Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6247
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Victor Eduardo Chaves e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4000865449118512por
dc.contributor.advisor1CÂMELO, Júlia Constança Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8274892391684117por
dc.contributor.referee1CÂMELO, Júlia Constança Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8274892391684117por
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Raimundo Inácio Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7829574717856862por
dc.contributor.referee3CIRINO, Raissa Gabrielle Vieira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9924974769240080por
dc.date.accessioned2025-06-11T19:10:43Z-
dc.date.issued2025-03-31-
dc.identifier.citationSILVA, Victor Eduardo Chaves e. O ensino de história e memória no município de Raposa-MA: uma transformação da consciência histórica por meio da educação patrimonial com os alunos da escola Jarbas Passarinho. 2025. 181 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6247-
dc.description.resumoO presente trabalho emerge da necessidade de reflexão sobre o ensino de história e memória no município de Raposa-MA, uma vez que questões como a falta de uma metodologia que leve ao despertar de uma consciência histórica, percepção de uma memória local e material didático não estão inseridas no ensino de história sobre a cidade. Esse fato torna os alunos e a sociedade local carente de conhecimentos importantes sobre o patrimônio material e imaterial. A pesquisa é direcionada principalmente aos professores e alunos do Ensino Fundamental II da educação básica. A metodologia apoia-se na pesquisa qualitativa, exploratória e aplicada, discussão bibliográfica, história oral e educação patrimonial. O produto proposto é um roteiro de atividades para docentes de história e alunos, a fim de promover um ensino de história mais comprometido com o local e a formação de uma consciência histórica.por
dc.description.abstractThis study emerges from the need to reflect on the teaching of history and memory in the city of Raposa-MA, since issues such as the lack of a methodology that leads to the awakening of historical consciousness, perception of local memory and teaching materials are not included in the teaching of history about the city. This fact leaves students and local society lacking important knowledge about material and immaterial heritage. The research is mainly aimed at teachers and students of Elementary School II of basic education. The methodology is based on qualitative, exploratory and applied research, bibliographical discussion, oral history and heritage education. The proposed product is a guide of activities for history teachers and students, in order to promote a history teaching more committed to the place and the formation of a historical consciousness.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-06-11T19:10:43Z No. of bitstreams: 1 VICTOREDUARDOCHAVESESILVA.pdf: 7805343 bytes, checksum: d2332d03df75196bfe9787bf042ed980 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-11T19:10:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VICTOREDUARDOCHAVESESILVA.pdf: 7805343 bytes, checksum: d2332d03df75196bfe9787bf042ed980 (MD5) Previous issue date: 2025-03-31eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação patrimonial;por
dc.subjectensino de história;por
dc.subjectconsciência histórica;por
dc.subjectRaposa-MA.por
dc.subjectHeritage Education;eng
dc.subjecthistory teaching;eng
dc.subjecthistorical awareness;eng
dc.subjectcultural heritage.eng
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleO ensino de história e memória no município de Raposa-MA: Uma transformação da consciência histórica por meio da educação patrimonial com os alunos da escola Jarbas Passarinhopor
dc.title.alternativeTeaching history and memory in the municipality of Raposa-MA: A transformation of historical consciousness through heritage education with students at the Jarbas Passarinho schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VICTOREDUARDOCHAVESESILVA.pdfDissertação de Mestrado7,62 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.