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Tipo do documento: Dissertação
Título: Metáforas conceptuais e construção de sentidos: impactos na (des)humanização das interações no Detran - MA
Título(s) alternativo(s): Conceptual metaphors and construction of meanings: impacts on the (de)humanization of interactions at Detran - MA
Autor: SILVA JUNIOR, João Vieira da 
Primeiro orientador: CARNEIRO, Monica Fontenelle
Primeiro membro da banca: CARNEIRO, Monica Fontenelle
Segundo membro da banca: CHAI, Cássius Guimarães
Terceiro membro da banca: SILVA, Claudiene Diniz da
Resumo: Este trabalho analisa o uso de metáforas conceptuais em discursos espontâneos, oriundos de ações educativas do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA). O estudo tem como tema “Metáforas Conceptuais e construção de sentidos: impactos na (des)humanização das interações no Detran-MA” e investiga o seguinte problema de pesquisa: Como as metáforas conceptuais presentes na fala de servidores e usuários no Detran influenciam a construção de sentidos, podendo promover ou dificultar uma comunicação mais inclusiva e humanizada? Tem-se como questões norteadoras: 1. Quais metáforas conceptuais são mais frequentes no discurso de servidores e usuários dos serviços do Detran (captadas em vídeos do YouTube)? 2. Como essas metáforas afetam a interação e a clareza por parte dos cidadãos? 3. Como as metáforas identificadas facilitam ou dificultam o entendimento mútuo e a eficácia da comunicação? Para a pesquisa, delineou-se o objetivo geral de analisar as metáforas conceptuais presentes nas falas de servidores e usuários do Detran - MA, disponíveis em vídeos públicos, a fim de compreender seu impacto na construção de sentidos. Como objetivos específicos, apresentam-se: 1. Coletar trechos de vídeos públicos (YouTube), relacionados à prestação de serviços do Detran - MA, transcrevendo-os e identificando metáforas conceptuais espontâneas nas falas dos entrevistados. 2. Analisar as metáforas conceptuais presentes nessas falas, relacionando-as ao aporte teórico. 3. Discutir possíveis implicações das metáforas identificadas para a comunicação humanizada, sugerindo alternativas de adequação. A pesquisa está fundamentada na Teoria da Metáfora Conceptual (Lakoff e Johnson, 1980), nos estudos de Kövecses (2002, 2010, 2020), Steen (2011, 2008), em Cameron e Low (1999), Cameron (2003), Reddy (1979), Carneiro (2014, 2016). A investigação utiliza abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com caráter descritivo e exploratório. Os dados foram coletados por meio da análise de dois vídeos públicos disponíveis no YouTube, nos quais ocorrem interações espontâneas entre servidores e cidadãos, como entrevistas e palestras sobre temas relacionados ao trânsito. A metodologia inclui transcrição e análise discursiva dos enunciados, com foco na identificação e interpretação de metáforas conceptuais. Os resultados obtidos permitem observar a presença de metáforas conceptuais nos discursos analisados. Os dados evidenciam a predominância de metáforas hierárquicas e que posicionam o usuário como sujeito passivo, recipiente na relação com o órgão. Nesse sentido, este estudo contribui para a ampliação das pesquisas sobre linguagem e cidadania, além de propor caminhos para a reformulação da comunicação no contexto dos atendimentos do Detran-MA.
Abstract: This paper analyzes the use of conceptual metaphors in spontaneous speeches, originating from educational actions of the Maranhão State Department of Traffic (Detran-MA). The study has as its theme “Conceptual Metaphors and Construction of Meanings: Impacts on the (De)humanization of Interactions at Detran-MA” and investigates the following research problem: How do conceptual metaphors present in the speech of Detran employees and users influence the construction of meanings, and can they promote or hinder more inclusive and humanized communication? The guiding questions are: 1. Which conceptual metaphors are most frequent in the speech of Detran employees and users (captured in YouTube videos)? 2. How do these metaphors affect interaction and clarity on the part of citizens? 3. How do the identified metaphors facilitate or hinder mutual understanding and effective communication? The general objective of this research was to analyze the conceptual metaphors present in the speeches of Detran-MA employees and users, available in public videos, in order to understand their impact on the construction of meanings. The specific objectives are: 1. To collect excerpts from public videos (YouTube), related to the provision of services by Detran - MA, transcribe them and identifying spontaneous conceptual metaphors in the interviewees’ speech. 2. To analyze the conceptual metaphors present in these speeches, relating them to the theoretical framework. 3. To discuss possible implications of the identified metaphors for humanized communication, suggesting alternatives for adaptation. The research is based on the Theory of Conceptual Metaphor (Lakoff and Johnson, 1980), on the studies of Kövecses (2002, 2010, 2020), Steen (2011, 2008), Cameron and Low (1999), Cameron (2003), Reddy (1979), Carneiro (2014, 2016). The investigation uses a qualitative approach, of an applied nature, with a descriptive and exploratory character. The data were collected through the analysis of two public videos available on YouTube, in which spontaneous interactions between civil servants and citizens occur, such as interviews and lectures on topics related to traffic. The methodology includes transcription and discursive analysis of the statements, focusing on the identification and interpretation of conceptual metaphors. The results reveal the presence of conceptual metaphors in the analyzed discourses. The data indicate the predominance of hierarchical metaphors that position the user as a passive subject, a recipiente in the relationship with the institution. In this sense, this study contributes to the expansion of research on language and citizenship, in addition to proposing ways to reformulate communication in the context of Detran - MA services.
Palavras-chave: metáforas conceptuais;
linguagem institucional;
atendimento público;
Detran - Maranhão;
variação linguística.
conceptual metaphors;
institutional language;
public services;
Detran - Maranhão;
linguistic variation.
Área(s) do CNPq: Linguística Aplicada
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacanga
Citação: SILVA JUNIOR, João Vieira da. Metáforas conceptuais e construção de sentidos: impactos na (des)humanização das interações no Detran - MA. 2025. 98 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6544
Data de defesa: 30-Ago-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

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