Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6279
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Diego de Brito-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7301712370029349por
dc.contributor.advisor1DINIZ, Eduardo Moraes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6228162885454555por
dc.contributor.referee1DINIZ, Eduardo Moraes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6228162885454555por
dc.contributor.referee2ROCHA, Helianane Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2876508705942971por
dc.contributor.referee3MOREIRA, Edvan-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9406912742121871por
dc.date.accessioned2025-06-24T11:44:44Z-
dc.date.issued2025-05-09-
dc.identifier.citationSILVA, Diego de Brito. Modelagem de ligações químicas através do oscilador harmônico simples para alunos do 2º ano do ensino médio. 2025. 135 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6279-
dc.description.resumoAs oscilações são fenômenos presentes na natureza, manifestando-se em uma vasta gama de situações. Elas podem ser observadas em sistemas físicos, biológicos e químicos, desempenhando um papel crucial em muitos processos naturais e tecnológicos. Na educação básica o assunto oscilações é frequentemente apresentado apenas no contexto de sistemas massa-mola e pêndulo simples. Embora esses exemplos sejam fundamentais para introduzir os conceitos básicos de movimento harmônico, eles representam apenas uma fração das oscilações que ocorrem na natureza. No entanto, as oscilações podem ser ensinadas com outros exemplos, como oscilações moleculares, possibilitando aulas mais interessantes e atrativas. Utilizando o programa Avogadro, os estudantes podem montar modelos moleculares e visualizar as energias de vibrações e as distâncias dos átomos dessas moléculas. O programa permite a simulação e análise das oscilações em diferentes moléculas, proporcionando uma compreensão visual e interativa dos fenômenos moleculares. Utilizou-se ainda o programa Desmos para ajuste de curvas (da energia e da distância dos átomos na molécula) para determinar a constante de mola k das moléculas estudadas e aprofundar o assunto ocilações. Isso não só reforça o entendimento dos conceitos teóricos, mas também introduz ferramentas de análise e visualização de dados, que são habilidades valiosas em várias áreas científicas. Para tanto, este trabalho teve como finalidade desenvolver um manual para aplicar esses estudos das oscilações moleculares (usando o Avogadro e o Desmos) aos alunos do segundo ano do Ensino Médio. O mesmo visa fornecer um guia passo a passo para professores e alunos, facilitando a integração dessas ferramentas digitais nas aulas de ondulatória e promovendo um aprendizado mais dinâmico e envolvente. O produto educacional teve como resultado um manual sobre estudos de vibrações moleculares utilizando os programas Avogadro e Desmos fundamentado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, possibilitando uma prática pedagógica mais dinâmica junto aos alunos. Ao abordar o estudo das oscilações moleculares em sala de aula, mostramos aos alunos que esse fenômeno pode acontecer também em escalas muito menores, comparadas ao mundo macroscópico. Com isso, busca-se promover uma aprendizagem mais profunda e contextualizada, facilitando a compreensão dos fenômenos científicos de forma mais abrangente.por
dc.description.abstractOscillations are phenomena present in nature, manifesting in a wide range of situations. They can be observed in physical, biological, and chemical systems, playing a crucial role in many natural and technological processes. In basic education, the topic of oscillations is often presented only in the context of mass-spring systems and simple pendulums. While these examples are fundamental for introducing the basic concepts of harmonic motion, they represent only a fraction of the oscillations that occur in nature. However, oscillations can be taught using other examples, such as molecular oscillations, making classes more interesting and engaging. Using the Avogadro software, students can build molecular models and visualize the vibrational energies and the distances between atoms in these molecules. The program allows for the simulation and analysis of oscillations in different molecules, providing a visual and interactive understanding of molecular phenomena. The Desmos software was also used for curve fitting ( of energy and atomic distance in the molecule) to determine the spring constant 𝑘 of the studied molecules and to deepen the topic of oscillations. This not only reinforces the understanding of theoretical concepts but also introduces data analysis and visualization tools, which are valuable skills in various scientific fields. To this end, the purpose of this work was to develop a manual for applying these studies of molecular oscillations (using Avogadro and Desmos) for second-year high school students. It aims to provide a stepby-step guide for teachers and students, facilitating the integration of these digital tools into waverelated lessons and promoting more dynamic and engaging learning. The educational product resulted in a manual on molecular vibration studies using the Avogadro and Desmos programs, based on David Ausubel’s theory of meaningful learning, enabling a more dynamic pedagogical practice with students. By addressing the study of molecular oscillations in the classroom, we show students that this phenomenon can also occur on much smaller scales compared to the macroscopic world. In doing so, we aim to promote deeper and more contextualized learning, facilitating a more comprehensive understanding of scientific phenomena.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-06-24T11:44:44Z No. of bitstreams: 1 DIEGO DE BRITO SILVA.pdf: 5220178 bytes, checksum: 46b844f8489ac5af6846049242d56762 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-24T11:44:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIEGO DE BRITO SILVA.pdf: 5220178 bytes, checksum: 46b844f8489ac5af6846049242d56762 (MD5) Previous issue date: 2025-05-09eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOscilador harmônico simples;por
dc.subjectOscilações moleculares;por
dc.subjectAprendizagem significativa;por
dc.subjectAvogadro;por
dc.subjectDesmospor
dc.subjectSimple harmonic oscillator;eng
dc.subjectMolecular oscillations;eng
dc.subjectMeaningful learning;eng
dc.subjectAvogadro;eng
dc.subjectDesmoseng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.titleMODELAGEM DE LIGAÇÕES QUÍMICAS ATRAVÉS DO OSCILADOR HARMÔNICO SIMPLES PARA ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIOpor
dc.title.alternativeMODELING CHEMICAL BONDING USING THE HARMONIC OSCILLATOR SIMPLE FOR 2ND YEAR HIGH SCHOOL STUDENTSeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIEGO DE BRITO SILVA.pdfDissertação de Mestrado5,1 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.