Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6415
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEVERTON SOBRINHO, Napoleão Campos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5674112511211326por
dc.contributor.advisor1SILVA, João de Deus Mendes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3120123677696759por
dc.contributor.referee1SILVA, João de Deus Mendes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3120123677696759por
dc.contributor.referee2SOUZA, Valeska Martins de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9749585288939624por
dc.contributor.referee3RIBEIRO, Paulo Rogério de Almeida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0035213619257246por
dc.date.accessioned2025-08-04T17:25:22Z-
dc.date.issued2025-05-13-
dc.identifier.citationEVERTON SOBRINHO, Napoleão Campos. Modelagem matemática de fenômenos periódicos com o auxílio de IA: aplicações à educação básica.. 2025. 84f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6415-
dc.description.resumoEsta dissertação investiga o uso da modelagem matemática de fenômenos periódicos, com apoio da Inteligência Artificial (IA), no ensino de funções trigonométricas na Educação Básica. A pesquisa, de natureza qualitativa e quantitativa, baseia-se em dados reais de temperatura de São Luís (MA), de 2005 a 2024, fornecidos pelo INMET. A partir desses dados, foram elaborados modelos com funções seno e cosseno para representar variações sazonais. Ferramentas como Python, GeoGebra e o assistente ChatGPT foram utilizadas para análise, visualização e mediação didática. Também foi proposta uma sequência didática contextualizada, aplicada de forma exploratória, visando avaliar o engajamento e a aprendizagem dos alunos. Os resultados apontam que a integração entre modelagem, tecnologias digitais e IA contribuiu para a compreensão de conteúdos abstratos e para o desenvolvimento do pensamento crítico.por
dc.description.abstractThis dissertation investigates the use of mathematical modeling of periodic phenomena, with the support of Artificial Intelligence (AI), in teaching trigonometric functions in Basic Education. The research, of a qualitative and quantitative nature, is based on real temperature data from São Luís (MA), from 2005 to 2024, provided by INMET. From these data, models with sine and cosine functions were created to represent seasonal variations. Tools such as Python, GeoGebra and the ChatGPT assistant were used for analysis, visualization and didactic mediation. A contextualized didactic sequence was also proposed, applied in an exploratory manner, aiming to evaluate student engagement and learning. The results indicate that the integration between modeling, digital technologies and AI contributed to the understanding of abstract content and the development of critical thinking. Key-words:eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2025-08-04T17:25:22Z No. of bitstreams: 1 Napoleão_Campos.pdf: 2323498 bytes, checksum: 582ce625d94e19fbf80d6b2406fa4547 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-04T17:25:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Napoleão_Campos.pdf: 2323498 bytes, checksum: 582ce625d94e19fbf80d6b2406fa4547 (MD5) Previous issue date: 2025-05-13eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmodelagem matemática;por
dc.subjectfunções trigonométricas;por
dc.subjectinteligência artificial;por
dc.subjecttecnologias digitais;por
dc.subjecteducação básica;por
dc.subjectmathematical modeling;por
dc.subjecttrigonometric functions;por
dc.subjectartificial intelligence;por
dc.subjectdigital technologies;por
dc.subjectbasic educationpor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.titleModelagem matemática de fenômenos periódicos com o auxílio de IA: aplicações à educação básica.por
dc.title.alternativeMathematical modeling of periodic phenomena with the aid of AI: applications to basic education.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Napoleão_Campos.pdfDissertação de Mestrado2,27 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.