Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6441
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Jogando no universo de Remedios Varo: Pintura e escrita criativa na construção da dramaturgia |
Título(s) alternativo(s): | Playing in the universe of Remedios Varo: Painting and creative writing in the construction of dramaturgy |
Autor: | SILVA, Rute de Jesus Ferreira ![]() |
Primeiro orientador: | SILVA, Regiane Aparecida Caire da |
Primeiro membro da banca: | SILVA, Regiane Aparecida Caire da |
Segundo membro da banca: | RIBEIRO, Tania Cristina Costa |
Terceiro membro da banca: | SILVA, Marineide Câmara |
Resumo: | A pintura é um elemento disparador familiar na construção de textos que se utilizam de técnicas da escrita criativa, especialmente no âmbito da escrita de contos e romances. Este trabalho investiga um modo de criação dramatúrgico baseado na escrita criativa desenvolvido por mim a partir de pinturas e escritos da artista espanhola Remedios Varo (1908-1963). O interesse pela obra de Remedios começou em 2022, durante uma pesquisa para a escrita de um conto, e desde então a produção da artista tem sido marcante para que eu desenvolva minha criação como escritora e dramaturga, especialmente pelo fato de observar que a espanhola criou um universo que conecta seres e edificações em verdadeiras narrativas visuais, algo que também procuro elaborar, mas em narrativas literárias e, no caso deste trabalho, se refere à peça teatral Cavalo do Cão. Nesse sentido, partimos aqui da pesquisa-criação como metodologia para o compartilhamento do processo criativo, que é o fio condutor da pesquisa, e não da escrita da peça como “produto final”. A pesquisa-criação é vista aqui com o entendimento do processo de elaboração poética, mas também como uma possibilidade de partilha. Além do rastreamento e da organização desse processo, apoiado pela crítica genética, a vivência prática por meio de oficinas de escrita também foi um mecanismo fundamental para esta pesquisa, e incluiu trinta e um participantes, de diferentes regiões do país e com diferentes relações com a escrita e as artes visuais. A ideia, a partir das oficinas, foi a de desenvolver uma espécie de itinerário de criação, com jogos e exercícios de escrita criativa para a cena e que possa, portanto, ser desenvolvida e replicada por outros criadores. Nesse sentido, o trabalho de Remedios Varo é um ponto de partida para um modo de criação, e se destaca pelo simbolismo e caráter teatral, bem como pelas possibilidades de jogo que apresenta a quem estiver atento para jogar com sua obra. |
Abstract: | Painting is a familiar trigger element in the construction of texts that use creative writing techniques, especially in the context of writing short stories and novels. This work investigates a mode of dramaturgical creation based on creative writing that I developed based on the paintings and writings of the Spanish artist Remedios Varo (1908-1963). My interest in Remedios' work began in 2022, during research for writing a short story, and since then the artist's production has been significant for me in developing my creation as a writer and playwright, especially because I observed that the Spanish artist created a universe that connects beings and buildings in true visual narratives, something that I also seek to elaborate, but in literary narratives and, in the case of this work, refers to the play Cavalo do Cão. In this sense, we start here from research-creation as a methodology for sharing the creative process, which is the guiding thread of the research, and not from the writing of the play as a “final product”. Research-creation is seen here as an understanding of the process of poetic elaboration, but also as a possibility of sharing. In addition to tracking and organizing this process, supported by genetic criticism, practical experience through writing workshops was also a fundamental mechanism for this research, and included thirty-one participants from different regions of the country and with different relationships with writing and the visual arts. The idea, based on the workshops, was to develop a kind of creative itinerary, with games and creative writing exercises for the stage, which could therefore be developed and replicated by other creators. In this sense, Remedios Varo's work is a starting point for a mode of creation, and stands out for its symbolism and theatrical character, as well as for the possibilities of play that it presents to those who are attentive enough to play with his work. |
Palavras-chave: | Remedios Varo; Dramaturgia; Escrita Criativa; Processo Criativo Remedios Varo; Dramaturgy; Creative Writing; Creative Process |
Área(s) do CNPq: | Dramaturgia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS |
Citação: | SILVA, Rute de Jesus Ferreira. Jogando no universo de Remedios Varo: Pintura e escrita criativa na construção da dramaturgia. 2025. 97 f. Dissertação(Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6441 |
Data de defesa: | 19-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rute de Jesus Ferreira Silva.pdf | Dissertação de Mestrado | 4,35 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.