivo geral verificar como a interdisciplinaridade, mediada por narrativas baseadas na cultura pop, contribuem com a prática docente e o ensino de álgebra em uma sala de 5o ano de uma escola pública de São Mateus do Maranhão. A pesquisa adotou uma metodologia qualitativa, utilizando técnicas como análise documental, pesquisa bibliográfica, realizando entrevistas estruturadas, observação participante, e como instrumentos questionários. O estudo foi conduzido na Unidade Escolar Municipal Ney Braga, com professores do 5o ano, ao longo do primeiro semestre de 2025. O processo foi desenvolvido em etapas, incluindo o diagnóstico inicial, o planejamento e a aplicação de atividades interdisciplinares que articulam Álgebra e cultura pop, além da coleta e análise dos dados resultantes. Como parte do desenvolvimento da pesquisa, foi criada e aplicada uma visual novel — um jogo interativo alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que integra narrativa, ilustrações e jogabilidade para facilitar a compreensão de conceitos matemáticos. A aplicação desse recurso evidenciou uma melhora significativa no engajamento dos estudantes com os conteúdos de Álgebra. A experiência gerou o produto final desta dissertação: a própria visual novel, acompanhada de um guia com orientações práticas para sua aplicação em sala de aula, bem como reflexões pedagógicas para auxiliar o professor a explorar o potencial lúdico e interdisciplinar dessa abordagem. O estudo realizado buscou não apenas contribuir para a superação das dificuldades tradicionais no ensino de Matemática, mas também incentivar práticas docentes mais criativas e contextualizadas, considerando os interesses e vivências dos estudantes. A pesquisa concluiu que a aplicação e valorização da cultura pop no ensino de matemática é de grande importância, já que tanto os elementos teóricos quanto as experiências práticas demonstraram seu potencial para tornar o aprendizado mais significativo e engajador. Além disso, evidenciou-se que a integração da cultura pop favorece o desenvolvimento do pensamento crítico, estimula a criatividade dos estudantes e aproxima os conteúdos matemáticos de contextos do cotidiano, promovendo uma aprendizagem mais profunda e contextualizada.por
dc.description.abstractThe research titled The Teaching of Algebra in the 5th Year of Elementary School: pop culture as an interdisciplinary possibility in the teaching practice of mathematics in a public school in the municipality of São Mateus do Maranhão, highlights the importance of introducing algebraic concepts for the development of logical and abstract reasoning in students in the early years of elementary school. The dissertation proposes to discuss an interdisciplinary approach that incorporates elements of pop culture, such as films, series, music, games, among others, into the teaching of algebra, with the aim of exploring narratives and media familiar to students, favoring different forms of engagement and learning possibilities. In this perspective, the general objective was to verify how interdisciplinarity, mediated by narratives based on pop culture, contributes to the teaching practice and the teaching of algebra in a 5th- grade classroom of a public school in São Mateus do Maranhão. The research adopted a qualitative methodology, using techniques such as documentary analysis, bibliographic research, conducting structured interviews, participant observation, and questionnaires as instruments. The study was conducted at the Municipal School Unit Ney Braga, with 5th- grade teachers, throughout the first semester of 2025. The process was developed in stages, including the initial diagnosis, the planning and application of interdisciplinary activities that articulate Algebra and pop culture, in addition to the collection and analysis of the resulting data. As part of the research development, a visual novel was created and applied — an interactive game aligned with the National Common Curricular Base (BNCC), which integrates narrative, illustrations, and gameplay to facilitate the understanding of mathematical concepts. The application of this resource showed a significant improvement in student engagement with Algebra content. The experience generated the final product of this dissertation: the visual novel itself, accompanied by a guide with practical orientations for its application in the classroom, as well as pedagogical reflections to help the teacher explore the playful and interdisciplinary potential of this approach. The study sought not only to contribute to overcoming traditional difficulties in the teaching of Mathematics but also to encourage more creative and contextualized teaching practices, considering the interests and experiences of the students. The research concluded that the application and appreciation of pop culture in the teaching of mathematics is of great importance, as both theoretical elements and practical experiences demonstrated its potential to make learning more significant and engaging. Furthermore, it was evident that the integration of pop culture favors the development of critical thinking, stimulates students' creativity, and brings mathematical content closer to everyday contexts, promoting a deeper and more contextualized learning.por
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-11-26T12:38:37Z No. of bitstreams: 1 JAIRON_LIMA.pdf: 15242377 bytes, checksum: 5aadb59beff0120d26340de5908a1bdb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-26T12:38:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JAIRON_LIMA.pdf: 15242377 bytes, checksum: 5aadb59beff0120d26340de5908a1bdb (MD5) Previous issue date: 2025-09-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCOORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino de álgebra;por
dc.subjectanos iniciais;por
dc.subjectcultura pop;por
dc.subjectinterdisciplinaridade;por
dc.subjecteducação matemática.por
dc.subjectearly grades;eng
dc.subjectculture pop;eng
dc.subjectinterdisciplinarity;eng
dc.subjectalgebra;eng
dc.subjectmathematics education.eng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.titleO ensino de álgebra no 5o ano do ensino fundamental: a cultura pop como possibilidade interdisciplinar para a prática docente de matemática em uma escola pública no município de São Mateus do Maranhãopor
dc.title.alternativeTeaching algebra in the 5th grade of elementary school: pop culture as an interdisciplinary possibility for mathematics teaching practice in a public school in the municipality of São Mateus do Maranhãoeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAIRON_LIMA.pdfDissertação de Mestrado14,89 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.