Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6426
Tipo do documento: Dissertação
Título: Mulher negra e representações do espaço: uma análise sob a perspectiva da interseccionalidade, em Solitária de Eliana Alves Cruz
Título(s) alternativo(s): Black women and representations of space: an analysis from the perspective of intersectionality, in Solitária by Eliana Alves Cruz
Autor: SILVA, Francisca Joziane de Matos 
Primeiro orientador: ALMEIDA, Lucélia de Sousa
Primeiro coorientador: SILVA, Elen Karla Sousa da
Primeiro membro da banca: ALMEIDA, Lucélia de Sousa
Segundo membro da banca: SILVA, Elen Karla Sousa da
Terceiro membro da banca: FERREIRA, Cácio José
Quarto membro da banca: GOMES, Francisco Alves
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo principal realizar um estudo sobre a representação da mulher negra e os espaços estruturantes presentes na obra Solitária (2022) da escritora negra contemporânea Eliana Alves Cruz, sob a perspectiva da interseccionalidade. Ao nos debruçarmos sobre a prosa da referida autora, problematizamos de que modo a mulher negra é representada nos espaços delineados neste romance e como se configura para a mulher negra a relação estabelecida com o espaço que ocupa, traçando como objetivo geral analisar as mulheres e suas representatividades nestes espaços, levando em consideração que as problemáticas sociais e conflitos vivenciados por essas personagens negras apontam para uma articulação entre as categorias interseccional de gênero, raça e classe. E de forma especifica, verificar a ocorrência das relações estabelecidas entre o elemento espaço e sua delimitação e constituição dentro do campo literário, elucidando ainda um aparato sobre a teoria da interseccionalidade e feminismo negro através de um construto histórico-social de formas e representações da mulher negra, além de identificar e entender as teias de significações que são atribuídas a esses espaços estruturais, de que maneira as mesmas demarcam os lugares socialmente construídos/naturalizados ocupados pelas mulheres negras, perpassando um imaginário dual, concreto e simbólico, ambos inter-relacionados a tríade gênero, raça e classe. A pesquisa desenvolvida do ponto de vista de seus objetivos é explicativa, de cunho bibliográfica em razão dos procedimentos técnicos, de abordagem qualitativa e crítico-analítica no que concerne à análise do corpus escolhido, centro da pesquisa. Os aportes teóricos que sustentam e endossam as temáticas propostas nesta dissertação, baseiam-se em estudiosos tais como: Osman Lins (1976), Gaston Bachelard (2008), Ozíris Borges (2015), Elódia Xavier (2012), quando se trata da abordagem acerca do espaço e a literatura, simbologias e representações. Spivak Gayatri (2010), Djamila Ribeiro (2019; 1995;), elucidam um arcabouço sobre as perspectivas dos lugares de fala da mulher negra, bem como aspectos da subalternidade, Angela Davis (2016), bell hooks1 (2023; 1989; 1995;), para enfatizar a questão de estereótipos e imagens atribuídas as mulheres negras na escravidão, Lélia Gonzalez (1979) Sueli Carneiro (2003; 2012;), Luisa Bairros (1995), Patrícia Hill Collins (2016; 1997;) para fundamentar as questões do racismo, sexismo, relações de gênero e ponto de vista feminista, entre outros. Concluímos a partir da análise realizada neste trabalho de dissertação, que a narrativa de Eliana Alves Cruz apresenta personagens e vozes insubmissas que subvertem a lógica escravocrata de subserviência ainda presente na sociedade brasileira. Desconstruindo imaginários, espaços simbólicos internalizados e naturalizados nos quais a mulher negra sempre ocupou, lugares que escancaram correntes históricas e atuais de opressão e invisibilidade, alicerçadas ainda num sistema colonial de poder, responsáveis por aniquilar e cercear vidas pelo racismo, machismo, sexismo, subalternização e marginalização das mulheres negras.
Abstract: The main objective of this dissertation was to carry out a study on the representation of black women and the structuring spaces present in the work Solitária (2022) by contemporary black writer Eliana Alves Cruz, from the perspective of intersectionality. By focusing on the prose of this author, we problematize how black women are represented in the spaces outlined in this novel and how the relationship established with the space she occupies is configured for the black woman, outlining as a general objective to analyze women and their representativeness in these spaces, taking into account that the social problems and conflicts experienced by these black characters point to an articulation between the intersectional categories of gender, race and class. And specifically, to verify the occurrence of the relations established between the space element and its delimitation and constitution within the literary field, also elucidating an apparatus on the theory of intersectionality and black feminism through a historical-social construct of forms and representations of black women, in addition to identifying and understanding the webs of meanings that are attributed to these structural spaces, how they demarcate places socially constructed/naturalized occupied by black women, permeating a dual, concrete and symbolic imaginary, both interrelated to the triad of gender, race and class. The research developed from the point of view of its objectives is explanatory, bibliographic in nature due to the technical procedures, qualitative and critical-analytical approach with regard to the analysis of the chosen corpus, the center of the research The theoretical contributions that sustain and endorse the themes proposed in this dissertation are based on scholars such as: Osman Lins (1976), Gaston Bachelard (2008), Ozíris Borges (2015), Elódia Xavier (2012), when it comes to the approach to space and literature, symbologies and representations. Spivak Gayatri (2010), Djamila Ribeiro (2019; 1995;), elucidate a framework on the perspectives of black women's places of speech, as well as aspects of subordination, Angela Davis (2016), bell hooks (2023; 1989; 1995;), to emphasize the issue of stereotypes and images attributed to black women in slavery, Lélia Gonzalez (1979) Sueli Carneiro (2003; 2012;), Luisa Bairros (1995), Patrícia Hill Collins (2016; 1997;) to substantiate the issues of racism, sexism, gender relations and feminist point of view, among others. We conclude from the analysis carried out in this dissertation that Eliana Alves Cruz's narrative presents unsubmissive characters and voices that subvert the slave logic of subservience still present in Brazilian society. Deconstructing imaginaries, internalized and naturalized symbolic spaces in which black women have always occupied, places that have exposed historical and current currents of oppression and invisibility, still based on a colonial system of power, responsible for annihilating and curtailing lives through racism, machismo, sexism, subordination and marginalization of black women.
Palavras-chave: Espaço;
representação;
mulher negra;
feminismo negro;
interseccionalidade;
solitária.
Space;
representation;
black woman;
black feminism;
intersectionality;
solitária.
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabal
Citação: SILVA, Francisca Joziane de Matos. Mulher negra e representações do espaço: uma análise sob a perspectiva da interseccionalidade, em Solitária de Eliana Alves Cruz. 2024. 101 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, Bacabal, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6426
Data de defesa: 19-Mar-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCA_SILVA.pdfDissertação de Mestrado876,41 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.