Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6415
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Modelagem matemática de fenômenos periódicos com o auxílio de IA: aplicações à educação básica. |
Título(s) alternativo(s): | Mathematical modeling of periodic phenomena with the aid of AI: applications to basic education. |
Autor: | EVERTON SOBRINHO, Napoleão Campos ![]() |
Primeiro orientador: | SILVA, João de Deus Mendes da |
Primeiro membro da banca: | SILVA, João de Deus Mendes da |
Segundo membro da banca: | SOUZA, Valeska Martins de |
Terceiro membro da banca: | RIBEIRO, Paulo Rogério de Almeida |
Resumo: | Esta dissertação investiga o uso da modelagem matemática de fenômenos periódicos, com apoio da Inteligência Artificial (IA), no ensino de funções trigonométricas na Educação Básica. A pesquisa, de natureza qualitativa e quantitativa, baseia-se em dados reais de temperatura de São Luís (MA), de 2005 a 2024, fornecidos pelo INMET. A partir desses dados, foram elaborados modelos com funções seno e cosseno para representar variações sazonais. Ferramentas como Python, GeoGebra e o assistente ChatGPT foram utilizadas para análise, visualização e mediação didática. Também foi proposta uma sequência didática contextualizada, aplicada de forma exploratória, visando avaliar o engajamento e a aprendizagem dos alunos. Os resultados apontam que a integração entre modelagem, tecnologias digitais e IA contribuiu para a compreensão de conteúdos abstratos e para o desenvolvimento do pensamento crítico. |
Abstract: | This dissertation investigates the use of mathematical modeling of periodic phenomena, with the support of Artificial Intelligence (AI), in teaching trigonometric functions in Basic Education. The research, of a qualitative and quantitative nature, is based on real temperature data from São Luís (MA), from 2005 to 2024, provided by INMET. From these data, models with sine and cosine functions were created to represent seasonal variations. Tools such as Python, GeoGebra and the ChatGPT assistant were used for analysis, visualization and didactic mediation. A contextualized didactic sequence was also proposed, applied in an exploratory manner, aiming to evaluate student engagement and learning. The results indicate that the integration between modeling, digital technologies and AI contributed to the understanding of abstract content and the development of critical thinking. Key-words: |
Palavras-chave: | modelagem matemática; funções trigonométricas; inteligência artificial; tecnologias digitais; educação básica; mathematical modeling; trigonometric functions; artificial intelligence; digital technologies; basic education |
Área(s) do CNPq: | Matemática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET |
Citação: | EVERTON SOBRINHO, Napoleão Campos. Modelagem matemática de fenômenos periódicos com o auxílio de IA: aplicações à educação básica.. 2025. 84f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6415 |
Data de defesa: | 13-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Napoleão_Campos.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,27 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.