Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6287
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVIANA, Joselma Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3996402604144590por
dc.contributor.advisor1MELO, José Carlos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1282285394690979por
dc.contributor.referee1MELO, José Carlos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1282285394690979por
dc.contributor.referee2DUTRA, Rosyane de Moraes Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3305787052738350por
dc.contributor.referee3VICENTE, Kyldes Batista-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1249709305972671por
dc.contributor.referee4LOPES, Thaís Andréa Carvalho de Figueirêdo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8906309076680446por
dc.contributor.referee5MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3830331896791272por
dc.date.accessioned2025-06-24T16:48:20Z-
dc.date.issued2025-04-23-
dc.identifier.citationVIANA, Joselma Santos. O lúdico do livro-brinquedo e as vivências literárias na educação infantil: Um estudo em dois espaços educativos nos territórios quilombolas de Igaruçu – MA e Santa Rita do Vale - MA. 2025. 210 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6287-
dc.description.resumoA presente pesquisa intitulada “O lúdico do livro-brinquedo e as vivências literárias na Educação Infantil: um estudo em dois espaços educativos nos territórios quilombolas de Igaruçu – MA e Santa Rita do Vale - MA”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica – PPGEEB/UFMA, visou à reflexão acerca do objeto de pesquisa “o lúdico do livro-brinquedo no contexto quilombola” com as propostas desenvolvidas a partir da cultura das comunidades remanescentes de quilombos. Enquanto objetivo geral, buscamos construir práticas literárias lúdicas e de valorização das relações étnico-raciais das crianças a partir do livro-brinquedo em espaços educativos de territórios quilombolas, com vistas à elaboração de um Caderno de Orientações Lúdicas e Literárias. Em termos metodológicos, esta pesquisa possui abordagem qualitativa e os procedimentos técnicos foram baseados, primeiramente, em uma pesquisa de Revisão de Literatura, na qual trouxemos para o debate as contribuições da modalidade denominada “Pesquisa do Tipo Estado da Arte”. Nessa perspectiva, foi definido o Banco de Dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pesquisa de Nível Superior (CAPES) para a realização de pesquisas de teses e dissertações, no período entre os anos de 2017 e 2021, com a atribuição dos seguintes descritores: literatura infantil, leitura literária, livro-brinquedo. Para o segundo momento da pesquisa, realizamos a aplicação de questionários via Google Forms com algumas educadoras e educadores que, na sua maioria, estão inseridos nos grupos de Formação de Professores de Crianças de 04 a 05 anos no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada/Formação Leitura e Escrita na Educação Infantil – LEEI. Já nas escolas campo de pesquisa, as intervenções pedagógicas foram feitas por meio de entrevista com as educadoras e diretoras. Em seguida, realizamos algumas propostas de práticas literárias lúdicas com uma abordagem de valorização das relações étnico-raciais com e para as crianças nesses espaços educativos. Utilizamos os seguintes instrumentos de geração de dados: observação, diário de campo, registros fotográficos. Os dados obtidos foram analisados em conjunto e tabulados em quadros sustentados por leituras e reflexões acerca dos resultados da pesquisa, as quais apoiaram a elaboração do Produto Educacional, um Caderno de Orientações Lúdicas e Literárias, cujo intuito é possibilitar a mediação do livro enquanto um brinquedo para a valorização das questões étnico-raciais por meio de diversas linguagens, incluindo o processo de criação do livro-brinquedo (livro interativo/livro artesanal). Com esta pesquisa, esperamos contribuir com os direitos de aprendizagens das crianças e possibilitar o seu desenvolvimento pleno e integral a partir das vivências literárias.por
dc.description.abstractThe present research, entitled “The Playfulness of the Toy Book and Literary Experiences in Early Childhood Education: A Study in Two Educational Spaces in the Quilombola Territories of Igaruçu – MA and Santa Rita do Vale – MA” was developed under the Graduate Program in Basic Education Teaching Management (PPGEEB/UFMA). The study aims to reflect on the research object “the playfulness of the toy book in the quilombola context”, based on proposals developed from the cultural heritage of communities descended from quilombos. The general objective was to construct playful literary practices that promote the appreciation of ethnicracial relations among children through the toy book in educational spaces within quilombola territories, with the ultimate goal of developing a Handbook of Playful and Literary Guidelines. Methodologically, this study follows a qualitative approach, with technical procedures initially based on a literature review, incorporating contributions to the state of the art. In this regard, thesis and dissertations published between 2017 and 2021 were analysed and extracted from the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) database using the following keywords: children's literature, literary reading, and toy book. In the second phase of the research, questionnaires were distributed via Google Forms to educators, most of whom are part of the Teacher Training Groups for Children Aged 4 to 5 within the National Commitment to Literate Children / Early Childhood Education Literacy and Writing Training Program (LEEI). Additionally, pedagogical interventions included interviews with teachers and school directors in the schools selected as research sites. Subsequently, playful literary practices were proposed, focusing on ethnicracial relations with and for children in these educational spaces. Data generation instruments included observation, field diaries, and photographic records. The collected data were analyzed collectively and organized into tables, supported by readings and reflections on the research findings. These analyses informed the development of the Educational Product, a Handbook of Playful and Literary Guidelines, aimed at facilitating the mediation of books as toys to enhance ethnicracial awareness through multiple forms of expression, including the toy book (interactive/artisanal books) creation process. Through this research, we seek to contribute to children's learning rights and foster their holistic and comprehensive development through literary experiences.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-06-24T16:48:20Z No. of bitstreams: 1 JOSELMA SANTOS VIANA.pdf: 23538727 bytes, checksum: f538dae5915f09e4ef455422d55a4cb3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-24T16:48:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOSELMA SANTOS VIANA.pdf: 23538727 bytes, checksum: f538dae5915f09e4ef455422d55a4cb3 (MD5) Previous issue date: 2025-04-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLúdico;por
dc.subjectLivro-Brinquedo;por
dc.subjectEducação Infantil;por
dc.subjectPráticas literáriaspor
dc.subjectPlayfulness;eng
dc.subjectToy Book;eng
dc.subjectEarly Childhood Education;eng
dc.subjectLiterary Practiceseng
dc.subject.cnpqTecnologia Educacionalpor
dc.titleO LÚDICO DO LIVRO-BRINQUEDO E AS VIVÊNCIAS LITERÁRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Um estudo em dois espaços educativos nos territórios quilombolas de Igaruçu – MA e Santa Rita do Vale - MApor
dc.title.alternativeTHE PLAYFULNESS OF THE TOYBOOK AND LITERARY EXPERIENCES IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: A study in two educational spaces in the quilombola territories of Igaruçu - MA and Santa Rita do Vale - MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSELMA SANTOS VIANA.pdfDissertação de Mestrado22,99 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.