Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6239
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorARAÚJO, Hugo Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0247751803689129por
dc.contributor.advisor1ALVES, Antonio Sousa-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=372C61B61A0F3E590880EB0968CB639A#por
dc.contributor.referee1ALVES, Antonio Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=372C61B61A0F3E590880EB0968CB639A#por
dc.contributor.referee2SANTOS, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9502681594591950por
dc.contributor.referee3DUBLANTE, Carlos André Sousa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2269364248833833por
dc.date.accessioned2025-06-10T18:48:23Z-
dc.date.issued2021-07-27-
dc.identifier.citationARAÚJO, Hugo Lima. O perfil do diretor escolar da rede pública Municipal de Imperatriz/MA. 2021. 140 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6239-
dc.description.resumoA dissertação “O perfil do diretor escolar da Rede Pública Municipal de Imperatriz/MA” apresenta como objeto de estudo a gestão escolar e tem como problemática central identificar qual o perfil do diretor escolar na Rede Pública Municipal de Imperatriz/MA e quais as implicações do seu trabalho para a promoção da gestão democrática no espaço escolar? O objetivo geral dessa pesquisa é analisar o perfil do diretor escolar da Rede Pública Municipal de Imperatriz/MA, buscando perceber as complexidades envolvidas na construção desse processo quanto ao perfil do diretor escolar, o quadro normativo e as condições político institucionais referentes à gestão democrática. Quanto à base teórico-metodológica, esta pesquisa segue a abordagem quanti-qualitativa, pois em um primeiro momento os indicadores de análise basearam-se em dados quantitativos, e em um segundo momento foram analisados os dados qualitativos. Inicialmente, fizemos a análise de alguns documentos por meio da pesquisa documental, que nos permitiram conhecer um pouco mais sobre a Rede Municipal de Imperatriz/MA. Após, realizamos um levantamento do tipo survey por meio de questionários fechados com 11 diretores escolares, o que nos proporcionou ter um maior número de informações referentes à população envolvida na investigação. As análises que embasaram os resultados obtidos partem da perspectiva da análise do conteúdo por entender que este procedimento metodológico facilita a compreensão da leitura dos documentos e da análise das falas (mensagens) que estão presentes nas respostas de cada pesquisado. Ao longo do trabalho discutimos as implicações conceituais das teorias da administração capitalista para a gestão escolar no Brasil e o papel do diretor escolar e sua característica singular no desenvolvimento dos processos de gestão. Em síntese, percebemos que o perfil do diretor escolar da Rede Municipal de Imperatriz/MA é marcadamente feminino, com um grupo relativamente jovem, no qual a maioria tem acima de 43 anos de idade, e mais da metade do grupo possui mais de 10 anos de experiência na docência da Rede Municipal, sendo que todos os sujeitos pesquisados têm formação superior seguida de alguma especialização. Concluímos, a partir da pesquisa realizada, que falta um projeto de formação continuada para os diretores escolares que os ambientassem melhor em suas funções e permitisse o diálogo entre os pares. A forma de provimento ao cargo para diretor é a eleição direta desde 2005, fato este que acreditamos ter auxiliado na democratização dos processos de gestão até aqui. Observamos que os aspectos administrativos e pedagógicos são mais valorizados pelos sujeitos em detrimento dos aspectos políticos, que pouco foram citados em suas respostas. Identificamos a presença do Projeto Político Pedagógico e do Conselho Escolar como instrumentos obrigatórios na Rede Municipal. No entanto, acreditamos que pesquisas posteriores podem nos fornecer informações mais detalhadas sobre o funcionamento desses instrumentos na prática.por
dc.description.abstractThe dissertation "The profile of the school director in the Municipal Public Network of Imperatriz/MA" presents as an object of study the school management and has as its central issue to identify the profile of the school principal in the Municipal Public Network of Imperatriz/MA and what are the implications of your work for the promotion of democratic management in the school space? The general objective of this research is to analyze the profile of the school principal of the Municipal Public Network of Imperatriz/MA, seeking to understand the complexities involved in the construction of this process regarding the profile of the school principal, the normative framework and the political-institutional conditions related to democratic management. As for the theoretical-methodological basis, this research follows the quanti-qualitative approach, as in a first moment the analysis indicators were based on quantitative data, and in a second moment the qualitative data were analyzed. Initially, we analyzed some documents through documentary research, which allowed us to know a little more about the Municipal Network of Imperatriz/MA. Afterwards, we carried out a survey type survey through closed questionnaires with 11 school principals, which provided us with a greater amount of information regarding the population involved in the investigation. The analyzes that supported the results obtained start from the perspective of content analysis, as it is understood that this methodological procedure facilitates the understanding of the reading of documents and the analysis of the speeches (messages) that are present in the responses of each respondent. Throughout the work we discuss: The conceptual implications of capitalist administration theories for school management in Brazil and the role of the school director and its unique characteristic in the development of management processes. In summary, we realize that the profile of the school director of the Municipal Network of Imperatriz/MA is markedly female, with a relatively young group where the majority is over 43 years old and more than half of the group has more than 10 years of experience in teaching at the Municipal Network, and all subjects surveyed have higher education followed by some specialization. We concluded, based on the research carried out, that there is a lack of a continuing education project for school directors that would better accommodate them in their roles and allow for dialogue between peers. The form of filling the position for director has been direct election since 2005, a fact that we believe has helped in the democratization of management processes so far. We observed that the administrative and pedagogical aspects are more valued by the subjects to the detriment of the political aspects that were barely mentioned in their answers. We identified the presence of the Pedagogical Political Project and the School Council as mandatory instruments in the Municipal Network. However, we believe that further research can provide us with more detailed information about how these instruments work in practice.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-06-10T18:48:23Z No. of bitstreams: 1 HUGO LIMA ARAÚJO - DISSERTAÇÃO..pdf: 856690 bytes, checksum: 5fc846449f2b018021016e5698659f4d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-10T18:48:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HUGO LIMA ARAÚJO - DISSERTAÇÃO..pdf: 856690 bytes, checksum: 5fc846449f2b018021016e5698659f4d (MD5) Previous issue date: 2021-07-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPREDpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDiretor escolar;por
dc.subjectGestão escolar democrática;por
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectSchool principal;eng
dc.subjectDemocratic school management;eng
dc.subjectParticipationeng
dc.subject.cnpqAdministração de Unidades Educativaspor
dc.titleO perfil do diretor escolar da rede pública Municipal de Imperatriz/MApor
dc.title.alternativeTHE PROFILE OF THE SCHOOL DIRECTOR OF THE MUNICIPAL PUBLIC NETWORK OF IMPERATRIZ/MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HUGO LIMA ARAÚJO - DISSERTAÇÃO..pdfDissertação de Mestrado836,61 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.