Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6268
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorROCHA, Rosana Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6393292416469215por
dc.contributor.advisor1FERREIRA, Heridan de Jesus Guterres Pavão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3143175326460687por
dc.contributor.referee1FERREIRA, Heridan de Jesus Guterres Pavão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3143175326460687por
dc.contributor.referee2SILVEIRA, Francisca Morais da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0012238764045677por
dc.contributor.referee3CHAHINI, Thelma Helena Costa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061880434989954por
dc.date.accessioned2025-06-18T17:01:00Z-
dc.date.issued2021-07-28-
dc.identifier.citationROCHA, Rosana Araújo. Ensino de Língua Portuguesa para discentes surdos: uma discussão com base no multiletramento e na produção de sentidos. 2021. 147 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6268-
dc.description.resumoNas práticas sociais de linguagem, a maioria dos surdos encontram-se inseridos em uma sociedade onde se usa a língua oral e escrita como seu principal meio de comunicação. Assim, a forma como a escola utiliza conhecimentos relacionados ao uso social da língua, nas competências da leitura e escrita, influencia fortemente os modos como esses estudantes se apropriam do conhecimento, compreendem, se relacionam e interferem, diretamente, na capacidade de classificação, nomeação e categorização da realidade. A presente pesquisa teve como objeto o ensino de Língua Portuguesa para discentes surdos, com base no multiletramento e na produção de sentidos. O objetivo deste trabalho foi analisar as práticas docentes de Língua Portuguesa, no uso de multiletramentos, para o ensino de surdos, fundamentando-se na abordagem qualitativa. O trabalho estruturou-se a partir de pesquisa bibliográfica, além de entrevistas com a gestora e professores de Língua Portuguesa da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Prof. Telasco Pereira Filho, na cidade de Imperatriz/MA, para geração de dados. A pesquisa teve como principais fontes teóricas os seguintes estudos e autores: Marcuschi (2010), Quadros e Schmiedt (2006), Müller (2016), Souza (2016), Rojo e Moura (2009, 2012), Fraga (2017); Bakhtin (1997 [1952-1953/1979]), dentre outros. O trabalho apresentou como produto um caderno de orientações pedagógicas em multiletramentos, no formato e-book, destinado a professores de Língua Portuguesa que trabalham com estudantes surdos, tendo como principais autores Dolz, Noverraz e Schnewly (2004 [2001]), Bakhtin (2003 [1952-1953/1979]) e outras vozes comentadoras sobre a compreensão de sequências didáticas, como Rojo (2012, 2013). O resultado deste estudo demonstrou que: (i) a escola deve ser um ambiente favorável à aquisição das duas línguas, Libras e Língua Portuguesa, de modo que sejam ensinadas, vivenciadas, ocupem espaço relevante no contexto educacional e contribuam para a construção da identidade de cada estudante; (ii) o fazer pedagógico deve oferecer ao estudante as possibilidades de construção de sentidos e transformar os multiletramentos em significações, tanto na leitura quanto no ato da produção escrita. A investigação também apontou impasses e desafios, principalmente socioeconômicos (participação da família, investimentos da escola e uso de materiais específicos para o ensino de surdos), linguístico-culturais (uso e status das línguas no ensino e aprendizado) e político-pedagógicos (formação de professores, políticas mantenedoras e inovadoras para o ensino de surdos).por
dc.description.abstractIn the social practices of language, most deaf people are inserted in a society where oral and written languages are the main means to communicate. Thus, the way school builds the social dimension of language and develops skills of reading and writing, strongly influences individuals’ understanding, appropriation of knowledge, and relationships. It also directly interferes with how they classify, name, and categorize reality. This research focuses on the teaching of the Portuguese Language to deaf students, based on multilingualism and the production of meaning. Underpinned on a qualitative approach, the purpose of the study is to analyze teaching practices of the Portuguese Language and the use of multiliteracies in deaf education. The methodology is based on bibliographic research and on interviews conducted with the director and the Portuguese Language teachers of the Professor Telasco Pereira Filho Municipal School of Bilingual Education for the Deaf, which is located in the city of Imperatriz, Maranhão, Brazil. The research anchors on the following studies and authors: Marcuschi (2010), Quadros and Schmiedt (2006), Müller (2016), Souza (2016), Rojo and Moura (2009, 2012), Fraga (2017), Bakhtin (1997 [1952-1953/1979]), among others. One of the research’s outputs was the creation of a booklet (e-book format) with multiliteracies pedagogical guidelines for teachers who work with deaf students. This booklet was based on the studies of Dolz, Noverraz and Schnewly (2004 [2001]), Bakhtin (2003 [1952 1953/1979]), and other authors such as Rojo (2012, 2013). Major results demonstrated: (i) the school should be a favorable environment for the acquisition of the two languages, Libras and Portuguese, considering they can be taught, experienced, and occupy a relevant space in the educational context and can also contribute to building students’ identity; (ii) the pedagogical process must offer the student possibilities of sense construction and transform the multi literacies into meanings, both in reading and writing. Furthermore, final results pointed out impasses and challenges, mainly socioeconomic (family participation, school investments, and use of specific materials for teaching the deaf), linguistic-cultural (use and status of languages in teaching and learning), and political-pedagogical (teacher training, and innovative policies for teaching the deaf).eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2025-06-18T17:01:00Z No. of bitstreams: 1 ROSANA_ARAÚJO_ROCHA: 1123488 bytes, checksum: feb70f23615f065fd02405b47e21e2e2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-18T17:01:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROSANA_ARAÚJO_ROCHA: 1123488 bytes, checksum: feb70f23615f065fd02405b47e21e2e2 (MD5) Previous issue date: 2021-07-28eng
dc.formatapplication/octet-stream*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPREDpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpráticas docentes;por
dc.subjectprodução de sentidos;por
dc.subjectensino de surdos;por
dc.subjectlíngua portuguesa;por
dc.subjectmultiletramentos;por
dc.subjectteaching practices;eng
dc.subjectproduction of meaning;eng
dc.subjectdeaf education;eng
dc.subjectportuguese language;eng
dc.subjectmultiliteracies.eng
dc.subject.cnpqEducação Especialpor
dc.titleEnsino de língua portuguesa para discentes surdos: uma discussão com base no multiletramento e na produção de sentidospor
dc.title.alternativeTeaching portuguese to deaf students: a discussion based on multiliteracy and the production of meaningseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSANA_ARAÚJO_ROCHADissertação de Mestrado1,1 MBUnknownBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.