Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6247
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de história e memória no município de Raposa-MA: Uma transformação da consciência histórica por meio da educação patrimonial com os alunos da escola Jarbas Passarinho
Título(s) alternativo(s): Teaching history and memory in the municipality of Raposa-MA: A transformation of historical consciousness through heritage education with students at the Jarbas Passarinho school
Autor: SILVA, Victor Eduardo Chaves e 
Primeiro orientador: CÂMELO, Júlia Constança Pereira
Primeiro membro da banca: CÂMELO, Júlia Constança Pereira
Segundo membro da banca: ARAÚJO, Raimundo Inácio Souza
Terceiro membro da banca: CIRINO, Raissa Gabrielle Vieira
Resumo: O presente trabalho emerge da necessidade de reflexão sobre o ensino de história e memória no município de Raposa-MA, uma vez que questões como a falta de uma metodologia que leve ao despertar de uma consciência histórica, percepção de uma memória local e material didático não estão inseridas no ensino de história sobre a cidade. Esse fato torna os alunos e a sociedade local carente de conhecimentos importantes sobre o patrimônio material e imaterial. A pesquisa é direcionada principalmente aos professores e alunos do Ensino Fundamental II da educação básica. A metodologia apoia-se na pesquisa qualitativa, exploratória e aplicada, discussão bibliográfica, história oral e educação patrimonial. O produto proposto é um roteiro de atividades para docentes de história e alunos, a fim de promover um ensino de história mais comprometido com o local e a formação de uma consciência histórica.
Abstract: This study emerges from the need to reflect on the teaching of history and memory in the city of Raposa-MA, since issues such as the lack of a methodology that leads to the awakening of historical consciousness, perception of local memory and teaching materials are not included in the teaching of history about the city. This fact leaves students and local society lacking important knowledge about material and immaterial heritage. The research is mainly aimed at teachers and students of Elementary School II of basic education. The methodology is based on qualitative, exploratory and applied research, bibliographical discussion, oral history and heritage education. The proposed product is a guide of activities for history teachers and students, in order to promote a history teaching more committed to the place and the formation of a historical consciousness.
Palavras-chave: educação patrimonial;
ensino de história;
consciência histórica;
Raposa-MA.
Heritage Education;
history teaching;
historical awareness;
cultural heritage.
Área(s) do CNPq: História
Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA
Citação: SILVA, Victor Eduardo Chaves e. O ensino de história e memória no município de Raposa-MA: uma transformação da consciência histórica por meio da educação patrimonial com os alunos da escola Jarbas Passarinho. 2025. 181 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6247
Data de defesa: 31-Mar-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VICTOREDUARDOCHAVESESILVA.pdfDissertação de Mestrado7,62 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.