Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6430
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Andréa Carolina Nascimento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2825969433651942por
dc.contributor.advisor1VITURIANO, Hercília Maria de Moura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3111752076395554por
dc.contributor.referee1VITURIANO, Hercília Maria de Moura-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3111752076395554por
dc.contributor.referee2COSTA, Cristiane Dias Martins da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6026891702813568por
dc.contributor.referee3SOUZA, Renata Junqueira de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778200016779533por
dc.contributor.referee4MELO, José Carlos de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1282285394690979por
dc.contributor.referee5MARTINS, Leoneide Maria Brito-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5724033213034386por
dc.date.accessioned2025-08-11T13:33:28Z-
dc.date.issued2025-01-30-
dc.identifier.citationSILVA, Andréa Carolina Nascimento. A teoria histórico-cultural e o processo de mediação de leitura literária: A organização da prática pedagógica na Educação Infantil. 2025. 256 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6430-
dc.description.resumoA pesquisa intitulada A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E O PROCESSO DE MEDIAÇÃO DE LEITURA LITERÁRIA: a organização da prática pedagógica na Educação Infantil constituiu-se junto ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB), Mestrado Profissional da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Assume como questão central: Quais pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, podem subsidiar o processo de mediação de leitura literária com crianças da Educação Infantil – 4 e 5 anos – numa perspectiva humanizadora? Assim, estabelecemos como objetivo geral: Compreender, a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, a importância da leitura literária na Educação Infantil, com vistas à elaboração de um guia contendo subsídios para a organização de sessões de mediação de leitura literária numa perspectiva humanizadora. E como objetivos específicos definimos: Situar as concepções de Educação Infantil, criança, linguagem, leitura literária e mediação a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e sua relação com o contexto da pesquisa; Identificar as concepções e práticas das professoras colaboradoras relativas à mediação de leitura literária no contexto investigado; Analisar as relações e perspectivas para implementação de situações de mediação de leitura literária numa perspectiva humanizadora no campo de investigação; Elaborar, de forma colaborativa com as professoras, um guia contendo subsídios para a organização de sessões de mediação de leitura literária numa perspectiva humanizadora. A pesquisa se constituiu como sendo de Intervenção em educação consubstanciada na análise Qualitativa do tipo Colaborativa. O campo de investigação é uma instituição de Educação Infantil do município de Paço do Lumiar/MA. As colaboradoras foram duas professoras da Educação Infantil que atuam com as crianças de 4 e 5 anos (Infantil II) e uma coordenadora pedagógica. A pesquisa assumiu como base as teorizações de Vigotski (1978, 1987, 1988, 1993, 1995, 1996, 2000, 2001, 2006, 2007, 2008, 2009), Luria (1979), Leontiev (1978, 1988, 1998, 2001, 2004) e das produções de Mello (2000, 2002, 2003, 2005, 2006, 2007, 2010, 2012, 2016). Para discussão sobre leitura literária, as principais fontes foram: Bajard (2002, 2012), Cândido (2004, 2011), Cosson (2014, 2021, 2022), Colomer (2007, 2017), Jolibert (1994), Souza (2004, 2012, 2019), Girotto (2015, 2016) e outros estudos relevantes sobre a linguagem e leitura literária na primeira infância. Nossos achados mostraram que, baseado no referencial teórico assumido nesse estudo, é possível desenvolver o processo de mediação de leitura literária com a criança da Educação Infantil numa perspectiva humanizadora, uma vez que vamos nos constituindo humanos a partir das relações que estabelecemos com o mundo, e com objetos culturais ao longo da história.por
dc.description.abstractThe research entitled HISTORICAL-CULTURAL THEORY AND THE PROCESS OF MEDIATION OF LITERARY READING: the organization of pedagogical practice in Early Childhood Education was constituted together with the Postgraduate Program in Management of Teaching in Basic Education (PPGEEB), Professional Master's Degree of the Federal University of Maranhão (UFMA). It assumes as its central question: Which assumptions of the Historical-Cultural Theory can subsidize the process of mediation of literary reading with children in Early Childhood Education - 4 and 5 years old - from a humanizing perspective? Thus, we established as a general objective: To understand, based on the assumptions of the Historical-Cultural Theory, the importance of literary reading in Early Childhood Education, with a view to developing a guide containing subsidies for the organization of literary reading mediation sessions from a humanizing perspective. And as specific objectives we defined: To situate the conceptions of Early Childhood Education, child, language, literary reading and mediation based on the assumptions of the Historical-Cultural Theory and its relationship with the research context; To identify the conceptions and practices of the collaborating teachers regarding the mediation of literary reading in the investigated context; To analyze the relationships and perspectives for implementing situations of mediation of literary reading from a humanizing perspective in the research field; To elaborate, collaboratively with the teachers, a guide containing subsidies for the organization of mediation sessions of literary reading from a humanizing perspective. The research was constituted as an Intervention in Education substantiated in the Qualitative analysis of the Collaborative type. The research field is an Early Childhood Education institution in the city of Paço do Lumiar/MA. The collaborators were two Early Childhood Education teachers who work with children aged 4 and 5 (Infantil II) and a pedagogical coordinator. The research was based on the theories of Vygotsky (1978, 1987, 1988, 1993, 1995, 1996, 2000, 2001, 2006, 2007, 2008, 2009), Luria (1979), Leontiev (1978, 1988, 1998, 2001, 2004) and the productions of Mello (2000, 2002, 2003, 2005, 2006, 2007, 2010, 2012, 2016). For the discussion on literary reading, the main sources were: Bajard (2002, 2012), Cândido (2004, 2011), Cosson (2014, 2021, 2022), Colomer (2007, 2017), Jolibert (1994), Souza (2004, 2012, 2019), Girotto (2015, 2016) and other relevant studies on language and literary reading in early childhood. Our findings showed that, based on the theoretical framework assumed in this study, it is possible to develop the process of mediating literary reading with children in Early Childhood Education from a humanizing perspective, since we become human based on the relationships we establish with the world and with cultural objects throughout history.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-08-11T13:33:28Z No. of bitstreams: 1 ANDRÉA CAROLINA NASCIMENTO SILVA.pdf: 23192228 bytes, checksum: 603cdef8685c1963342dc9879accbd74 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-11T13:33:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANDRÉA CAROLINA NASCIMENTO SILVA.pdf: 23192228 bytes, checksum: 603cdef8685c1963342dc9879accbd74 (MD5) Previous issue date: 2025-01-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Infantil;por
dc.subjectLeitura Literária;por
dc.subjectMediação;por
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpor
dc.subjectChild education;eng
dc.subjectLiterary Reading;eng
dc.subjectMediation;eng
dc.subjectHistorical-Cultural Theoryeng
dc.subject.cnpqEducação Pré-Escolarpor
dc.titleA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E O PROCESSO DE MEDIAÇÃO DE LEITURA LITERÁRIA: A organização da prática pedagógica na Educação Infantilpor
dc.title.alternativeHISTORICAL-CULTURAL THEORY AND THE PROCESS OF LITERARY READING MEDIATION: The organization of pedagogical practice in Early Childhood Educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRÉA CAROLINA NASCIMENTO SILVA.pdfDissertação de Mestrado22,65 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.