Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6331
Tipo do documento: Dissertação
Título: O discurso e a prática na formação de professores frente às tecnologias digitais da informação e comunicação – TDIC’S no município de Caxias - Maranhão, no pós-pandemia
Título(s) alternativo(s): The discourse and practice in teacher training regarding digital information and communication technologies - TDICs in the municipality of Caxias - Maranhão, in the post-pandemic period.
Autor: SANTOS, Antonia Thelma Araujo dos 
Primeiro orientador: MATOS, Marcos Fábio Belo
Primeiro membro da banca: MATOS, Marcos Fábio Belo
Segundo membro da banca: ALVARENGA, Ricardo Costa
Terceiro membro da banca: CANCIO, Raimundo Nonato de Padua
Resumo: Esta dissertação investiga o discurso e a prática na formação de professores da educação básica frente ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) no município de Caxias, Maranhão, no período pós-pandemia. Teve como objetivo geral analisar o discurso e a prática dos professores da rede pública de ensino diante das demandas do uso das TDIC’s no cenário educacional pós-pandêmico. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, com produção de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com sete professores do ensino fundamental da rede de ensino público de Caxias-MA, além de análise documental de diretrizes legais e educacionais. Os resultados revelam que, apesar do discurso favorável à incorporação das TDIC’s nas práticas pedagógicas, há um descompasso entre a formação oferecida aos professores e as demandas reais do contexto educacional. Entre os principais desafios apontados, destacam-se a carência de formação continuada, dificuldades no acesso à infraestrutura tecnológica adequada e a resistência de alguns docentes à adoção de metodologias inovadoras. Como produto de aplicação, foi criado um site-repositório voltado para a formação continuada de professores, disponibilizando materiais didáticos, vídeos e artigos sobre o uso pedagógico das TDIC’s. A pesquisa evidencia a importância de políticas públicas que garantam suporte técnico, formação docente estruturada e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas inovadoras para a efetiva integração das tecnologias no ensino.
Abstract: This dissertation investigates the discourse and practice in teacher training regarding the use of Digital Information and Communication Technologies (DICTs) in the basic education system of Caxias, Maranhão, in the post-pandemic period. The general objective was to analyze the discourse and practice of teachers in the public schooling system of Caxias-MA regarding the demands for the use of DICTs in the post-pandemic context. The research adopted a qualitative approach, using a case study methodology, with data production based on semi-structured interviews conducted with seven elementary school teachers and documentary analysis of official educational policies and guidelines. The results indicate that despite the discourse in favor of integrating DICTs into pedagogical practices, there is a mismatch between the training offered to teachers and the actual demands of the educational environment. The main challenges identified include the lack of continuous training, limited access to adequate technological infrastructure, and some resistance among teachers to adopt innovative methodologies. As an applied product, the study proposed the creation of a repository website for continuous teacher training, providing educational materials, videos, and articles on the pedagogical use of DICTs. The research highlights the importance of public policies that ensure technical support, structured teacher education, and the development of innovative pedagogical strategies for the effective integration of digital technologies into public education.
Palavras-chave: formação de professores;
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s);
educação básica;
pós-pandemia;
ensino público.
teacher training;
Digital Information and Communication Technologies (DICT’s);
basic education;
post-pandemic;
Public schooling.
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE JORNALISMO/CCSST
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGEPE
Citação: SANTOS, Antonia Thelma Araujo dos. O discurso e a prática na formação de professores frente às tecnologias digitais da informação e comunicação – TDIC’S no município de Caxias - Maranhão, no pós-pandemia. 2025. 114 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas - PPGEPE) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6331
Data de defesa: 30-Mai-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E PRÁTICAS EDUCATIVAS – PPGEPE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIA_SANTOS.pdfDissertação de Mestrado1,41 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.