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Tipo do documento: Dissertação
Título: “Plantando na esperança de sair a terra”: experiências de luta em educação popular e emancipação humana na comunidade Viva Deus
Título(s) alternativo(s): "Planting in the hope of land rights": experiences of struggle in popular education and human emancipation in the Viva Deus community
Autor: FREITAS, Jullyana Cristhina Almeida de 
Primeiro orientador: BARROSO, Betania Oliveira
Primeiro membro da banca: BARROSO, Betânia Oliveira
Segundo membro da banca: RÊSES, Erlando da Silva
Terceiro membro da banca: ZAPAROLI, Witembergue Gomes
Resumo: Este trabalho busca trazer a colaboração da pesquisa-ação, na perspectiva na Educação Popular, para o processo de Emancipação Humana dos sujeitos de um acampamento sem-terra, denominado Comunidade Viva Deus, que se concretiza por meio do ato de plantar, enquanto um encaminhamento de superação alcançado por meio do círculo de cultura e da situação-problema-desafio, enquanto as ferramentas metodológicas que possibilitaram o alcance dos resultados aqui descritos. As experiências de luta e resistência vivenciadas junto à comunidade, foram possibilitadas pela tríade do ensino, da pesquisa e da extensão, por meio do GEPEEP – Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Popular, da Universidade Federal do Maranhão, campus de Imperatriz. A comunidade em questão se trata de um acampamento sem-terra que luta pela regularização fundiária da terra em que vivem. Busco, ainda, trazer a construção histórica do conceito de Emancipação Humana, para então, apresenta-la na perspectiva da Educação Popular, ressaltando a importância da conscientização e da autonomia nesse processo. A fundamentação teórica está embasada na abordagem de Karl Marx (1985, 1996, 2010) e sua perspectiva de superação do capitalismo, Theodor Adorno (1995), sob a colaboração do conceito de esclarecimento kantiano, e em especial, Paulo Freire (1967, 1979, 1981,1986, 1987, 1989, 1997, 2009), com sua abordagem progressista e emancipadora de educação. Cada um destes autores colaborou para a construção histórica do conceito de Emancipação Humana. Por fim, trago a dimensão contraditória do conflito existente, tendo em vista a natureza complexa das relações sociais que guiam a comunidade.
Abstract: This work seeks to bring the collaboration of action research, from the perspective of Popular Education, to the process of Human Emancipation of the subjects of a landless encampment, called Viva Deus Comunity, which is materialized through the act of planting, as a referral of overcoming achieved through the circle of culture and the situation-problem-challenge, as the methodological tools that enabled the achievement of the results described here. The experiences of struggle and resistance lived in the community were made possible by the triad of teaching, research and extension, through GEPEEP – Group of Teaching, Research and Extension in Popular Education, of the Federal University of Maranhão, campus of Imperatriz. The community in question is a landless encampment that fights for the regularization of the land on which they live. I also seek to bring the historical construction of the concept of Human Emancipation, and then present it from the perspective of Popular Education, emphasizing the importance of awareness and autonomy in this process. The theoretical foundation is based on the approach of Karl Marx (1985, 1996, 2010) and his perspective of overcoming capitalism, Theodor Adorno (1995), in collaboration with the Kantian concept of enlightenment, and in particular, Paulo Freire (1967, 1979, 1981,1986, 1987, 1989, 1997, 2009), with its progressive and emancipatory approach to education. Each of these authors contributed to the historical construction of the concept of Human Emancipation. Finally, I bring up the contradictory dimension of the existing conflict, given the complex nature of the social relationships that guide the community.
Palavras-chave: educação popular;
emancipação humana;
pesquisa ação;
popular education;
human emancipation;
action search.
Área(s) do CNPq: Métodos e Técnicas de Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED
Citação: FREITAS, Jullyana Cristhina Almeida de. “Plantando na esperança de sair a terra”: experiências de luta em educação popular e emancipação humana na comunidade Viva Deus. 2021. 170 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6260
Data de defesa: 27-Jul-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

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