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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBARBOSA, Luiza de Cássia Luz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9734713725987244por
dc.contributor.advisor1SOUSA, Li Chang Shuen Cristina Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8991104116100858por
dc.contributor.advisor-co1SOARES NETO, Carlos de Salles-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1512846862093142por
dc.contributor.referee1SOUSA, Li Chang Shuen Cristina Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8991104116100858por
dc.contributor.referee2SOARES NETO, Carlos de Salles-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1512846862093142por
dc.contributor.referee3SANTOS, Márcio Carneiro dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8231237935065420por
dc.contributor.referee4PERNISA JÚNIOR, Carlos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3402056676199307por
dc.date.accessioned2025-07-15T11:54:44Z-
dc.date.issued2024-12-09-
dc.identifier.citationBARBOSA, Luiza de Cássia Luz. Comunicação digital: documento norteador de recursos de atendimento, a partir do case da “juçara” do governo do Estado do Maranhão. 2024. 114 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Comunicação-Mestrado-Profissional/PPGCOM) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6354-
dc.description.resumoEsta pesquisa envolve os temas de Comunicação Digital, Análise de Dados e uso de chatbot na administração pública, e propõe a elaboração de um documento norteador para direcionamento de recursos de atendimento e comunicação, a partir da análise de dados dos atendimentos realizados pela “Juçara” – chatbot do Governo do Estado do Maranhão. O problema que norteia este estudo é: a partir do caso do Governo do Estado, de que modo a comunicação pública pode contribuir para a melhoria do suporte oferecido pela Juçara, considerando a análise de dados dos atendimentos virtuais realizados por meio desse chatbot? Com este estudo, pretende-se identificar falhas na comunicação e problemas decorrentes dos atendimentos virtuais relacionados ao uso da Juçara, bem como eles podem ser amenizados frente aos resultados da análise dos dados, com o intuito de otimizar a prestação desse serviço público aos cidadãos. Os métodos adotados para a realização desta pesquisa estão de acordo com a abordagem explicativa, associada a uma análise embasada na Ciência de Dados, a fim de auxiliar na tomada de decisões. Os resultados foram visualizados por meio de gráficos e tabelas, que permitiram a inferência de padrões e comportamentos.por
dc.description.abstractThis research involves the themes of Digital Communication, Data Analysis and the use of chatbots in public administration and proposes the preparation of a guiding document for directing service and communication resources, based on the analysis of data from services provided by “Juçara” – a chatbot of the State Government of Maranhão. The problem that guides this study is: based on the case of the State Government, how can public communication contribute to improving the support offered by Juçara, considering the analysis of data from virtual services provided through this chatbot? This study aims to identify communication failures and problems arising from virtual services related to the use of Juçara, as well as how they can be mitigated based on the results of the data analysis, with the aim of optimizing the provision of this public service to citizens. The methods adopted to carry out this research are in accordance with the explanatory approach, associated with an analysis based on Data Science, in order to assist in decision-making. The results were visualized through graphs and tables, which allowed the inference of patterns and behaviors.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-07-15T11:54:44Z No. of bitstreams: 1 LUIZA_BARBOSA.pdf: 20386897 bytes, checksum: ef7b7b815587962175e68e17c2810aa6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-15T11:54:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUIZA_BARBOSA.pdf: 20386897 bytes, checksum: ef7b7b815587962175e68e17c2810aa6 (MD5) Previous issue date: 2024-12-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO-MESTRADO-PROFISSIONAL/PPGCOMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcomunicação digital;por
dc.subjectcomunicação pública;por
dc.subjectchatbot;por
dc.subjectanálise de dados;por
dc.subjectciência de dados.por
dc.subjectdigital communication;eng
dc.subjectpublic communication;eng
dc.subjectchatbot;eng
dc.subjectdata analysis;eng
dc.subjectdata scienceeng
dc.subject.cnpqComunicaçãopor
dc.subject.cnpqAnálise de Dadospor
dc.titleComunicação digital: documento norteador de recursos de atendimento, a partir do case da “juçara” do governo do Estado do Maranhãopor
dc.title.alternativeDigital communication: guiding document for service resources, based on the “juçara” case of the Maranhão State governmenteng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado Profissional (PPGCOMPRO)

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