Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6256
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Modelagem matemática com o auxílio de IA: uma abordagem inovadora para o ensino de funções |
Título(s) alternativo(s): | Mathematical modeling with the aid of AI: an innovative approach to the teaching of functions |
Autor: | COSTA, Carlos Alberto Oliveira ![]() |
Primeiro orientador: | SILVA, João de Deus Mendes da |
Primeiro membro da banca: | SILVA, João de Deus Mendes da |
Segundo membro da banca: | RAPOSO JUNIOR, Anselmo Baganha |
Terceiro membro da banca: | MOREIRA NETO, Sandra Imaculada |
Resumo: | Esta dissertação apresenta uma sequência didática para o ensino de funções na Educação Básica, utilizando a modelagem matemática baseada em uma conta de água real. Com o apoio de ferramentas de Inteligência Artificial, foram desenvolvidas atividades que conectam conceitos matemáticos, como funções lineares, por partes, proporcionalidade equações diofantinas, a situações práticas do cotidiano. O trabalho detalha a metodologia aplicada e discute as implicações pedagógicas da integração entre tecnologia e modelagem matemática, destacando sua relevância para um aprendizado mais significativo e para a formação de cidadãos críticos e conscientes, como preconiza a BNCC. A proposta demonstra como a abordagem interdisciplinar pode enriquecer o ensino de matemática e preparar os alunos para os desafios do mundo contemporâneo. |
Abstract: | This dissertation presents a didactic sequence for teaching functions in Basic Education, using mathematical modeling based on a real water bill. With the support of Artificial Intelligence tools, activities were developed that connect mathematical concepts, such as linear functions, by parts, proportionality, and Diophantine equations, to practical everyday situations. The study details the applied methodology and discusses the pedagogical implications of integrating technology and mathematical modeling, highlighting their relevance for more meaningful learning and the formation of critical and conscious citizens, as advocated by the BNCC. The proposal demonstrates how an interdisciplinary approach can enrich mathematics teaching and prepare students for the challenges of the contemporary world. |
Palavras-chave: | modelagem matemática; Inteligência Artificial; educação matemática; sequência didática; proporcionalidade; funções afins. mathematical modeling; artificial intelligence; mathematics education; didactic sequence; proportionality; affine functions. |
Área(s) do CNPq: | Matemática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET |
Citação: | COSTA, Carlos Alberto Oliveira. Modelagem matemática com o auxílio de IA: uma abordagem inovadora para o ensino de funções. 2025. 96 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6256 |
Data de defesa: | 8-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Carlos_Costa.pdf | Dissertação de Mestrado | 15,15 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.