Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6359
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Ivon das Mercês-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2246022804796860por
dc.contributor.advisor1VIANA, Raimundo Nonato Assunção-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2070306377562824por
dc.contributor.referee1VIANA, Raimundo Nonato Assunção-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2070306377562824por
dc.contributor.referee2BORRALHO, Tácito Freire-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6354056336043839por
dc.contributor.referee3NUNES, Iran de Maria Leitão-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2313634756775278por
dc.date.accessioned2025-07-16T16:54:24Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.citationSILVA, Ivon das Mercês. Temas contemporâneos transversais em cenas do teatro do oprimido na sala de aula. 2023. 146 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6359-
dc.description.resumoAs propostas do método do Teatro do Oprimido consistem na reflexão e conscientização dos sujeitos sobre os modos de organização social a partir da relação entre oprimido e opressor, visando a transformação da realidade. Apesar desse método na sua gênese não ter sido elaborado para a escola, pode se tornar funcional no contexto escolar, pois, quando relacionamos a prática teatral com as temáticas que se aproximam da realidade dos estudantes, estamos possibilitando diversas formas de aprendizagens através da troca de experiências e da interação com o próximo, permitindo que o aluno perceba que essa linguagem além de propiciar conhecimento, torna o indivíduo esclarecido e participativo na sociedade, visto que, as intenções do teatro na escola não é formar um aluno ator ou artista, mas, dá direcionamentos para que esse aluno conheça e entenda o mundo, a si próprio, a importância e influências que a arte e suas linguagens possuem na vida humana. Esta pesquisa investiga a pratica do teatro na sala de aula, através do método do Teatro do Oprimido, utilizando determinados Temas Contemporâneos Transversais, na finalidade de contribuir e estimular o senso crítico social dos estudantes. Para isso, utilizou-se do instrumento da pesquisa-ação, priorizando a abordagem quali-quantitativa, através de questionários mistos, com perguntas abertas e fechadas, antes, durante e após a aplicação da oficina teatral, no estudo com os estudantes do primeiro ano do ensino médio do Centro de Ensino Maria Firmina dos Reis. Dessa forma, tomamos como base teórica o método do Teatro do Oprimido (2009, 2019) e outros estudos dedicados a essa proposta teatral e à Pedagogia do Teatro. Através das investigações constatamos que as reflexões possibilitadas pela interface entre o Teatro do Oprimido como prática teatral e os Temas Contemporâneos Transversais apontaram ampliação da capacidade dos estudantes partícipes nos seus processos de tomada de decisão, reflexão crítica da realidade e exercício da cidadania, ao admitirem que essa experiência foi positiva para obter compreensão em como lidar e combater os diversos problemas sociais presentes em seus cotidianos. Em razão das ideias debatidas no discurso, entenderam a importância de suas atuações como cidadãos comprometidos em suas realidades, possibilitando dessa maneira que esse método, assim desenvolvido, é relevante no desenvolvimento cultural e social dos estudantes por proporcionar transformações, através de sua prática e apreciação, podendo se tornar, uma proposta teatral no Centro de Ensino Maria Firmina dos Reis.por
dc.description.abstractThe proposals of the Theater of the Oppressed method consist in the reflection and awareness of the subjects about the modes of social organization from the relationship between oppressed and oppressor, aiming at the transformation of reality. Although this method in its genesis has not been prepared for the school, it can become functional in the school context, because when we relate the theatrical practice with the themes that are close to the reality of students, we are enabling various forms of learning through the exchange of experiences and interaction with others, allowing the student to realize that this language, in addition to providing knowledge, makes the individual enlightened and participatory in society, since the intentions of the theater in school is not to form a student actor or artist, but gives directions for this student to know and understand the world, himself/herself, the importance and influences that art and its languages have in human life. This research investigates the practice of theater in the classroom, through the method of the Theater of the Oppressed, using specific Transversal Contemporary Themes, in order to contribute and stimulate the students' social critical sense. For this, we used the instrument of action research, prioritizing the qualiquantitative approach, through mixed questionnaires, with open and closed questions, before, during and after the application of the theatrical workshop, in the study with the first year high school students from Centro de Ensino Maria Firmina dos Reis. So, we took as our theoretical basis the Theatre of the Oppressed method (2009, 2019) and other studies dedicated to this theatrical proposal and to Theatre Pedagogy. Through the investigations, we found that the reflections made possible by the interface between the Theater of the Oppressed as a theatrical practice and the Transversal Contemporary Themes pointed to the expansion of the capacity of the participating students in their decision-making processes, critical reflection of reality and exercise of citizenship, by admitting that this experience was positive to obtain understanding on how to deal with and combat the various social problems present in their daily lives. Due to the ideas discussed in the speech, they understood the importance of their performances as citizens committed to their realities, enabling this method, thus developed, to be relevant in the cultural and social development of the students by providing transformations, through their practice and appreciation, and that it can become a theatrical proposal in the Maria Firmina dos Reis Education Center.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-07-16T16:54:24Z No. of bitstreams: 1 IVON DAS MERCÊS SILVA.pdf: 4647124 bytes, checksum: 512f693eddb4eb7eea1e5c973729de73 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-16T16:54:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IVON DAS MERCÊS SILVA.pdf: 4647124 bytes, checksum: 512f693eddb4eb7eea1e5c973729de73 (MD5) Previous issue date: 2023-02-27eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBSpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeatro do Oprimido;por
dc.subjectTemas Contemporâneos;por
dc.subjectTeatro-Educaçãopor
dc.subjectTheater of the oppressed;eng
dc.subjectContemporary themes;eng
dc.subjectTheater-educationeng
dc.subject.cnpqTeatropor
dc.titleTEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS EM CENAS DO TEATRO DO OPRIMIDO NA SALA DE AULApor
dc.title.alternativeCONTEMPORARY CROSS-CUTTING THEMES IN SCENES FROM THE THEATER OF THE OPPRESSED IN THE CLASSROOMeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IVON DAS MERCÊS SILVA.pdfDissertação de Mestrado4,54 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.