Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6331
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Antonia Thelma Araujo dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7717605684694495por
dc.contributor.advisor1MATOS, Marcos Fábio Belo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0108479464487121por
dc.contributor.referee1MATOS, Marcos Fábio Belo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0108479464487121por
dc.contributor.referee2ALVARENGA, Ricardo Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4228875923445113por
dc.contributor.referee3CANCIO, Raimundo Nonato de Padua-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3719416176703621por
dc.date.accessioned2025-07-10T12:25:30Z-
dc.date.issued2025-05-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Antonia Thelma Araujo dos. O discurso e a prática na formação de professores frente às tecnologias digitais da informação e comunicação – TDIC’S no município de Caxias - Maranhão, no pós-pandemia. 2025. 114 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas - PPGEPE) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6331-
dc.description.resumoEsta dissertação investiga o discurso e a prática na formação de professores da educação básica frente ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) no município de Caxias, Maranhão, no período pós-pandemia. Teve como objetivo geral analisar o discurso e a prática dos professores da rede pública de ensino diante das demandas do uso das TDIC’s no cenário educacional pós-pandêmico. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, com produção de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com sete professores do ensino fundamental da rede de ensino público de Caxias-MA, além de análise documental de diretrizes legais e educacionais. Os resultados revelam que, apesar do discurso favorável à incorporação das TDIC’s nas práticas pedagógicas, há um descompasso entre a formação oferecida aos professores e as demandas reais do contexto educacional. Entre os principais desafios apontados, destacam-se a carência de formação continuada, dificuldades no acesso à infraestrutura tecnológica adequada e a resistência de alguns docentes à adoção de metodologias inovadoras. Como produto de aplicação, foi criado um site-repositório voltado para a formação continuada de professores, disponibilizando materiais didáticos, vídeos e artigos sobre o uso pedagógico das TDIC’s. A pesquisa evidencia a importância de políticas públicas que garantam suporte técnico, formação docente estruturada e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas inovadoras para a efetiva integração das tecnologias no ensino.por
dc.description.abstractThis dissertation investigates the discourse and practice in teacher training regarding the use of Digital Information and Communication Technologies (DICTs) in the basic education system of Caxias, Maranhão, in the post-pandemic period. The general objective was to analyze the discourse and practice of teachers in the public schooling system of Caxias-MA regarding the demands for the use of DICTs in the post-pandemic context. The research adopted a qualitative approach, using a case study methodology, with data production based on semi-structured interviews conducted with seven elementary school teachers and documentary analysis of official educational policies and guidelines. The results indicate that despite the discourse in favor of integrating DICTs into pedagogical practices, there is a mismatch between the training offered to teachers and the actual demands of the educational environment. The main challenges identified include the lack of continuous training, limited access to adequate technological infrastructure, and some resistance among teachers to adopt innovative methodologies. As an applied product, the study proposed the creation of a repository website for continuous teacher training, providing educational materials, videos, and articles on the pedagogical use of DICTs. The research highlights the importance of public policies that ensure technical support, structured teacher education, and the development of innovative pedagogical strategies for the effective integration of digital technologies into public education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-07-10T12:25:30Z No. of bitstreams: 1 ANTONIA_SANTOS.pdf: 1445306 bytes, checksum: 305953c88da01218da8e49bdc7057ef7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-10T12:25:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANTONIA_SANTOS.pdf: 1445306 bytes, checksum: 305953c88da01218da8e49bdc7057ef7 (MD5) Previous issue date: 2025-05-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCOORDENAÇÃO DO CURSO DE JORNALISMO/CCSSTpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGEPEpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectformação de professores;por
dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s);por
dc.subjecteducação básica;por
dc.subjectpós-pandemia;por
dc.subjectensino público.por
dc.subjectteacher training;eng
dc.subjectDigital Information and Communication Technologies (DICT’s);eng
dc.subjectbasic education;eng
dc.subjectpost-pandemic;eng
dc.subjectPublic schooling.eng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleO discurso e a prática na formação de professores frente às tecnologias digitais da informação e comunicação – TDIC’S no município de Caxias - Maranhão, no pós-pandemiapor
dc.title.alternativeThe discourse and practice in teacher training regarding digital information and communication technologies - TDICs in the municipality of Caxias - Maranhão, in the post-pandemic period.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E PRÁTICAS EDUCATIVAS – PPGEPE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIA_SANTOS.pdfDissertação de Mestrado1,41 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.