Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6328
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Influência das competições educativas no desenvolvimento do raciocínio lógico e no engajamento dos alunos em matemática |
Título(s) alternativo(s): | Influence of educational competitions on the development of logical reasoning and student engagement in mathematics |
Autor: | BEZERRA, Marcos Vinicius do Lago ![]() |
Primeiro orientador: | CARVALHO, Renata de Farias Limeira |
Primeiro membro da banca: | CARVALHO, Renata de Farias Limeira |
Segundo membro da banca: | ARAÚJO, Valdiane Sales |
Terceiro membro da banca: | RAMOS, Vanessa Ribeiro |
Resumo: | Esta dissertação investiga a influência das competições educativas no desen- volvimento do raciocínio lógico e no engajamento dos alunos em matemática, por meio da implementação de um projeto de competição de matemática no município de Vargem Grande – MA com alunos dos anos finais do ensino fundamental. O projeto foi desenvol- vido dentro do Programa Cactus, já consolidado no município, e direcionado à preparação de estudantes para olimpíadas de matemática. A metodologia envolveu a aplicação de uma avaliação diagnóstica para obser- var o nível inicial dos alunos, seguida por aulas estruturadas com roteiros de aulas focados no desenvolvimento de habilidades matemáticas e no aprimoramento do raciocínio lógico, finalizando com uma avaliação final para conseguir visualizar o avanço alcançado pelos estudantes. Após essa etapa, os alunos que apresentaram maior desempenho foram se- lecionados para participar de uma competição de perguntas e respostas, propiciando um ambiente motivador para o aprendizado de Matemática. A análise comparativa entre as avaliações diagnóstica e final mostrou avanços alcançados no aprendizado dos alunos, evidenciando que a possibilidade de competir ser- viu como um estímulo para o estudo da Matemática. Os resultados apontaram que as competições educativas podem servir como uma ferramenta pedagógica capaz de aumen- tar o engajamento e melhorar o desempenho dos estudantes na disciplina. |
Abstract: | This dissertation investigates the influence of educational competitions on the development of logical reasoning and student engagement in mathematics through the im- plementation of a mathematics competition project in the municipality of Vargem Grande – MA, involving students from the final years of elementary school. The project was car- ried out within the Cactus Program, which is already well-established in the municipality and aimed at preparing students for mathematics olympiads. The methodology involved the application of a diagnostic assessment to de- termine the students’ initial proficiency levels, followed by structured lessons with lesson plans focused on developing mathematical skills and enhancing logical reasoning. The pro- cess concluded with a final assessment to measure the progress achieved by the students. After this stage, the students with the best performance were selected to participate in a quiz-style competition, providing a motivating environment for learning mathematics. A comparative analysis between the diagnostic and final assessments demons- trated significant learning gains, showing that the opportunity to compete served as a stimulus for studying mathematics. The results indicate that educational competitions can serve as an effective pedagogical tool to increase student engagement and improve performance in the subject. |
Palavras-chave: | competições educativas; raciocínio lógico; engajamento; matemática; ensino. Educational competitions; logical reasoning; engagement; mathematics; tea- ching. |
Área(s) do CNPq: | Matemática Métodos e Técnicas de Ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET |
Citação: | BEZERRA, Marcos Vinicius do Lago. Influência das competições educativas no desenvolvimento do raciocínio lógico e no engajamento dos alunos em matemática. 2025. 109 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6328 |
Data de defesa: | 23-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marcos_Bezerra.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,46 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.