Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6250
Tipo do documento: Dissertação
Título: ESTUDOS AFRICANOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM IMPERATRIZ DO MARANHÃO
Título(s) alternativo(s): AFRICAN STUDIES IN THE TRAINING OF HIGH SCHOOL TEACHERS AT A PUBLIC SCHOOL IN IMPERATRIZ DO MARANHÃO
Autor: SANTOS, Eliana Rosa de Oliveira 
Primeiro orientador: CARVALHO, Herli de Sousa
Primeiro membro da banca: CARVALHO, Herli de Sousa
Segundo membro da banca: CHAUA, Roberto da Costa Joaquim
Terceiro membro da banca: BARROSO, Betânia Oliveira
Quarto membro da banca: COSTA, Ricardo Cesar
Quinto membro da banca: CÂNCIO, Raimundo Nonato de Pádua
Resumo: Este trabalho apresenta os Estudos Africanos na Formação de Professoras do Ensino Médio de uma Escola em Imperatriz do Maranhão, movida pela curiosidade epistemológica de saber qual o lugar de África na Formação Docente do Ensino Médio de Imperatriz, identifico como uma problemática a valorização de conhecimentos advindo da Europa e EUA, em detrimento de conhecimentos de África, em consequência a isto, analisamos que a formação social brasileira, construída sob a episteme do conhecimento europeu, favoreceu o apagamento histórico e cultura de África e dos povos originários. Contudo, elencamos as seguintes perguntas, qual o lugar dos Estudos Africanos na Formação Docente? E como os Estudos Africanos contribui na formação para as relações étnico-raciais na escola? Assim, elaboramos três Objetivos, (i) compreender de que maneira o eurocentrismo, contribuiu na ausência dos EA e influenciou na (de)formação das relações raciais brasileiras; (ii)averiguar os impactos das ausências dos EA na formação de professores do Ensino Médio de Imperatriz do Maranhão; (iii)analisar quais os caminhos que os EA revelam para a formação docente plural e antirracista Na fundamentação teórica, buscamos compreender os processos formativos sobre a construção identitária social de um Brasil que ainda vive a colonialidade do poder e a classificação social (Quijano, 2010), (Memmi, 2007; Césaire, 1978). Deslocando-se da epistemologia dominante (Norte Global), nos apropriamos de alternativas epistemológicas como a Epistemologia do Sul (Meneses; Santos, 2010) e do Pensamento Decolonial (Mignolo, 2005; Quijano, 2005; Walsh, 2008). Sendo fundamental inserir nesse diálogo as categorias, Estudos Africanos (Hountondji, 2010), descolonização das mentes no pensamento de Paulo Freire e Amílcar Cabral analisado por Gadotti (2012), Colonialidade do poder (estrutura de poder – conhecimento e subjetividade) (Quijano, 2010), o Mito da Democracia Racial em Nogueira (1998), e a necropolítica (Mbembe, 2018). Na Metodologia utilizamos a Pesquisa Autobiográfica em Educação (Passeggi, 2016), o Círculo de Cultura (Freire, 1987) e a Análise de Discurso (Orlandi, 1999). E por fim Por fim, os resultados alcançados, conhecimento do Círculo de Cultura Freireano e da Pesquisa Autobiográfica para identificar o(s) lugar(es) de uma África ditada pela visão eurocêntrica no Currículo brasileiro; inclusão dos Estudos Africanos na Formação Docente, por meio das narrativas autobiográficas das docentes; apropriação dos Estudos Africanos para o cumprimento das Leis, 10.639/03 e 11.645/08 e a construção do Produto Educacional dos Estudos Africanos na Formação Docente. Ainda, fortalecer a práxis antirracista contra os processos de invisibilização africana nos espaços formativos.
Abstract: This paper presents African Studies in the Training of High School Teachers at a School in Imperatriz do Maranhão, driven by the epistemological curiosity of knowing the place of Africa in the High School Teacher Training of Imperatriz, I identify as a problem the valorization of knowledge coming from Europe and the USA, to the detriment of knowledge from Africa, as a consequence of this, we analyze that the Brazilian social formation, built under the episteme of European knowledge, favored the historical and cultural erasure of Africa and its native peoples. However, we list the following questions: what is the place of African Studies in Teacher Training? And how do African Studies contribute to the training for ethnic-racial relations in schools? Thus, we elaborated three Objectives, (i) to understand how Eurocentrism contributed to the absence of EE and influenced the (de)formation of Brazilian racial relations; (ii) to investigate the impacts of the absence of EA in the training of high school teachers in Imperatriz do Maranhão; (iii) to analyze the paths that EA reveal for plural and anti-racist teacher training. In the theoretical foundation, we seek to understand the formative processes on the social identity construction of a Brazil that still lives under the coloniality of power and social classification (Quijano, 2010), (Memmi, 2007; Césaire, 1978). Moving away from the dominant epistemology (Global North), we appropriate epistemological alternatives such as the Epistemology of the South (Meneses; Santos, 2010) and Decolonial Thought (Mignolo, 2005; Quijano, 2005; Walsh, 2008). It is essential to include in this dialogue the categories, African Studies (Hountondji, 2010), decolonization of minds in the thought of Paulo Freire and Amílcar Cabral analyzed by Gadotti (2012), Coloniality of power (structure of power – knowledge and subjectivity) (Quijano, 2010), the Myth of Racial Democracy in Nogueira (1998), and necropolitics (Mbembe, 2018). In the Methodology we used Autobiographical Research in Education (Passeggi, 2016), the Culture Circle (Freire, 1987) and Discourse Analysis (Orlandi, 1999). And finally, the results achieved, knowledge of the Freirean Culture Circle and Autobiographical Research to identify the place(s) of an Africa dictated by the Eurocentric vision in the Brazilian Curriculum; inclusion of African Studies in Teacher Training, through the teachers’ autobiographical narratives; appropriation of African Studies to comply with Laws 10.639/03 and 11.645/08 and the construction of the Educational Product of African Studies in Teacher Training. Furthermore, strengthening anti-racist praxis against the processes of African invisibilization in training spaces.
Palavras-chave: Estudos Africanos;
Guiné-Bissau;
Formação Docente;
Pensamento Decolonial
African Studies;
Guinea-Bissau;
Teacher Training;
Decolonial Thought
Área(s) do CNPq: Sociologia da Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CCSST
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGEPE
Citação: SANTOS, Eliana Rosa de Oliveira. Estudos africanos na formação de professoras do ensino médio de uma escola pública em Imperatriz do Maranhão. 2025. 140 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Educação e Práticas Educativas - PPGEPE) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6250
Data de defesa: 28-Fev-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E PRÁTICAS EDUCATIVAS – PPGEPE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELIANA ROSA DE OLIVEIRA SANTOS.pdfDissertação de Mestrado2,68 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.