Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6539
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, Ronaldy Matheus Ramos da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6704932122406044 | por |
dc.contributor.advisor1 | FONSECA, Michelle Nascimento Cabral | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3682376794834169 | por |
dc.contributor.referee1 | FONSECA, Michelle do Nascimento Cabral | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3682376794834169 | por |
dc.contributor.referee2 | FONSECA, José Flávio Gonçalves da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0944302482820547 | por |
dc.contributor.referee3 | SANTOS, Márcio Silveira do | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-08T16:42:20Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-18 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ronaldy Matheus Ramos da. O teatro marí(n)timo: invenção e reinvenção de si na escrita autoficcional.. 2025. 93 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6539 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa apresenta o desenvolvimento da metodologia Teatro Marí(n)timo, cuja concepção inicial ocorreu durante a graduação em Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Maranhão. Naquele momento, foi proposto um Laboratório de Escritas Autoficcionais, com oito participantes, no qual foram experimentados diversos exercícios criados para essa prática. Entretanto, no que se refere à composição de textos teatrais fundamentados na metodologia, não foi possível aprofundar o processo devido ao tempo limitado da ação. No contexto do mestrado, o objetivo central concentrou-se no aprimoramento da metodologia, sobretudo em sua dimensão prática voltada à composição dramatúrgica. Para alcançar esse objetivo, instaurou-se um laboratório de criação no qual o pesquisador atuou como objeto-participante, resultando na obra Planta Baixa. A metodologia do Teatro Marí(n)timo busca subsidiar processos de criação dramatúrgica a partir da memória individual dos participantes, que interagem com exercícios propostos a fim de reunir materiais para a elaboração de textos teatrais de caráter autoral. O recorte teórico fundamenta-se nos estudos de Philippe Lejeune (1995), Serge Doubrovsky (1997a; 2014b), Anna Faedrich (2016), Janaína Leite (2017) e Leonor Arfuch (2010), etc. Assim, o trabalho contribui para a compreensão do potencial do Teatro Marí(n)timo como instrumento de criação dramatúrgica ao articular experiências pessoais, memória e escrita autoficcional. | por |
dc.description.abstract | This research presents the development of the Teatro Marí(n)timo methodology, whose initial conception took place during the undergraduate degree in Theatre at the Federal University of Maranhão. At that time, a Laboratory of Autofictional Writings was proposed, with eight participants, in which various exercises created for this practice were experimented with. However, regarding the composition of theatrical texts based on the methodology, it was not possible to deepen the process due to the limited time available for the activity. In the context of the master’s program, the central objective focused on refining the methodology, especially in its practical dimension aimed at dramaturgical composition. To achieve this goal, a creative laboratory was established in which the researcher acted as an object-participant, resulting in the play Planta Baixa. The Teatro Marí(n)timo methodology seeks to support dramaturgical creation processes based on the individual memory of the participants, who interact with the proposed exercises in order to gather material for the development of theatrical texts of an authorial nature. The theoretical framework is grounded in the studies of Philippe Lejeune (1995), Serge Doubrovsky (1997a; 2014b), Anna Faedrich (2016), Janaína Leite (2017), and Leonor Arfuch (2010), among others. Thus, this work contributes to the understanding of the potential of Teatro Marí(n)timo as a tool for dramaturgical creation by articulating personal experiences, memory, and autofictional writing. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2025-10-08T16:42:20Z No. of bitstreams: 1 Ronaldy_Silva.pdf: 6876379 bytes, checksum: 4604961b3972d955a87f34d1a83fe03c (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-10-08T16:42:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ronaldy_Silva.pdf: 6876379 bytes, checksum: 4604961b3972d955a87f34d1a83fe03c (MD5) Previous issue date: 2025-08-18 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | teatro marí(n)timo; | por |
dc.subject | autoficção; | por |
dc.subject | autobiografia; | por |
dc.subject | teatro marí(n)timo; | eng |
dc.subject | autofiction; | eng |
dc.subject | autobiography. | eng |
dc.subject.cnpq | Artes | por |
dc.title | O teatro marí(n)timo: invenção e reinvenção de si na escrita autoficcional. | por |
dc.title.alternative | Maritime theater: invention and reinvention of self in autofictional writing. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ronaldy_Silva.pdf | Dissertação de Mestrado | 6,72 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.