Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6392
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | São Luís, Maranhão – uma cidade portuária com vocação global: história, inventário de conhecimento, uso e ocupação do solo |
Título(s) alternativo(s): | São Luís, Maranhão – a port city with a global vocation: history, knowledge inventory, land use and occupation |
Autor: | SILVA, Rafael Amorim ![]() |
Primeiro orientador: | BANDEIRA, Arkley Marques |
Primeiro coorientador: | SOARES, Leonardo Silva |
Primeiro membro da banca: | BANDEIRA, Arkley Marques |
Segundo membro da banca: | SOARES, Leonardo Silva |
Terceiro membro da banca: | MOCHEL, Flavia Rebelo |
Quarto membro da banca: | CAMPOS, Marize Helena de |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva reconstruir a história dos espaços portuários da cidade de São Luís, Maranhão, em uma longa duração, considerando uma perspectiva interdisciplinar que inclui as concepções acerca da dinâmica relação entre os portos e o surgimento da cidade; a análise das alterações na paisagem correlacionadas ao dinamismo socioespacial; e realizar um inventário das tipologias portuárias, considerando sua estrutura, cultura material e imaterial. Este projeto surgiu como parte de um projeto maior, temático, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao desenvolvimento Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa empírica. Foram realizadas oito atividades de campo, onde foi possível coletar dados a partir de entrevistas, registros fotográficos e pontos por GPS Gamim eTrex10, que incluíram o georreferenciamento das condições naturais e interveções antrópicas nos portos. Os dados de Uso e Cobertura da Terra na área de influência dos portos foram obtidos através do projeto de Mapeamento Anual de Cobertura da Terra (MAPBIOMAS), em sua Coleção 9. Para o estabelecimento do intervalo espaço-temporal, foi utilizada uma série história de imagens LANDSAT com resolução de 30 metros, pela qual foi possível determinar as classes. Em relação ao ano de 2023 foi realizada a vetorização manual que possibilitou maior eficiência e exatidão. As abordagens metodológicas propostas contribuem para uma compreensão holística da evolução portuária e suas dinâmicas territoriais. Os resultados apresentam a evolução histórica que consolidou São Luís como um espaço portuário estratégico em escala global, revelando os ciclos econômicos que moldaram a dinâmica de ocupação da cidade ao longo dos séculos, a segregação socioespacial sem a resolução de questões estruturais, e as identidades portuárias vinculadas a cultura imaterial. A análise espaço-temporal do Uso e Cobertura dos portos permitiu aferir que a ocupação humana em áreas próximas aos ecossistemas costeiros gerou desequilíbrios na sua biodiversidade, sobretudo pelos intensos processos de ocupação desordenada, desmatamento, assoreamento, queimadas e poluição. O inventário de conhecimento demonstrou as múltiplas tipologias portuárias, destacando os aspectos memorialísticos sobre os processos de formação destes espaços, e as singularidades destes portos em relação ao contexto portuário nacional. O levantamento possibilitou a elaboração da cartografia por meio de mapas históricos que evidenciam a vocação portuária da cidade. |
Abstract: | This research aims to reconstruct the history of the port spaces of the city of São Luís, Maranhão, over a long period of time, considering an interdisciplinary perspective that includes the concepts about the dynamic relationship between the ports and the emergence of the city; the analysis of the changes in the landscape correlated to the socio-spatial dynamism; and to carry out an inventory of the port typologies, considering their structure, material and immaterial culture. This project emerged as part of a larger, thematic project, with funding from the Foundation for Research and Technological Development Support of Maranhão (FAPEMA), contributing to the development of empirical research. Eight field activities were carried out, where it was possible to collect data from interviews, photographic records and points by GPS Gamim eTrex10, which included the georeferencing of natural conditions and anthropic interventions in the ports. Land Use and Coverage data in the ports' area of influence were obtained through the Annual Land Cover Mapping project (MAPBIOMAS), in its Collection 9. To establish the space-time interval, a historical series of LANDSAT images with a resolution of 30 meters was used, through which it was possible to determine the classes. In relation to the year 2023, manual vectorization was carried out, which allowed greater efficiency and accuracy. The proposed methodological approaches contribute to a holistic understanding of the port's evolution and its territorial dynamics. The results present the historical evolution that consolidated São Luís as a strategic port space on a global scale, revealing the economic cycles that shaped the city's occupation dynamics over the centuries, the socio-spatial segregation without the resolution of structural issues, and the port identities linked to intangible culture. The spatial-temporal analysis of the use and coverage of ports made it possible to determine that human occupation in areas close to coastal ecosystems has generated imbalances in their biodiversity, especially due to intense processes of disorderly occupation, deforestation, silting, burning and pollution. The knowledge inventory demonstrated the multiple port typologies, highlighting the memorialistic aspects of the processes of formation of these spaces, and the singularities of these ports in relation to the national port context. The survey made it possible to prepare cartography through historical maps that highlight the port vocation of the city. |
Palavras-chave: | historiografia; cidade Portuária; uso e cobertura do solo; inventário de conhecimento; historiography; port city; land use and cover; knowledge inventory. |
Área(s) do CNPq: | Portos e Vias Nevegáveis; Projeto e Construção |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE OCEANOGRAFIA E LIMNOLOGIA/CCBS |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE |
Citação: | SILVA, Rafael Amorim. São Luís, Maranhão – uma cidade portuária com vocação global: história, inventário de conhecimento, uso e ocupação do solo. 2025. 149 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025 |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6392 |
Data de defesa: | 12-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rafael_Amorim_Silva.pdf | Dissertação de Mestrado | 8,46 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.