Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6539
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Ronaldy Matheus Ramos da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6704932122406044por
dc.contributor.advisor1FONSECA, Michelle Nascimento Cabral-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3682376794834169por
dc.contributor.referee1FONSECA, Michelle do Nascimento Cabral-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3682376794834169por
dc.contributor.referee2FONSECA, José Flávio Gonçalves da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0944302482820547por
dc.contributor.referee3SANTOS, Márcio Silveira do-
dc.date.accessioned2025-10-08T16:42:20Z-
dc.date.issued2025-08-18-
dc.identifier.citationSILVA, Ronaldy Matheus Ramos da. O teatro marí(n)timo: invenção e reinvenção de si na escrita autoficcional.. 2025. 93 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6539-
dc.description.resumoA presente pesquisa apresenta o desenvolvimento da metodologia Teatro Marí(n)timo, cuja concepção inicial ocorreu durante a graduação em Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Maranhão. Naquele momento, foi proposto um Laboratório de Escritas Autoficcionais, com oito participantes, no qual foram experimentados diversos exercícios criados para essa prática. Entretanto, no que se refere à composição de textos teatrais fundamentados na metodologia, não foi possível aprofundar o processo devido ao tempo limitado da ação. No contexto do mestrado, o objetivo central concentrou-se no aprimoramento da metodologia, sobretudo em sua dimensão prática voltada à composição dramatúrgica. Para alcançar esse objetivo, instaurou-se um laboratório de criação no qual o pesquisador atuou como objeto-participante, resultando na obra Planta Baixa. A metodologia do Teatro Marí(n)timo busca subsidiar processos de criação dramatúrgica a partir da memória individual dos participantes, que interagem com exercícios propostos a fim de reunir materiais para a elaboração de textos teatrais de caráter autoral. O recorte teórico fundamenta-se nos estudos de Philippe Lejeune (1995), Serge Doubrovsky (1997a; 2014b), Anna Faedrich (2016), Janaína Leite (2017) e Leonor Arfuch (2010), etc. Assim, o trabalho contribui para a compreensão do potencial do Teatro Marí(n)timo como instrumento de criação dramatúrgica ao articular experiências pessoais, memória e escrita autoficcional.por
dc.description.abstractThis research presents the development of the Teatro Marí(n)timo methodology, whose initial conception took place during the undergraduate degree in Theatre at the Federal University of Maranhão. At that time, a Laboratory of Autofictional Writings was proposed, with eight participants, in which various exercises created for this practice were experimented with. However, regarding the composition of theatrical texts based on the methodology, it was not possible to deepen the process due to the limited time available for the activity. In the context of the master’s program, the central objective focused on refining the methodology, especially in its practical dimension aimed at dramaturgical composition. To achieve this goal, a creative laboratory was established in which the researcher acted as an object-participant, resulting in the play Planta Baixa. The Teatro Marí(n)timo methodology seeks to support dramaturgical creation processes based on the individual memory of the participants, who interact with the proposed exercises in order to gather material for the development of theatrical texts of an authorial nature. The theoretical framework is grounded in the studies of Philippe Lejeune (1995), Serge Doubrovsky (1997a; 2014b), Anna Faedrich (2016), Janaína Leite (2017), and Leonor Arfuch (2010), among others. Thus, this work contributes to the understanding of the potential of Teatro Marí(n)timo as a tool for dramaturgical creation by articulating personal experiences, memory, and autofictional writing.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2025-10-08T16:42:20Z No. of bitstreams: 1 Ronaldy_Silva.pdf: 6876379 bytes, checksum: 4604961b3972d955a87f34d1a83fe03c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-08T16:42:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ronaldy_Silva.pdf: 6876379 bytes, checksum: 4604961b3972d955a87f34d1a83fe03c (MD5) Previous issue date: 2025-08-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectteatro marí(n)timo;por
dc.subjectautoficção;por
dc.subjectautobiografia;por
dc.subjectteatro marí(n)timo;eng
dc.subjectautofiction;eng
dc.subjectautobiography.eng
dc.subject.cnpqArtespor
dc.titleO teatro marí(n)timo: invenção e reinvenção de si na escrita autoficcional.por
dc.title.alternativeMaritime theater: invention and reinvention of self in autofictional writing.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ronaldy_Silva.pdfDissertação de Mestrado6,72 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.