Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6267
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Formação continuada de professores de língua portuguesa: práticas pedagógicas para o ensino de estudantes com transtorno de leitura |
Título(s) alternativo(s): | Continuing education for portuguese language teachers: pedagogical practices for teaching students with reading disorders |
Autor: | SILVA, Raiânisan Felizardo da ![]() |
Primeiro orientador: | SILVEIRA, Francisca Morais da |
Primeiro membro da banca: | SILVEIRA, Francisca Morais da |
Segundo membro da banca: | PAVÃO, Heridan de Jesus Guterres |
Terceiro membro da banca: | ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa |
Quarto membro da banca: | ALMADA, Francisco de Assis Carvalho |
Quinto membro da banca: | BONTTETUIT JÚNIOR, João Batista |
Resumo: | Esta pesquisa trata-se da formação continuada de professores dos anos finais com a finalidade de inclusão de estudantes com transtorno de leitura matriculados no ensino fundamental da educação básica. O objetivo geral foi desenvolver estudos para elaboração de um E-book para formação continuada de professores de língua portuguesa com orientações pedagógicas para inclusão e ensino de estudantes com transtorno de leitura, nas turmas regulares dos anos finais do ensino fundamental da educação básica. Nos objetivos específicos procurou-se identificar as dificuldades encontradas por professoras no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com transtorno de leitura e as metodologias de ensino realizada pelas professoras para promover a inclusão e atender os estudantes com transtorno da habilidade leitora. Fundamentouse esta pesquisa de campo em uma abordagem qualitativa do tipo descritiva, dividiu-se a metodologia em dois momentos, sendo bibliográfica para fundamentar os termos desta pesquisa fazendo uso de materiais dos autores como Moojen e França (2016), Rodrigues e Ciasca (2016), Rotta e Pedroso (2016) e Ohlweiler (2016) que pesquisam as causas e efeitos do transtorno de leitura/dislexia e de autores que dialogam sobre formações continuadas tais como Zeichener (1993), Giroux (1997), Oliveira, Rosa e Silva (2005). A pesquisa de campo concentrou-se em investigar as práticas pedagógicas utilizadas por professoras de língua portuguesa de uma escola da rede municipal de ensino no município de Açailândia-MA, considerando os saberes, experiências e as potencialidades desenvolvidas. Os resultados encontrados foram significativos, pois identificamos que mesmo sem o apoio para formações continuadas e incentivo financeiro, as professoras apresentam interesse a respeito da temática e procuram metodologias possíveis de aplicar em sala de aula para a inclusão de estudante com dislexia. Nosso produto de pesquisa, foi organizado de forma que os professores dos anos finais do ensino fundamental identifiquem as dificuldades dos estudantes e utilizem estratégias assertivas que promovem a inclusão escolar. |
Abstract: | This research is about the continuing education of teachers in the final years with the purpose of including students with reading disorders enrolled in elementary school of basic education. The general objective was to develop studies for the elaboration of an E-book for the continuing education of Portuguese language teachers with pedagogical guidelines for the inclusion and teaching of students with reading disorders, in regular classes in the final years of basic education. The specific objectives sought to identify the difficulties encountered by teachers in the teaching and learning process of students with reading disorders and the teaching methodologies used by teachers to promote inclusion and assist students with reading ability disorder. This field research was based on a qualitative descriptive approach, the methodology was divided into two stages, being bibliographical to support the terms of this research using materials from authors such as Moojen and França (2016), Rodrigues and Ciasca ( 2016), Rotta and Pedroso (2016) and Ohlweiler (2016) who research the causes and effects of reading disorder/dyslexia and authors who talk about continuing education such as Zeichener (1993), Giroux (1997), Oliveira, Rosa and Silva (2005). The field research focused on investigating the pedagogical practices used by Portuguese language teachers at a school in the municipal school system in the municipality of Açailândia-MA, considering the knowledge, experiences and potential developed. The results found were significant, as we identified that even without the support for continuing education and financial incentives, the teachers are interested in the subject and look for possible methodologies to apply in the classroom for the inclusion of students with dyslexia. Our research product was organized so that teachers in the final years of elementary school identify students' difficulties and use assertive strategies that promote school inclusion. |
Palavras-chave: | Transtorno de Leitura; anos finais; formação continuada; práticas educativas; reading disorder; final years; continuing education; educational practices. |
Área(s) do CNPq: | Educação Especial |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED |
Citação: | SILVA, Raiânisan Felizardo da. Formação continuada de professores de língua portuguesa: práticas pedagógicas para o ensino de estudantes com transtorno de leitura. 2021. 117. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6267 |
Data de defesa: | 30-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RAIANISAN_SILVA.pdf | Dissertação de Mestrado | 818,79 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.