Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6267
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Raiânisan Felizardo da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4206833844797504por
dc.contributor.advisor1SILVEIRA, Francisca Morais da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0012238764045677por
dc.contributor.referee1SILVEIRA, Francisca Morais da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0012238764045677por
dc.contributor.referee2PAVÃO, Heridan de Jesus Guterres-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3143175326460687por
dc.contributor.referee3ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8327620256183656por
dc.contributor.referee4ALMADA, Francisco de Assis Carvalho-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1054483633358225por
dc.contributor.referee5BONTTETUIT JÚNIOR, João Batista-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425por
dc.date.accessioned2025-06-18T14:11:12Z-
dc.date.issued2021-07-30-
dc.identifier.citationSILVA, Raiânisan Felizardo da. Formação continuada de professores de língua portuguesa: práticas pedagógicas para o ensino de estudantes com transtorno de leitura. 2021. 117. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6267-
dc.description.resumoEsta pesquisa trata-se da formação continuada de professores dos anos finais com a finalidade de inclusão de estudantes com transtorno de leitura matriculados no ensino fundamental da educação básica. O objetivo geral foi desenvolver estudos para elaboração de um E-book para formação continuada de professores de língua portuguesa com orientações pedagógicas para inclusão e ensino de estudantes com transtorno de leitura, nas turmas regulares dos anos finais do ensino fundamental da educação básica. Nos objetivos específicos procurou-se identificar as dificuldades encontradas por professoras no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com transtorno de leitura e as metodologias de ensino realizada pelas professoras para promover a inclusão e atender os estudantes com transtorno da habilidade leitora. Fundamentouse esta pesquisa de campo em uma abordagem qualitativa do tipo descritiva, dividiu-se a metodologia em dois momentos, sendo bibliográfica para fundamentar os termos desta pesquisa fazendo uso de materiais dos autores como Moojen e França (2016), Rodrigues e Ciasca (2016), Rotta e Pedroso (2016) e Ohlweiler (2016) que pesquisam as causas e efeitos do transtorno de leitura/dislexia e de autores que dialogam sobre formações continuadas tais como Zeichener (1993), Giroux (1997), Oliveira, Rosa e Silva (2005). A pesquisa de campo concentrou-se em investigar as práticas pedagógicas utilizadas por professoras de língua portuguesa de uma escola da rede municipal de ensino no município de Açailândia-MA, considerando os saberes, experiências e as potencialidades desenvolvidas. Os resultados encontrados foram significativos, pois identificamos que mesmo sem o apoio para formações continuadas e incentivo financeiro, as professoras apresentam interesse a respeito da temática e procuram metodologias possíveis de aplicar em sala de aula para a inclusão de estudante com dislexia. Nosso produto de pesquisa, foi organizado de forma que os professores dos anos finais do ensino fundamental identifiquem as dificuldades dos estudantes e utilizem estratégias assertivas que promovem a inclusão escolar.por
dc.description.abstractThis research is about the continuing education of teachers in the final years with the purpose of including students with reading disorders enrolled in elementary school of basic education. The general objective was to develop studies for the elaboration of an E-book for the continuing education of Portuguese language teachers with pedagogical guidelines for the inclusion and teaching of students with reading disorders, in regular classes in the final years of basic education. The specific objectives sought to identify the difficulties encountered by teachers in the teaching and learning process of students with reading disorders and the teaching methodologies used by teachers to promote inclusion and assist students with reading ability disorder. This field research was based on a qualitative descriptive approach, the methodology was divided into two stages, being bibliographical to support the terms of this research using materials from authors such as Moojen and França (2016), Rodrigues and Ciasca ( 2016), Rotta and Pedroso (2016) and Ohlweiler (2016) who research the causes and effects of reading disorder/dyslexia and authors who talk about continuing education such as Zeichener (1993), Giroux (1997), Oliveira, Rosa and Silva (2005). The field research focused on investigating the pedagogical practices used by Portuguese language teachers at a school in the municipal school system in the municipality of Açailândia-MA, considering the knowledge, experiences and potential developed. The results found were significant, as we identified that even without the support for continuing education and financial incentives, the teachers are interested in the subject and look for possible methodologies to apply in the classroom for the inclusion of students with dyslexia. Our research product was organized so that teachers in the final years of elementary school identify students' difficulties and use assertive strategies that promote school inclusion.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-06-18T14:11:12Z No. of bitstreams: 1 RAIANISAN_SILVA.pdf: 838439 bytes, checksum: 85fa9416781b72f69aad1c9218420281 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-18T14:11:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAIANISAN_SILVA.pdf: 838439 bytes, checksum: 85fa9416781b72f69aad1c9218420281 (MD5) Previous issue date: 2021-07-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPREDpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTranstorno de Leitura;por
dc.subjectanos finais;por
dc.subjectformação continuada;por
dc.subjectpráticas educativas;por
dc.subjectreading disorder;por
dc.subjectfinal years;por
dc.subjectcontinuing education;por
dc.subjecteducational practices.por
dc.subject.cnpqEducação Especialpor
dc.titleFormação continuada de professores de língua portuguesa: práticas pedagógicas para o ensino de estudantes com transtorno de leiturapor
dc.title.alternativeContinuing education for portuguese language teachers: pedagogical practices for teaching students with reading disorderseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAIANISAN_SILVA.pdfDissertação de Mestrado818,79 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.