Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6248
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Greycianne Mendes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1241344644159154por
dc.contributor.advisor1SILVA, Lilia Penha Viana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2592048329919191por
dc.contributor.referee1SILVA, Lilia Penha Viana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2592048329919191por
dc.contributor.referee2LIMA, Cristiana Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2505039602134305por
dc.contributor.referee3SILVA, Carla Cecilia Serrão-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7165971512340739por
dc.date.accessioned2025-06-12T11:41:48Z-
dc.date.issued2025-05-29-
dc.identifier.citationCOSTA, Greycianne Mendes. O plano individual de atendimento na privação de liberdade: um estudo a partir do Centro Socioeducativo de Internação do São Cristóvão em São Luís/MA. 2025. 113 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6248-
dc.description.resumoO presente estudo analisa a execução do Plano Individual de Atendimento (PIA) de adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa de Privação de Liberdade, com o objetivo de refletir sobre o conteúdo e cumprimento das ações propostas enquanto instrumento pedagógico, conforme estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei no 8.069/1990, e ratificado pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), Lei no 12.594/2012. A pesquisa foi desenvolvida no Centro Socioeducativo de Internação do São Cristóvão (CSISC), em São Luís/MA, fundamentada no materialismo histórico-dialético, que busca analisar a realidade em constante transformação. Parte-se da premissa de que o adolescente em cumprimento de medida socioeducativa é, em essência, produto do meio em que vive, sendo sua trajetória marcada pelas relações de classe e raça que o constituem. Os procedimentos metodológicos adotados envolveram revisão de literatura e análise de 24 PIAs e 24 Relatórios de Avaliação de Medida Socioeducativa do CSIC. O texto discute as medidas socioeducativas no contexto da doutrina da proteção integral, destacando marcos históricos e legais relevantes na luta pela garantia de direitos de adolescentes e jovens em conflito com a lei no Brasil, além de destacar o estudo acerca das adolescências, medidas socioeducativas e privação de liberdade, articulando-as ao atendimento socioeducativo em contexto de privação de liberdade no estado do Maranhão. A partir da análise da Política Socioeducativa Maranhense, o estudo apresenta dados sobre o atendimento realizado, relaciona essas informações com o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo e o Plano Político Sociopedagógico (PPS) da Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC), instituição responsável pela execução do programa socioeducativo no estado. O PIA é abordado como uma ferramenta de análise social e política, permitindo refletir sobre sua função enquanto instrumento de garantia de direitos. Por fim, o estudo demonstra que a implementação do PIA como instrumento pedagógico no CSISC, apesar dos avanços no sistema socioeducativo maranhense, ainda enfrenta dificuldades em sua execução. Essas dificuldades decorrem, principalmente, da ausência de um planejamento prévio que anteceda a pactuação e a efetividade das metas e estratégias alinhadas às necessidades individuais dos adolescentes conforme as diretrizes estabelecidas pelo SINASEpor
dc.description.abstractThis study analyzes the implementation of the Individual Care Plan (PIA) for adolescents under a socio-educational measure of deprivation of liberty, with the aim of reflecting on the content and fulfillment of the actions proposed as a pedagogical instrument, as established by the Statute of the Child and Adolescent (ECA), Law No. 8,069/1990, and ratified by the National System of Socio-Educational Care (SINASE), Law No. 12,594/2012. The research was carried out at the São Cristóvão Socio- Educational Detention Center (CSISC), in São Luís/MA, based on historical-dialectical materialism, which seeks to analyze reality in constant transformation. It is based on the premise that adolescents undergoing a socio-educational measure are, in essence, a product of the environment in which they live, and that their trajectory is marked by the class and race relations that make them up. The methodological procedures adopted involved a literature review and analysis of 24 PIAs and 24 CSIC Socio- Educational Measure Evaluation Reports. The text discusses socio-educational measures in the context of the doctrine of integral protection, highlighting relevant historical and legal milestones in the struggle to guarantee the rights of adolescents and young people in conflict with the law in Brazil, as well as highlighting the study of adolescence, socio-educational measures and deprivation of liberty, linking them to socio-educational care in the context of deprivation of liberty in the state of Maranhão. Based on an analysis of Maranhão's socio-educational policy, the study presents data on the care provided, relates this information to the National Socio-Educational Care System and the Socio-Pedagogical Political Plan (PPS) of the Foundation for Children and Adolescents (FUNAC), the institution responsible for implementing the socio- educational program in the state. The PIA is approached as a tool for social and political analysis, allowing us to reflect on its function as an instrument for guaranteeing rights. Finally, the study shows that the implementation of the PIA as a pedagogical tool in the CSISC, despite advances in the socio-educational system in Maranhão, still faces difficulties in its execution. These difficulties stem mainly from the lack of prior planning that precedes the agreement and effectiveness of the goals and strategies aligned with the individual needs of the adolescents in accordance with the guidelines established by SINASE.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-06-12T11:41:48Z No. of bitstreams: 1 GREYCIANNE_COSTA.pdf: 3515636 bytes, checksum: 709918cd419ebbdb1668adce331f7c67 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-12T11:41:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GREYCIANNE_COSTA.pdf: 3515636 bytes, checksum: 709918cd419ebbdb1668adce331f7c67 (MD5) Previous issue date: 2025-05-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectadolescências;por
dc.subjectsocioeducação;por
dc.subjectmedidas socioeducativas;por
dc.subjectprivação de liberdadepor
dc.subjectPlano Individual de Atendimento.por
dc.subjectadolescence;eng
dc.subjectsocio-educational measures;eng
dc.subjectdeprivation of liberty;eng
dc.subjectIndividual Care Plan.eng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleO plano individual de atendimento na privação de liberdade: um estudo a partir do Centro Socioeducativo de Internação do São Cristóvão em São Luís/MApor
dc.title.alternativeThe individual care plan for deprivation of liberty: a study based on the São Cristóvão Socio-Educational Detention Center in São Luís/MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GREYCIANNE_COSTA.pdfDissertação de Mestrado3,43 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.