Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6328
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBEZERRA, Marcos Vinicius do Lago-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4546322862162296por
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Renata de Farias Limeira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3580580656850874por
dc.contributor.referee1CARVALHO, Renata de Farias Limeira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3580580656850874por
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Valdiane Sales-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0818801264632485por
dc.contributor.referee3RAMOS, Vanessa Ribeiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5246589426102789por
dc.date.accessioned2025-07-09T17:05:53Z-
dc.date.issued2025-05-23-
dc.identifier.citationBEZERRA, Marcos Vinicius do Lago. Influência das competições educativas no desenvolvimento do raciocínio lógico e no engajamento dos alunos em matemática. 2025. 109 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6328-
dc.description.resumoEsta dissertação investiga a influência das competições educativas no desen- volvimento do raciocínio lógico e no engajamento dos alunos em matemática, por meio da implementação de um projeto de competição de matemática no município de Vargem Grande – MA com alunos dos anos finais do ensino fundamental. O projeto foi desenvol- vido dentro do Programa Cactus, já consolidado no município, e direcionado à preparação de estudantes para olimpíadas de matemática. A metodologia envolveu a aplicação de uma avaliação diagnóstica para obser- var o nível inicial dos alunos, seguida por aulas estruturadas com roteiros de aulas focados no desenvolvimento de habilidades matemáticas e no aprimoramento do raciocínio lógico, finalizando com uma avaliação final para conseguir visualizar o avanço alcançado pelos estudantes. Após essa etapa, os alunos que apresentaram maior desempenho foram se- lecionados para participar de uma competição de perguntas e respostas, propiciando um ambiente motivador para o aprendizado de Matemática. A análise comparativa entre as avaliações diagnóstica e final mostrou avanços alcançados no aprendizado dos alunos, evidenciando que a possibilidade de competir ser- viu como um estímulo para o estudo da Matemática. Os resultados apontaram que as competições educativas podem servir como uma ferramenta pedagógica capaz de aumen- tar o engajamento e melhorar o desempenho dos estudantes na disciplina.por
dc.description.abstractThis dissertation investigates the influence of educational competitions on the development of logical reasoning and student engagement in mathematics through the im- plementation of a mathematics competition project in the municipality of Vargem Grande – MA, involving students from the final years of elementary school. The project was car- ried out within the Cactus Program, which is already well-established in the municipality and aimed at preparing students for mathematics olympiads. The methodology involved the application of a diagnostic assessment to de- termine the students’ initial proficiency levels, followed by structured lessons with lesson plans focused on developing mathematical skills and enhancing logical reasoning. The pro- cess concluded with a final assessment to measure the progress achieved by the students. After this stage, the students with the best performance were selected to participate in a quiz-style competition, providing a motivating environment for learning mathematics. A comparative analysis between the diagnostic and final assessments demons- trated significant learning gains, showing that the opportunity to compete served as a stimulus for studying mathematics. The results indicate that educational competitions can serve as an effective pedagogical tool to increase student engagement and improve performance in the subject.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-07-09T17:05:53Z No. of bitstreams: 1 Marcos_Bezerra.pdf: 2519787 bytes, checksum: 402b8f90dec57b9eaca0f46256f8df3b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-09T17:05:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcos_Bezerra.pdf: 2519787 bytes, checksum: 402b8f90dec57b9eaca0f46256f8df3b (MD5) Previous issue date: 2025-05-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcompetições educativas;por
dc.subjectraciocínio lógico;por
dc.subjectengajamento;por
dc.subjectmatemática;por
dc.subjectensino.por
dc.subjectEducational competitions;eng
dc.subjectlogical reasoning;eng
dc.subjectengagement;eng
dc.subjectmathematics;eng
dc.subjecttea- ching.eng
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.subject.cnpqMétodos e Técnicas de Ensinopor
dc.titleInfluência das competições educativas no desenvolvimento do raciocínio lógico e no engajamento dos alunos em matemáticapor
dc.title.alternativeInfluence of educational competitions on the development of logical reasoning and student engagement in mathematicseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcos_Bezerra.pdfDissertação de Mestrado2,46 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.