Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6257
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorREINALDO, Silnério da Silva-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2506945447014209por
dc.contributor.advisor1CARVALHO FILHO, Juarez Lopes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8828584255093047por
dc.contributor.referee1CARVALHO FILHO, Juarez Lopes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8828584255093047por
dc.contributor.referee2SILVA, José Domingos Cantanhede-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8294642905468566por
dc.contributor.referee3CUSTÓDIO, Maria Aparecida Correa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0975054361142980por
dc.date.accessioned2025-06-16T17:41:30Z-
dc.date.issued2024-09-30-
dc.identifier.citationREINALDO, Silnério da Silva. As ciências sociais da universidade ao ensino médio: discursos e estratégias do ensino de Sociologia em escolas públicas em São Luís - MA de professores egressos da UEMA. 2024. 141 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6257-
dc.description.resumoA presente dissertação buscou analisar uma dimensão importante na formação de professores de Sociologia: a metodologia de ensino voltada para o ensino médio. Nesse sentido, o trabalho centra-se em apresentar as estratégias teórico-metodológicas de professores de Sociologia egressos do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) que atuam em escolas públicas de São Luís – MA. O trabalho é dividido em quatro capítulos. No primeiro, fazemos uma revisão bibliográfica sobre a temática da formação de professores e do ensino de Sociologia no Brasil, bem como sobre os modos de fazer pesquisa em Ciências Sociais. No segundo capítulo, situando o curso de Ciências Sociais da UEMA, apresentamos o processo de criação do curso e os desafios de consolidação, além das reformulações curriculares, incluindo relatos de dois professores que fizeram parte da proposta de construção. No terceiro capítulo, realizamos uma amostra com egressos deste curso para traçar os caminhos pós-formação e os lugares que ocupam ou não, abrangendo tanto bacharéis quanto licenciados. Por último, realizamos um estudo de campo em cinco escolas de ensino médio, entrevistando seis professores egressos deste curso que lecionam a disciplina de Sociologia, com o objetivo de entender quais estratégias metodológicas são adotadas em sua prática docente, considerando o cenário de mudanças curriculares impostas pelo novo ensino médio, com a ampliação de uma base diversificada e a diminuição da carga horária da disciplina. Os resultados apontam para um cenário adverso e, de certa forma, caótico, onde os professores, a partir de suas expertises, encontram maneiras metodológicas de transpor os conhecimentos sociológicos, ressignificando a linguagem sociológica de forma a contemplar os contextos sociais em que tentam se fazer entender, em situações onde as condições mínimas de trabalho inexistem. Isso levanta questões pertinentes aos cursos de Ciências Sociais na universidade e aos distanciamentos com os dilemas desta disciplina no ensino médio.por
dc.description.abstractThis dissertation aimed to analyze an important dimension in the training of Sociology teachers: teaching methodologies oriented towards high school education. In this context, the work focuses on presenting the theoretical and methodological strategies of Sociology teachers who graduated from the Social Sciences course at the State University of Maranhão (UEMA) and currently work in public schools in São Luís, MA. The dissertation is divided into four chapters. The first chapter provides a literature review on the themes of teacher training and the teaching of Sociology in Brazil, as well as research methods in the Social Sciences. The second chapter situates the Social Sciences course at UEMA, presenting the process of its creation, the challenges of consolidation, and curriculum reforms, including accounts from two professors who were involved in the development of the course. The third chapter presents a small sample of graduates from this course to trace their post-graduation paths and the roles they occupy, covering both bachelor's and teaching degrees. Finally, a field study was conducted in five high schools, interviewing six graduates of this course who teach Sociology. The objective was to understand the methodological strategies adopted in their teaching practice, considering the scenario of curricular changes imposed by the new high school curriculum, which includes the expansion of a diverse base and the reduction of the discipline’s workload. The results indicate an adverse and somewhat chaotic scenario in which teachers, based on their expertise, find methodological ways to convey sociological knowledge by reinterpreting sociological language to fit the social contexts in which it is attempting to be understood, in situations where minimal working conditions are lacking. This raises relevant questions for Social Sciences courses at the university level and the disconnects with the dilemmas faced by this discipline in high school education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-06-16T17:41:30Z No. of bitstreams: 1 SILNÉRIO_REINALDO.pdf: 2235898 bytes, checksum: d19276bc8eafeac7ed4887146abfcdd5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-16T17:41:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILNÉRIO_REINALDO.pdf: 2235898 bytes, checksum: d19276bc8eafeac7ed4887146abfcdd5 (MD5) Previous issue date: 2024-09-30eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCOORDENACAO DO CURSO DE LICENCIATURAS EM CIENCIAS HUMANAS IMPERATRIZ/CCSSTpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA - PPGSpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectformação de professores;por
dc.subjectensino de sociologia;por
dc.subjectmetodologia de ensino;por
dc.subjectteoria e prática;por
dc.subjectpesquisa e ensino.por
dc.subjectteacher training;eng
dc.subjectsociology teaching;eng
dc.subjectteaching methodology;eng
dc.subjecttheory and practice;eng
dc.subjectresearch and teaching.eng
dc.subject.cnpqSociologiapor
dc.subject.cnpqTécnicas de Ensinopor
dc.titleAs ciências sociais da universidade ao ensino médio: discursos e estratégias do ensino de Sociologia em escolas públicas em São Luís - MA de professores egressos da UEMApor
dc.title.alternativeThe social sciences of the university to high school: discourses and strategies for teaching Sociology in public schools in São Luís - MA by teachers graduated from UEMA.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILNÉRIO_REINALDO.pdfDissertação de Mestrado2,18 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.