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Tipo do documento: Dissertação
Título: Programa Nacional de Assistência Estudantil: análise da implementação na Universidade Federal do Maranhão, curso de Pedagogia, Campus Imperatriz
Título(s) alternativo(s): National Student Assistence Program: analysis of the implementation at the Federal University of Maranhão, Pedagogy course, Imperatriz Campus
Autor: CAMPOS, Isabela Mendes Costa 
Primeiro orientador: ZAPAROLI, Witembergue Gomes
Primeiro membro da banca: ZAPAROLI, Witembergue Gomes
Segundo membro da banca: DUBLANTE, Carlos André de Sousa
Terceiro membro da banca: NASCIMENTO, Nádia Socorro Fialho
Quarto membro da banca: LIMA, Cristiana Costa
Quinto membro da banca: ALVES, Antônio Sousa
Resumo: Esta pesquisa tem por objeto o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na particularidade do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia – CCSST, UFMA Imperatriz – MA. O programa está inserido em um cenário contemporâneo marcado pelo neoliberalismo e suas interferências nas políticas sociais públicas, com destaque para a política de Educação. O objetivo desta pesquisa é de analisar o desenvolvimento do PNAES na UFMA, campus Imperatriz, visto sua importância para a permanência e conclusão dos estudantes na Educação Superior, com foco para o atendimento aos estudantes do curso de Pedagogia. Nesse sentido, recorreu-se ao materialismo históricodialético, articulando pesquisa de natureza quanti-qualitativa. Além de análise documental, realizou-se entrevistas semiestruturadas com profissionais responsáveis pela execução da política de assistência estudantil na UFMA, bem como com estudantes do curso de pedagogia beneficiados pelas ações referentes ao PNAES. Como base para a pesquisa, utilizou-se de diversos autores como Saviani (2010); Magalhães (2012, 2013); Kowalski (2012); Betzek (2015); Radaelli (2013), produções a partir do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE), entre outros. Os resultados evidenciam os desafios para o desenvolvimento do PNAES em face à conjuntura neoliberal na qual foi instituído. Apontam que as ações de assistência estudantil desenvolvidas na UFMA, campus Imperatriz, contribuem com a permanência e conclusão de curso dos estudantes de pedagogia que são beneficiados. Todavia, no que se refere a bolsas e auxílios, tem-se um atendimento limitado, considerando a demanda, o que denota a necessidade de maior abrangência. Como ações universalistas, as quais não têm caráter seletivo, destaca-se o apoio psicológico, que tem desempenhado papel fundamental para a trajetória acadêmica dos discentes. Os resultados da pesquisa expressam ainda a fragilidade do PNAES pela sua condição de decreto e não consolidação enquanto lei, pelo financiamento ainda insuficiente, além da necessidade de reafirmar a importância da manutenção da luta pelos direitos sociais no contexto neoliberal.
Abstract: This research has as its object the National Program of Student Assistance (PNAES) at the Federal University of Maranhão (UFMA), in the particularity of the Center of Social Sciences, Health and Technology – CCSST, UFMA Imperatriz – MA. The program is inserted in a contemporary scenario marked by neoliberalism and its interference in public social policies, with emphasis on Education policy. The objective of this research is to analyze the development of the PNAES at UFMA, Imperatriz campus, given its importance for the permanence and conclusion of College Education by students, with a focus on serving Pedagogy students. In this sense, we resorted to historical-dialectical materialism, articulating quantitative-qualitative research. In addition to document analysis, semi-structured interviews were conducted with professionals responsible for implementing the student assistance policy at UFMA, as well as with pedagogy students benefited by the actions related to the PNAES. As a basis for the research, we used several authors such as Saviani (2010); Magalhães (2012; 2013); Kowalski (2012); Betzek (2012); Radaelli (2013), productions from the National Forum of Deans of Community and Student Affairs (FONAPRACE), among others. The results show the challenges for the development of the PNAES in light of the neoliberal situation in which it was instituted. They point out that the student assistance actions developed at UFMA, Imperatriz campus, contribute to the permanence and completion of the course by pedagogy students who are benefited. However, with regard to scholarships and grants, there is a limited service, considering the demand, which denotes the need for greater coverage. As universalist actions, which do not have a selective character, psychological support stands out, which has played a fundamental role in the academic trajectory of students. The research results also express the fragility of the PNAES due to its status as a decree and non-consolidation as a law, due to its still insufficient funding, in addition to the need to reaffirm the importance of maintaining the struggle for social rights in the neoliberal context.
Palavras-chave: educação superior;
PNAES;
assistência estudantil;
college education;
PNAES;
student assistance
Área(s) do CNPq: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED
Citação: CAMPOS, Isabela Mendes Costa. Programa Nacional de Assistência Estudantil: análise da implementação na Universidade Federal do Maranhão, curso de Pedagogia, Campus Imperatriz. 2021. 177 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6259
Data de defesa: 29-Jun-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

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