Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6362
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Eliane Cristina Leite dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3697480928741147por
dc.contributor.advisor1CRUZ, Mariléia dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7265625064123652por
dc.contributor.referee1SILVA, Mariléia Santos Cruz da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7265625064123652por
dc.contributor.referee2NUNES, Antonio de Assis Cruz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2108242146594455por
dc.contributor.referee3SOUSA, Ricardo Costa de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1114035420386099por
dc.contributor.referee4SANTOS, Clênia de Jesus Pereira dos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0207025204079745por
dc.contributor.referee5CARVALHO, Herli de Sousa-
dc.date.accessioned2025-07-17T12:14:05Z-
dc.date.issued2025-04-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Eliane Cristina Leite dos. As práticas pedagógicas de valorização cultural e identitária do povo negro remanescente de quilombo na escola municipal Santo Antonio III – Matões do Norte-MA. 2025. 208 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6362-
dc.description.resumoO estudo AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE VALORIZAÇÃO CULTURAL E IDENTITÁRIA DO POVO NEGRO REMANESCENTE DE QUILOMBO NA ESCOLA MUNICIPAL SANTO ANTONIO III – MATÕES DO NORTE-MA tem como objetivo investigar as práticas pedagógicas de valorização cultural e identitária do povo negro remanescente de quilombos na escola quilombola Santo Antônio III, no município de Matões do Norte - MA, à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, tendo em vista a elaboração de um Caderno de Orientações Didáticas que contemple a valorização da identidade negra quilombola. A pesquisa de natureza qualitativa utilizou entrevistas semiestruturadas aplicadas à coordenação pedagógica da educação do campo, ao supervisor, ao gestor e a um professor do 4o ano do ensino fundamental da Escola Municipal Santo Antônio de Matões do Norte. O presente trabalho traz como principais fontes bibliográficas as obras dos seguintes autores: Campos, (2014); Carvalho (2020); Cruz (2008); Ferreira (2021); Souza (2012); Gay e Quintans, (2014); Nascimento (1980); Moura (1981); Schwartz (2018). O estudo está organizado em seis seções, descritas a seguir: Inicialmente, na introdução, apresentamos a estrutura teórica, a problemática e os objetivos da pesquisa. Em seguida, na segunda seção, os quilombos são caracterizados como símbolos de resistência das populações negras, como lugares de saberes e preservação da memória cultural, tanto no passado como na contemporaneidade. Na terceira seção estão concentradas abordagens sobre o Quilombo Santo Antônio e seus desafios para a sobrevivência, com ênfase na cultura do Tambor de Crioula e nos saberes populares que precisam ser contados. A seção 4, retrata a Educação Escolar Quilombola, contemplando os desafios para construção de práticas pedagógicas de valorização do povo negro remanescente de quilombo. Na seção 5, desenvolvemos um estudo sobre as práticas pedagógicas de valorização cultural e identitária dos remanescentes de quilombo no contexto da Escola Santo Antônio III, com enfoque no currículo e na valorização da identidade negra quilombola. Essa seção também apresenta a Organização do Caderno de Orientações Didáticas sobre as Práticas Pedagógicas de Valorização Cultural e Identitária do Povo Negro Remanescente de Quilombo como produto educacional da pesquisa, e como este se apresenta. Em seguida, as considerações finais descritas na seção 6. Em relação ao resultado do estudo, compreendemos nesse processo investigativo que alguns avanços foram conquistados ao longo dos anos, a exemplo do amparo legal garantido por um conjunto de legislações direcionadas à efetivação da educação quilombola como direitos garantidos. Embora se reconheçam os avanços, concluímos que ainda nos deparamos com situações de negligências na aplicabilidade de um ensino que tenha como foco desenvolver o aprendizado dos estudantes com base na valorização dos saberes dos seus ancestrais, desvencilhando os mitos contados sobre a história do país com supremacia eurocentrista, resgatando memórias invisibilizadas por séculos. Sendo assim, esperamos que as ferramentas a serem trabalhadas nesta dissertação auxiliem professores e profissionais da educação no desenvolvimento de suas práticas pedagógicas de valorização cultural e identitária dos negros remanescentes de quilombo, bem como ajudem os discentes a respeitar os saberes e a ancestralidade de seu povo.por
dc.description.abstractThe study PEDAGOGICAL PRACTICES OF CULTURAL AND IDENTITY VALUE OF THE REMAINING BLACK PEOPLE OF QUILOMBOS IN THE SANTO ANTONIO III MUNICIPAL SCHOOL - MATÕES DO NORTE-MA aims to investigate the pedagogical practices of cultural and identity appreciation of the remaining black people of quilombos in the Santo Antônio III quilombola school, in the municipality of Matões do Norte-MA, in light of the National Curricular Guidelines for Quilombola School Education, with a view to developing a Didactic Guidelines Booklet that contemplates the appreciation of the black quilombola identity. The qualitative research used semi- structured interviews applied to the pedagogical coordination of rural education, the supervisor, the manager and a 4th grade elementary school teacher at the Santo Antônio de Matões do Norte Municipal School. The present work brings as main bibliographic sources the works of the following authors: Campos, (2014); Carvalho (2020); Cruz (2008); Ferreira (2021); Souza (2012); Gay and Quintans, (2014); Nascimento (1980); Moura (1981); Schwartz (2018). The study is organized into six sections, described below: Initially, in the introduction, we present the theoretical framework, the problems and the objectives of the research. Then, in the second section, the quilombos are characterized as symbols of resistance of black populations, as places of knowledge and preservation of cultural memory, both in the past and in the present. The third section focuses on approaches to the Quilombo Santo Antônio and its challenges to survival, with an emphasis on the Tambor de Crioula culture and the popular knowledge that needs to be told. Section 4 portrays Quilombola School Education, contemplating the challenges for the construction of pedagogical practices that value the remaining black people of the quilombo. In section 5, we develop a study on the pedagogical practices of cultural and identity valorization of the remaining quilombos in the context of the Santo Antônio III School, with a focus on the curriculum and the valorization of the black quilombola identity. This section also presents the Organization of the Teaching Guidelines Booklet on Pedagogical Practices for Cultural and Identity Appreciation of the Black People Remaining from Quilombo as an educational product of the research, and how it is presented. Next, the final considerations described in section 6. Regarding the results of the study, we understand in this investigative process that some advances have been achieved over the years, such as the legal support guaranteed by a set of laws aimed at the implementation of quilombola education as guaranteed rights. Although the advances are recognized, we conclude that we still encounter situations of negligence in the applicability of a teaching that focuses on developing students' learning based on the appreciation of the knowledge of their ancestors, disentangling the myths told about the history of the country with Eurocentric supremacy, rescuing memories that have been invisible for centuries. Therefore, we hope that the tools to be used in this dissertation will help teachers and education professionals in developing their pedagogical practices of cultural and identity appreciation of the remaining black people of quilombos, as well as helping students to respect the knowledge and ancestry of their people.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-07-17T12:14:05Z No. of bitstreams: 1 ELIANE_SANTOS.pdf: 38396479 bytes, checksum: 0449ffe56f06df0b31af80c693ab3cef (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-17T12:14:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ELIANE_SANTOS.pdf: 38396479 bytes, checksum: 0449ffe56f06df0b31af80c693ab3cef (MD5) Previous issue date: 2025-04-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectrelações étnico-raciais;por
dc.subjecteducação escolar quilombola;por
dc.subjectsaberes tradicionais;por
dc.subjectidentidade negra.por
dc.subjectethnic-racial relations;eng
dc.subjectquilombola school education;eng
dc.subjecttraditional knowledge;eng
dc.subjectblack identity.eng
dc.subject.cnpqFundamentos da Educaçãopor
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleAs práticas pedagógicas de valorização cultural e identitária do povo negro remanescente de quilombo na escola municipal Santo Antonio III – Matões do Norte-MApor
dc.title.alternativePedagogical practices of cultural and identity valorization of the remaining black people of quilombo at the Santo Antonio III municipal school - Matões do Norte-MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELIANE_SANTOS.pdfDissertação de Mestrado37,5 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.