Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6398
Tipo do documento: Dissertação
Título: A NOTÍCIA JORNALÍSTICA COMO FENÔMENO DISCURSIVO NO PROCESSO DE LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS FINAIS
Título(s) alternativo(s): JOURNALISTIC NEWS AS A DISCURSIVE PHENOMENON IN THE LITERACY PROCESS IN FINAL ELEMENTARY EDUCATION
Autor: MOURA, José Ribamar 
Primeiro orientador: LIMA, Paulo da Silva
Primeiro membro da banca: LIMA, Paulo da Silva
Segundo membro da banca: OLIVEIRA, Rubenil da Silva
Terceiro membro da banca: VIEIRA, José Magno de Sousa
Resumo: O presente estudo versa sobre a notícia jornalística como fenômeno discursivo no processo de letramento no ensino fundamental dos anos finais de uma escola pública de Alto Alegre do Maranhão, tendo como principal objetivo, mostrar a utilidade e importância do gênero jornalístico na esfera escolar enquanto instância que promove o letramento, bem como a importância da aplicação desse gênero junto à sequência didática. Nossas perguntas de pesquisa se centram nos seguintes questionamentos, como proporcionar ações de interação dentro da sala de aula, partindo do trabalho com a notícia? De qual forma o Interacionismo Sociodiscursivo impactará no processo de letramento dos alunos do 6º ano do ensino fundamental? Este estudo se ancora em Bakhtin (2023), Marcuschi (2016), Bezerra (2017), Koch (2011), Bronckart (2014), Dolz, Noverraz, Schneuwly (2011), Soares (2014), Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1998; 2011) e Base Nacional Comum Curricular (2018). Tratase de uma pesquisa ação de cunho qualitativo e através da mesma foi possível perceber o quanto é falado sobre gêneros discursivos/textuais e pouco é vivenciada essa dinâmica no interior da sala de aula e, por conseguinte na escola enquanto instância sistematizadora do ensino. A análise do corpus deste estudo partiu da produção inicial e da produção final de cada aluno, usando como padrão o quadro de deduções para melhor compreensão das fragilidades apresentadas em ambas as produções, dado que se trata de um grupo de alunos advindos de um período pandêmico, onde a maioria não conseguiu concluir o ciclo de alfabetização. Sendo assim, as notícias trabalhadas neste referencial foram retiradas de meio digital, tendo como suporte páginas da web e blogs.
Abstract: The present study deals with journalistic news as a discursive phenomenon in the literacy process in elementary education in the final years of a public school in Alto Alegre do Maranhão, with the main objective of showing the usefulness and importance of the journalistic genre in the school sphere as an instance that promotes literacy, as well as the importance of applying this genre in the didactic sequence. Our research questions focus on the following questions, how to provide interaction actions within the classroom, starting from working with the news? How will Sociodiscursive Interactionism impact the literacy process of students in the 6th year of elementary school? This study is anchored in Bakhtin (2023), Marcuschi (2016), Bezerra (2017), Koch (2011), Bronckart (2014), Dolz, Noverraz, Schneuwly (2011), Soares (2014), National Curriculum Parameters of the Portuguese Language (1998; 2011) and National Common Curriculum Base (2018). It is a qualitative action research and through it was possible to perceive how much is said about discursive/textual genres and little is experienced this dynamic inside the classroom and, consequently, in the school as a systematizing instance of teaching. The analysis of the corpus of this study started from the initial production and the final production of each student, using the table of deductions as a standard for a better understanding of the weaknesses presented in both productions, given that it is a group of students coming from a pandemic period, where most were unable to complete the literacy cycle. Therefore, the news worked on in this framework were taken from digital media, supported by web pages and blogs.
Palavras-chave: Língua Portuguesa;
Gêneros Discursivos;
Notícia;
Produção Textual;
Letramento
Portuguese language;
Discursive Genres;
News;
Text production;
literacy
Área(s) do CNPq: Língua Portuguesa
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS BACABAL/CAMPUS III
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabal
Citação: MOURA, José Ribamar. A notícia jornalística como fenômeno discursivo no processo de letramento no ensino fundamental dos anos finais. 2023. 97 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Letras - Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6398
Data de defesa: 31-Jul-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ RIBAMAR MOURA.pdfDissertação de Mestrado2,49 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.