Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6442
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | POR UMA PEDAGOGIA FEMINISTA NA EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL: O PROJETO MULHER MARAVILHA DO CENTRO DE DEFESA DA VIDA E DOS DIREITOS HUMANOS CARMEN BASCARÁN |
Título(s) alternativo(s): | FOR A FEMINIST PEDAGOGY IN FORMAL AND NON-FORMAL EDUCATION: THE WONDER WOMAN PROJECT OF THE CARMEN BASCARÁN CENTER FOR THE DEFENSE OF LIFE AND HUMAN RIGHTS |
Autor: | FERREIRA, Yoná Luma Campos ![]() |
Primeiro orientador: | BARROSO, Betania Oliveira |
Primeiro membro da banca: | BARROSO, Betania Oliveira |
Segundo membro da banca: | ZAPAROLI, Witembergue Gomes |
Terceiro membro da banca: | VERDE, Ana Paula dos Santos Reinaldo |
Quarto membro da banca: | CARVALHO, Herli de Sousa |
Quinto membro da banca: | VERAS, Rogério de Carvalho |
Resumo: | O estudo foi motivado a partir de trabalho que realizo no projeto Mulher Maravilha do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán, de Açailândia (MA) utilizando a Pedagogia Feminista como mecanismo de empoderamento e emancipação de mulheres. O objetivo geral foi analisar as práticas dentro do espaço de Educação Popular, segundo a metodologia da pesquisa-ação, realizando círculos de cultura baseados em Paulo Freire, além de observação participativa, com abordagem teórico-metodológica baseada no materialismo histórico-dialético a partir de Edward Thompson. No Referencial Teórico, constaram autores(as) que discutem a Pedagogia Feminista e a Educação Popular como: Freire (1987), Silva (2010), Ochoa (2008), Perrot (2007), Silva (2005), Arroyo (2003). Após os estudos e construção dos dados, foi percebido que a Pedagogia Feminista, dentro desse espaço, é importante na vida das mulheres por possibilitar a ruptura de violências estruturais causadas pelo machismo, e promover uma transformação na consciência e vida desse público, reverberando no empoderamento e transformando-as em agentes multiplicadoras dessa metodologia em todos os seus espaços de ocupação. Além de perceber o quão importante é a incorporação da Pedagogia Feminista nos espaços formais de educação, desde os anos iniciais. Pensando em uma educação que promova o respeito pelas mulheres e sua emancipação, é possível formar uma sociedade melhor para todas as pessoas. Como produto desta pesquisa, foram construídas mandalas pedagógicas a partir das trocas através dos círculos de cultura com essas mulheres e elaborado um e-book com as estratégias sobre como construí-las. |
Abstract: | This dissertation is motivated by a work that I carry out in the Wonder Woman project of the Center for the Defense of Life and Human Rights Carmen Bascarán of Açailândia - MA, using feminist pedagogy as a mechanism for the empowerment and emancipation of women. The general objective of this dissertation is to analyze the practices of Feminist Pedagogy within the space of Popular Education, in the Wonder Woman project of the Center for the Defense of Life and Human Rights Carmen Bascarán of Açailândia - MA. The methodology used to carry out this work was action research, carrying out culture circles based on Paulo Freire, in addition to participatory observation, with a theoretical-methodological approach based on historical and dialectical materialism from Edward Thompson. In the Theoretical Framework I bring authors who discuss feminist pedagogy and popular education such as: Freire (1987), Silva (2010), Ochoa (2008), Perrot (2007), Silva (2005), Arroyo (2003). After the studies and construction of the data it was realized how much Feminist Pedagogy, within this space, is important in the lives of women and enables the rupture of structural violence caused by machismo, carrying out a transformation in their consciousness and lives, reverberating in empowerment and transforming them into multiplying agents of this methodology in all their spaces of occupation. In addition to realizing how important it is to incorporate Feminist Pedagogy into formal educational spaces from the early years, thinking about an education that promotes respect for women and their emancipation, it is possible to build a better society for all people. As a product of this research, we have the construction of pedagogical mandalas based on exchanges through cultural circles with these women and finally the creation of an e-book with strategies on how to build pedagogical mandalas. |
Palavras-chave: | Pedagogia Feminista; Educação Popular; Gênero Feminist Pedagogy; Popular Education; Machismo; Gender |
Área(s) do CNPq: | Antropologia Educacional |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | COORDENACAO DO CURSO DE LICENCIATURAS EM CIENCIAS HUMANAS IMPERATRIZ/CCSST |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGEPE |
Citação: | FERREIRA, Yoná Luma Campos. Por uma pedagogia feminista na educação formal e não formal: O projeto mulher maravilha do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán. 2025. 115 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Educação e Práticas Educativas - PPGEPE) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6442 |
Data de defesa: | 25-Jul-2025 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E PRÁTICAS EDUCATIVAS – PPGEPE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
YONÁ LUMA CAMPOS FERREIRA.pdf | Dissertação de Mestrado | 5,92 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.