Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6328
Tipo do documento: Dissertação
Título: Influência das competições educativas no desenvolvimento do raciocínio lógico e no engajamento dos alunos em matemática
Título(s) alternativo(s): Influence of educational competitions on the development of logical reasoning and student engagement in mathematics
Autor: BEZERRA, Marcos Vinicius do Lago 
Primeiro orientador: CARVALHO, Renata de Farias Limeira
Primeiro membro da banca: CARVALHO, Renata de Farias Limeira
Segundo membro da banca: ARAÚJO, Valdiane Sales
Terceiro membro da banca: RAMOS, Vanessa Ribeiro
Resumo: Esta dissertação investiga a influência das competições educativas no desen- volvimento do raciocínio lógico e no engajamento dos alunos em matemática, por meio da implementação de um projeto de competição de matemática no município de Vargem Grande – MA com alunos dos anos finais do ensino fundamental. O projeto foi desenvol- vido dentro do Programa Cactus, já consolidado no município, e direcionado à preparação de estudantes para olimpíadas de matemática. A metodologia envolveu a aplicação de uma avaliação diagnóstica para obser- var o nível inicial dos alunos, seguida por aulas estruturadas com roteiros de aulas focados no desenvolvimento de habilidades matemáticas e no aprimoramento do raciocínio lógico, finalizando com uma avaliação final para conseguir visualizar o avanço alcançado pelos estudantes. Após essa etapa, os alunos que apresentaram maior desempenho foram se- lecionados para participar de uma competição de perguntas e respostas, propiciando um ambiente motivador para o aprendizado de Matemática. A análise comparativa entre as avaliações diagnóstica e final mostrou avanços alcançados no aprendizado dos alunos, evidenciando que a possibilidade de competir ser- viu como um estímulo para o estudo da Matemática. Os resultados apontaram que as competições educativas podem servir como uma ferramenta pedagógica capaz de aumen- tar o engajamento e melhorar o desempenho dos estudantes na disciplina.
Abstract: This dissertation investigates the influence of educational competitions on the development of logical reasoning and student engagement in mathematics through the im- plementation of a mathematics competition project in the municipality of Vargem Grande – MA, involving students from the final years of elementary school. The project was car- ried out within the Cactus Program, which is already well-established in the municipality and aimed at preparing students for mathematics olympiads. The methodology involved the application of a diagnostic assessment to de- termine the students’ initial proficiency levels, followed by structured lessons with lesson plans focused on developing mathematical skills and enhancing logical reasoning. The pro- cess concluded with a final assessment to measure the progress achieved by the students. After this stage, the students with the best performance were selected to participate in a quiz-style competition, providing a motivating environment for learning mathematics. A comparative analysis between the diagnostic and final assessments demons- trated significant learning gains, showing that the opportunity to compete served as a stimulus for studying mathematics. The results indicate that educational competitions can serve as an effective pedagogical tool to increase student engagement and improve performance in the subject.
Palavras-chave: competições educativas;
raciocínio lógico;
engajamento;
matemática;
ensino.
Educational competitions;
logical reasoning;
engagement;
mathematics;
tea- ching.
Área(s) do CNPq: Matemática
Métodos e Técnicas de Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: BEZERRA, Marcos Vinicius do Lago. Influência das competições educativas no desenvolvimento do raciocínio lógico e no engajamento dos alunos em matemática. 2025. 109 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6328
Data de defesa: 23-Mai-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcos_Bezerra.pdfDissertação de Mestrado2,46 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.