Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6276
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | GAMIFICAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA: DISCUTINDO A COLONIALIDADE A PARTIR DO JOGO |
Título(s) alternativo(s): | GAMIFICATION AND TEACHING HISTORY: DISCUSSING COLONIALITY THROUGH GAMEPLAY |
Autor: | MIRANDA, Paula Milena Magalhães ![]() |
Primeiro orientador: | RIBEIRO, Dimas dos Reis |
Primeiro membro da banca: | RIBEIRO, Dimas dos Reis |
Segundo membro da banca: | CÂNCIO, Raimundo Nonato de Pádua |
Terceiro membro da banca: | MARTINS, Patrícia Carla de Melo |
Resumo: | A dissertação versa sobre as possibilidades de ferramentas de aprendizagem que possam estabelecer condutas de crítica à colonialidade, especialmente a partir do diálogo entre as diferentes fontes históricas e o campo de pesquisa sobre jogos e gamificação. Pode-se afirmar que o acréscimo de teorias neste âmbito aproximou os estudos em Educação, favorecendo o surgimento de elementos norteadores para a ensino de História diante dos novos arranjos que atravessaram a Educação Básica. A partir disso, em primeira instância, analisa-se como o período pandêmico ocasionado pela COVID-19 levou ao desenvolvimento de abordagens que ruminaram em processos educativos integradores para a didática histórica. Na sequência, observa-se como as narrativas propostas pelos jogos podem afirmar as identidades plurais que existem no presente, sobretudo, a partir do desencadeamento da “consciência” através de atividades que antes pareciam inconscientes, despertando potencialidades que podem contribuir para outros olhares sobre a História e a relação dos indivíduos com o passado. Portanto, a pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica teve como objetivo analisar os relatos de viagem dos exploradores quinhentistas Gaspar de Carvajal (1500-1584) e André Thevet (1516-1590) sobre a origem das "amazonas" na América. Como resultado, foi desenvolvido um jogo educativo intitulado “As Icamiabas e o Mistério dos Muiraquitãs”, que tem como principal propósito o resgate de "visões de mundo" anteriores à experiência eurocêntrica nas terras além-mar, ao mesmo tempo em que oportuniza a criação de imagens mentais que possam construir e consolidar novos imaginários. |
Abstract: | This dissertation explores the potential of learning tools that can promote critical perspectives on coloniality, particularly through the dialogue between different historical sources and the field of game studies and gamification. It can be argued that the integration of theories from this area has brought educational research closer together, facilitating the emergence of guiding elements for teaching History in light of the new dynamics shaping Basic Education. Firstly, the dissertation examines how the COVID19 pandemic prompted the development of approaches that reflect on integrative educational processes for historical didactics. Next, it considers how narratives proposed by games can affirm the plural identities present today, primarily through the activation of "consciousness" in activities that were once unconscious, awakening potentialities that can offer new perspectives on History and individuals' relationships with the past Therefore, the qualitative and bibliographical research aimed to analyze the travel accounts of the sixteenth-century explorers Gaspar de Carvajal (1500-1584) and André Thevet (1516-1590) about the origin of the "Amazons" in America. As a result, an educational game entitled “The Icamiabas and the Mystery of the Muiraquitãs” was developed, whose main purpose is to rescue "worldviews" prior to the Eurocentric experience in lands overseas, while at the same time providing the opportunity to create mental images that can build and consolidate new imaginaries. |
Palavras-chave: | Colonialidade; Jogo; Gamificação; Ensino de História Coloniality; Game; Gamification; History Teaching |
Área(s) do CNPq: | Métodos e Técnicas de Ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURAS EM CIENCIAS HUMANAS PINHEIRO/CCHNST |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGEPE |
Citação: | MIRANDA, Paula Milena Magalhães. Gamificação e ensino de história: Discutindo a colonialidade a partir do jogo. 2025. 89 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Educação e Práticas Educativas- PPGEPE) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6276 |
Data de defesa: | 23-Jan-2025 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E PRÁTICAS EDUCATIVAS – PPGEPE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PAULA MILENA MAGALHÃES MIRANDA.pdf | Dissertação de Mestrado | 24,69 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.