Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6555
Tipo do documento: Dissertação
Título: A Educação Patrimonial: abordagens acerca do patrimônio cultural ludovicense com alunos do Ensino Médio de uma escola da rede pública de São Luís, MA
Título(s) alternativo(s): Heritage Education: approaches to the cultural heritage of São Luís with high school students from a public school in São Luís, MA
Autor: BARBOSA, Aurinete Ferreira 
Primeiro orientador: BANDEIRA, Arkley Marques
Primeiro coorientador: CUTRIM, Kláutenys Dellene Guedes
Primeiro membro da banca: FAGUNDES, Marcelo
Segundo membro da banca: CARVALHO, Conceição de Maria Belfort de
Resumo: A presente pesquisa buscou refletir sobre o ensino de história e a educação patrimonial, para sensibilizar os alunos sobre a importância de se preservar a história local, a identidade e a memória alinhados a elementos teóricos. Descrevendo de que forma o professor pode trabalhar o tema em sala de aula, visto que não tem material didático para a educação patrimonial. Nesse sentido, o trabalho se insere na Linha de Pesquisa: Cultura, Educação e Tecnologia (LP2), tendo como objetivo geral é analisar a possibilidade da educação patrimonial como metodologia para o professor de história e como meio para que se crie um sentimento de pertença e uma identidade local. Pautando a leitura nos autores Bittencourt (2011), Pinsky, (2013), Ricoeur, (2007), Le Goff (1990) Horta (1999): Abud e PCNs (1998), BNCC. Fazendo uma reflexão sobre a contribuições da disciplina Eletiva, para se discutir temas atuais e refletindo sobre o relato de experiência das atividades realizadas em duas turmas do ensino médio em uma escola de São Luís. O ensino de história tem o intuito de permitir ao aluno compreender o que é memória e identidade local, fazendo ele se reconhecer enquanto ser social no local em que vive. A metodologia de aprendizagem é pensada na perspectiva de uma educação crítica e reflexiva para que o aluno possa reconhecer e preservar o patrimônio local em que ele está inserido. O patrimônio é indispensável para o reconhecimento e valorização das identidades. Será verificado a nova BNCC e no DCTM sobre o ensino de história e os temas transversais que estão relacionados a disciplina e ao tema patrimônio a partir das habilidades especificadas no documento. Será abordado sobre a aprendizagem histórica e a importância da responsabilidade social na sociedade contemporânea. As dificuldades do professor em sala de aula para se trabalhar o tema, levando em consideração a interdisciplinaridade e propondo elementos para uma metodologia de trabalho em sala de aula com o Patrimônio Imaterial, na perspectiva da Educação Histórica e Patrimonial.
Abstract: This research sought to reflect on history teaching and heritage education, to raise students' awareness of the importance of preserving local history, identity, and me- mory, aligned with theoretical elements. It describes how teachers can address this topic in the classroom, given the lack of teaching materials for heritage education. The- refore, the work falls within the Research Line: Culture, Education, and Technology (LP2), with the general objective of analyzing the possibility of heritage education as a methodology for history teachers and as a means to foster a sense of belonging and local identity. The reading is based on the authors Bittencourt (2011), Pinsky (2013), Ricoeur (2007), Le Goff (1990), Horta (1999), Abud and PCNs (1998), and BNCC. This course reflects on the contributions of the elective course to discuss current issues and reflect on the experience of activities carried out in two high school classes at a school in São Luís. History teaching aims to enable students to understand local memory and identity, enabling them to recognize themselves as social beings in the place where they live. The learning methodology is designed from the perspective of critical and reflective education so that students can recognize and preserve the local heritage in which they are immersed. Heritage is essential for the recognition and appreciation of identities. The new BNCC (National Curricular Unit) and the DCTM (National Curricular Unit) on history teaching and the cross-cutting themes related to the discipline and the theme of heritage will be reviewed, based on the skills specified in the document. His- torical learning and the importance of social responsibility in contemporary society will be addressed. Teachers' difficulties in addressing the topic in the classroom will be explored, taking into account interdisciplinarity and proposing elements for a classroom methodology for working with Intangible Heritage, from the perspective of Historical and Heritage Education.
Palavras-chave: educação patrimonial;
ensino de história;
aprendizagem histórica;
história local;
interdisciplinaridade.
heritage education;
history teaching;
historical learning;
local history;
in- terdisciplinarity.
Área(s) do CNPq: Ensino-aprendizagem
História
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE OCEANOGRAFIA E LIMNOLOGIA/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: BARBOSA, Aurinete Ferreira. A Educação Patrimonial: abordagens acerca do patrimônio cultural ludovicense com alunos do Ensino Médio de uma escola da rede pública de São Luís, MA. 2025. 92 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6555
Data de defesa: 20-Jun-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AURINETE_BARBOSA.pdfDissertação de Mestrado2,17 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.