Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6300
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Nikson Daniel Souza da-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8653977025129455por
dc.contributor.advisor1LIMA, Cristiana Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2505039602134305por
dc.contributor.referee1LIMA, Cristiana Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2505039602134305por
dc.contributor.referee2PEREIRA, Maria Eunice Ferreira Damasceno-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4770414667943660por
dc.contributor.referee3COSTA, Teresa Cristina Moura-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7902834306652735por
dc.date.accessioned2025-06-27T12:10:03Z-
dc.date.issued2025-06-09-
dc.identifier.citationSILVA, Nikson Daniel Souza da. Formação profissional e fundamentos do serviço social sob o impacto ultraneoliberal no ensino superior no Maranhão. 2025. 199 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6300-
dc.description.resumoA presente dissertação analisa os impactos das políticas ultraneoliberais na formação profissional em Serviço Social no ensino superior do Maranhão. A pesquisa investiga como a mercantilização da educação, a expansão do ensino a distância e a padronização curricular afetam a formação teórico-metodológica das/os assistentes sociais, enfraquecendo a perspectiva crítica da profissão. A abordagem adotada baseia-se na teoria social crítica, ancorada no materialismo histórico-dialético, buscando analisar as transformações ocorridas na educação superior suas consequências para a autonomia universitária e o Projeto Ético-Político do Serviço Social. As técnicas de pesquisa empregadas foram: pesquisa bibliográfica e documental e tiveram como fontes de pesquisa os projetos pedagógicos, matrizes curriculares e diretrizes institucionais das Instituições de Ensino Superior (IES) de São Luís – MA. Os resultados apontam que a formação em Serviço Social no Maranhão sofre influência direta da ofensiva ultraneoliberal, que tende a flexibilizar e mercantilizar o ensino, afastando-se do compromisso crítico e emancipatório. Conclui- se que a defesa da formação profissional alinhada ao projeto ético-político do Serviço Social exige resistência acadêmica e política contra as contrarreformas educacionais e a precarização do ensino superior.por
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the impacts of ultraneoliberal policies on professional education in Social Work within higher education in Maranhão, Brazil. The research investigates how the commodification of education, the expansion of distance learning, and curricular standardization affect the theoretical and methodological training of social workers, weakening the critical perspective of the profession. The approach adopted is based on critical social theory, grounded in historical-dialectical materialism, aiming to examine the transformations occurring in higher education and their consequences for university autonomy and the Ethical-Political Project of Social Work. The research techniques employed were bibliographic and documentary research, with sources including pedagogical projects, curriculum matrices, and institutional guidelines from Higher Education Institutions (HEIs) in São Luís, Maranhão. The results indicate that Social Work education in Maranhão is directly influenced by the ultraneoliberal offensive, which tends to flexibilize and commodify education, moving away from the critical and emancipatory commitment. It is concluded that defending professional education aligned with the Ethical-Political Project of Social Work requires academic and political resistance against educational counter-reforms and the precarization of higher education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-06-27T12:10:03Z No. of bitstreams: 1 NIKSON_SILVA.pdf: 1421057 bytes, checksum: 359eb6b959822925eb7db2c9ec168125 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-27T12:10:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NIKSON_SILVA.pdf: 1421057 bytes, checksum: 359eb6b959822925eb7db2c9ec168125 (MD5) Previous issue date: 2025-06-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação;por
dc.subjectformação profissional;por
dc.subjectServiço Social;por
dc.subjectensino superior;por
dc.subjectpolíticas ultraneoliberais;por
dc.subjectMaranhão.por
dc.subjecteducation;eng
dc.subjectprofessional education;eng
dc.subjectSocial Work;eng
dc.subjecthigher education;eng
dc.subjectultraliberal policies;eng
dc.subjectMaranhão.eng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleFormação profissional e fundamentos do serviço social sob o impacto ultraneoliberal no ensino superior no Maranhãopor
dc.title.alternativeProfessional training and foundations of social work under the ultraneoliberal impact on higher education in Maranhãoeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NIKSON_SILVA.pdfDissertação de Mestrado1,39 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.