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Tipo do documento: Dissertação
Título: UMA COLCHA DE SABERES ANTIRRACISTAS NAS PERCEPÇÕES DE DOCENTES NEGRAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE AÇAILÂNDIA - MARANHÃO
Título(s) alternativo(s): A Patchwork Quilt of Antiracist Knowledge in the Perceptions of Black Female Teachers at a Public School in Açailândia – Maranhão
Autor: SANTOS, Leciane Costa dos 
Primeiro orientador: CARVALHO, Herli de Sousa
Primeiro membro da banca: CARVALHO, Herli de Sousa
Segundo membro da banca: PANTOJA, Vanda Maria Leite
Terceiro membro da banca: BARROSO, Betania Oliveira
Quarto membro da banca: SOUSA, Ricardo Costa de
Quinto membro da banca: MOURA, Késsia Mileny de Paulo
Resumo: Este trabalho dissertativo visa compreender a Educação Antirracista a partir das percepções e vivências de docentes negras atuantes em uma escola pública de Açailândia - Maranhão, evidenciando como suas trajetórias de vida e práticas pedagógicas colaboram para o enfrentamento do racismo no contexto escolar. A pesquisa abriga-se no Curso de Mestrado Profissional de Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas (PPGEPE), e busca descrever as vivências individuais dessas profissionais, suas estratégias de enfrentamento diante de desafios relacionados ao preconceito racial e como essas experiências podem contribuir para uma Educação Antirracista. O lócus da pesquisa é uma escola da rede pública da cidade de Açailândia no estado do Maranhão. Tendo como base a seguinte questão norteadora: “Como a Educação Antirracista pode ser compreendida a partir das percepções de docentes negras em uma escola pública de Açailândia - Maranhão?” e as demais questões de investigação: Qual o real cenário da escola pesquisada com relação a implementação da Lei 10. 639/2003? Como as mulheres negras de uma escola municipal de Açailândia se constituem como docentes frente as insurgências do racismo? Quais os efeitos que as narrativas de entrelaçamento entre vida e carreira de docentes negras podem produzir para o debate contemporâneo sobre o combate ao racismo? As sujeitas interlocutoras da pesquisa são duas docentes negras da escola privilegiada. As narrativas foram registradas por meio da produção oral e escrita, tendo como técnica de construção de dados a roda de conversa e uma entrevista semiestruturada. Essas docentes foram convidadas a participarem de dois encontros coletivos e dois encontros individuais. Apresentamos embasamentos teóricos conceituais sobre a Pesquisa Auto(biográficas) em Educação e também estudos tendo como base as narrativas de docentes negras. Conceituamos os percursos teóricos e metodológicos baseados nas lutas e conquistas do povo negro e da efetivação da Lei 10.639 (Brasil, 2003), dentro do ambiente escolar, bem como, de outras ações que possam favorecer a Educação Antirracista. No intuito de contribuir para a materialização de uma Educação Antirracista elaboramos como produto final um Guia Instrutivo sobre como trabalhar a Educação Antirracista no Ensino Fundamental. Por fim, diante de todos os dados, referências e debates apresentados, concluímos que a luta por uma Educação Antirracista é um processo contínuo e coletivo que as experiências das docentes negras e suas narrativas são fundamentais para a construção de um ambiente escolar que celebre a diversidade. A partir da escuta de narrativas, do reconhecimento das violências simbólicas e do incentivo ao pensamento crítico, a Educação Antirracista contribui para a formação de pessoas conscientes, empáticas e comprometidas com a equidade, criando possibilidades de pertencimento, autoestima e visibilidade ao exercício pleno da cidadania.
Abstract: This dissertation aims to understand Anti-Racist Education through the perceptions and experiences of Black female teachers working in a public school in Açailândia, Maranhão. It highlights how their life trajectories and pedagogical practices contribute to confronting racism within the school environment. Developed within the framework of the Professional Master's Program in Education and Educational Practices (PPGEPE), the research seeks to describe the personal experiences of these educators, their strategies for coping with racial prejudice, and how such experiences may foster Anti-Racist Education. The study is situated in a public school in Açailândia, Maranhão. It is guided by the central research question: “How can Anti-Racist Education be understood through the perceptions of Black female teachers in a public school in Açailândia – Maranhão?”, along with other supporting questions that address the implementation of Law 10.639/2003, the formation of Black women as teachers in the face of racism, and the contributions of their intertwined life and professional narratives to contemporary debates on anti-racist practices. The participants are two Black female teachers whose narratives were recorded through oral and written productions, using conversation circles and semi-structured interviews. The study included two collective and two individual meetings. Theoretical support draws from autobiographical research in education and studies centered on Black women educators, while the methodological approach is grounded in the historical struggles of the Black population and the advancement of Law 10.639/2003 within school settings. As a practical outcome, an Instructional Guide was developed to support Anti-Racist teaching in elementary education. The findings reveal that the pursuit of Anti-Racist Education is a continuous and collective process, and that the lived experiences and voices of Black female teachers are essential for building school environments that embrace diversity. By valuing narratives, acknowledging symbolic violence, and promoting critical thinking, Anti-Racist Education supports the development of empathetic, conscious individuals committed to equity, fostering belonging, self-esteem, and full citizenship.
Palavras-chave: Educação Antirracista;
Narrativas Autobiográficas;
Escola Pública. Docentes Negras
Anti-Racist Education;
Autobiographical Narratives;
Public School;
Black Female Teachers
Área(s) do CNPq: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CCSST
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGEPE
Citação: SANTOS, Leciane Costa dos. Uma colcha de saberes antirracistas nas percepções de docentes negras de uma escola pública de Açailândia - Maranhão. 2025. 191 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Educação e Práticas Educativas - PPGEPE) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6355
Data de defesa: 18-Jun-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E PRÁTICAS EDUCATIVAS – PPGEPE

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