Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6289
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, Melissa Lima de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9171729203119141por
dc.contributor.advisor1CAVALCANTE, Luciana Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2078796781691951por
dc.contributor.referee1CAVALCANTE, Luciana Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2078796781691951por
dc.contributor.referee2ARANHA, Marize Barros Rocha-
dc.contributor.referee3EL KADRI, Michele Salles-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0616673725766329por
dc.contributor.referee4VITURIANO, Hercília Maria de Moura-
dc.contributor.referee5SILVA, Ana Lúcia Rocha Silva-
dc.date.accessioned2025-06-25T10:58:22Z-
dc.date.issued2024-05-02-
dc.identifier.citationSOUZA, Melissa Lima de. A educação bilingue e a formação de professores de língua adicional do Iema Integral Bilingue de São Luís - Ma: Desafios, saberes e conexões. 2024. 190 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6289-
dc.description.resumoA pesquisa intitulada “A educação bilingue e a formação de professores de língua adicional do IEMA integral bilíngue de São Luís - MA: desafios, saberes e conexões” foi desenvolvida no âmbito do mestrado profissional com o objetivo geral analisar o processo de formação dos professores bi/multilíngues, que atuam no contexto de uma escola pública bilingue de ensino fundamental, IEMA Integral de São Luís – Ma, para a elaboração de um Manual de Orientações Pedagógicas que contribua com a prática desses docentes à partir da Abordagem CLIL- Content and Language Integrated Learning. Como fundamentação teórica nos ancoramos nos trabalhos de Garcia (2009) e sua perspectiva heteroglóssica do bilinguismo; Grosjean (2017) e Baker (2006), na perspectiva comparativa dos tipos de bilinguismos; Tardif (2014) e os saberes docentes; Megale (2019, 2020, 2023) e El Kadri (2022,2023) na formação do professor que atua em contextos bilingues. Quanto aos procedimentos metodológicos, elegemos a pesquisa de intervenção pedagógica, com enfoque qualitativo; do ponto de vista dos objetivos, esta pesquisa tem caráter exploratório. Dessa forma, para geração de dados, optamos por questionários semiestruturados. Com os dados uma vez coletados, elegemos a temática que nos direcionou para o produto da pesquisa materializado em um Manual de Orientações Pedagógicas para professores bi/multilíngues acerca da Abordagem CLIL, o qual teve como objetivo aprofundar e complementar os estudos dos docentes sobre essa abordagem já adotada pela escola.por
dc.description.abstractThe research entitled “Bilingual education and the teacher educations of additional language teachers from IEMA integral bilingue de São Luís - MA: challenges, knowledge and connections” was developed within the scope of a professional master's degree which had the general objective of understanding the educational process of teachers who work in the context of a bilingual public elementary school in São Luís - MA, to produce a Pedagogical Guidelines Manual to contribute to the practice of these bi/multilingual teachers based on the CLIL Approach - Content and Language Integrated Learning.To help us with the theoretical foundation on this way, it was necessary to seek theoretical support from Garcia (2009) and her heteroglossic perspective on bilingualism; Grosjean (2017) and Baker (2006), from a comparative perspective on types of bilingualism; Tardif (2014) and the teaching knowledge; Megale (2019, 2020, 2023) and El Kadri (2022,2023) in teacher education of teachers who work in bilingual contexts, among others. To achieve what we set out to do we chose pedagogical intervention research as a methodology, with a qualitative focus; from the point of view of the objectives, it was classified as exploratory research. Therefore, to generate data, we opted for semi structured questionnaires. With the data once collected, we chose the theme that directed us to the research product materialized in a Manual of Pedagogical Guidelines for bi/multilingual teachers about the CLIL Approach, which aimed to deepen and complement teachers' studies on this approach already adopted by the school.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-06-25T10:58:22Z No. of bitstreams: 1 MELISSA LIMA DE SOUZA.pdf: 8335080 bytes, checksum: a16f5f16a24ae08c938c1f938fd89009 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-25T10:58:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MELISSA LIMA DE SOUZA.pdf: 8335080 bytes, checksum: a16f5f16a24ae08c938c1f938fd89009 (MD5) Previous issue date: 2024-05-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBilinguismo;por
dc.subjectEducação Bilingue;por
dc.subjectFormação de Professores;por
dc.subjectSaberes;por
dc.subjectLíngua adicionalpor
dc.subjectBilingualism;eng
dc.subjectBilingual Education;eng
dc.subjectTeacher Education;eng
dc.subjectTeaching knowledge;eng
dc.subjectAdditional languageeng
dc.subject.cnpqLingüística Aplicadapor
dc.titleA EDUCAÇÃO BILINGUE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ADICIONAL DO IEMA INTEGRAL BILINGUE DE SÃO LUÍS - MA: Desafios, saberes e conexõespor
dc.title.alternativeBILINGUAL EDUCATION AND TRAINING OF ADDITIONAL LANGUAGE TEACHERS AT THE IEMA INTEGRAL BILINGUAL DE SÃO LUÍS - MA: Challenges, knowledge and connectionseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MELISSA LIMA DE SOUZA.pdfDissertação de Mestrado8,14 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.