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Tipo do documento: Dissertação
Título: EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO E EXCLUSÃO SOCIAL NO ESTADO DO MARANHÃO (2015-2020)
Título(s) alternativo(s): DROPOUT IN THE HIGH SCHOOL STAGE AND SOCIAL EXCLUSION IN THE STATE OF MARANHÃO (2015-2020)
Autor: SOUSA, Francisco Lázaro Gomes de 
Primeiro orientador: ALVES, Antonio Sousa
Primeiro membro da banca: ALVES, Antonio Sousa Alves
Segundo membro da banca: SILVA, Marcelo Soares Pereira da
Terceiro membro da banca: ALMADA, Francisco de Assis Carvalho de
Resumo: Esta pesquisa tem por função analisar a evasão escolar no Ensino Médio e sua rela ção com a exclusão social. Assim, o problema da pesquisa é distinguir se a evasão escolar ocorrida a partir da década de 1990 resulta principalmente da iniciativa do próprio estudante, consensuada com seu círculo familiar, ou da conjuntura política e econômica do país, que desde esta década adotou o neoliberalismo como doutrina política e socioeconômica. A pesquisa procura compreender os fatores que permeiam a evasão, partindo de uma contextualização histórica e crítica da evasão escolar que busca revelar tanto sua trajetória aparente quanto a ideológica. O estudo ancora-se numa perspectiva crítica de base materialista histórico-dialética, sobre as categorias da práxis, contradição e totalidade que nos conduzem à análise da evasão escolar como resultante do processo de reprodução social de classes. Nessa perspectiva a evasão escolar é entendida na mesma linha de pensamento marxista defendida por Orso (2019), como resultado da luta de classes e é determinada pelas relações sociais de produção, que além de gerar conflitos entre as classes dominante e dominada também é fator de exclusão social. Quanto ao método de investigação, predomina neste trabalho os princípios da pesquisa qualitativa, que, em função do agravamento do quadro pandêmico no Brasil, recorreu à análise documental e bibliográfica para o alcance dos resultados propostos. O trabalho questiona os motivos da lentidão e da ineficácia das políticas públicas na superação da evasão, os motivos do seu aumento a partir da etapa do Ensino Médio especificamente no âmbito da escola pública, bem como analisa a relação entre evasão escolar e exclusão social. O estudo confirma que a evasão escolar na rede pública é o triplo da evasão na escola privada, e ocorre nos três anos de estudo, enquanto na rede privada ela é mais incisiva na segunda série. A pesquisa conclui que a evasão escolar decorre em parte do racionalismo econômico imposto pela política neoliberal para os gastos com educação e é agravada pelo ce nário de pobreza a que se submete grande parte da população. O trabalho mostra que, no Maranhão, esse cenário é agravado pelo fato de o estado figurar nas últimas posições do ranking nacional, nos campos da economia, da renda e da qualidade de vida, influenciando no contexto que leva muitos adolescentes maranhenses oriundos da classe proletária a ingressarem precocemente no mundo do trabalho, culminando com a manutenção de índices de evasão escolar superiores à média regional e naci onal. A constatação da ineficiência das políticas de combate às desigualdades sociais e do comprometimento dos ideais igualitários, enunciados para a educação pública, que resultam no comprometimento dos grupos mais vulneráveis, leva-nos a concluir que a evasão escolar e a exclusão social somente serão definitivamente superadas quando repensarmos o sistema capitalista de classes.
Abstract: This research has sought understanding the factors that permeate dropout decision, since from the historical and critical contextualization of school dropout trying to reveal both situations, since the apparent ones until the ideological ones. This study has been anchored in a critical perspective based on historical-dialectical materialism, and its categories of praxis, contradiction, and totality whose intend lead us to the perception of school dropout as a step of the social class reproduction process. The school drop out analyses considered on this study is approached based on the Marxist perspective, whose Orso’s thoughts (2019), describes it as the result of the class social division which determines the production’s social relations, and, whose additionally, has gen erating conflicts between the dominant and dominated classes, being at the same time a social exclusion factor. As the research method for, we have chosen the qualitative researching principles, which predominates in all the stages of this work. Due to Bra zilian situation of the covid-19's pandemic worsening, we had to resort priorityly the documentary and bibliographic analysis for the reaching on this research proposed results. This study also has questioned the reasons why public policies dialed to over coming the school dropout rates were so slowness and ineffectiveness of, as well as the reasons for the increasement of dropout rates exactly at the high school level, and, specifically in the public school’s context. The study has confirmed that the school dropout rates in the public schools is, at least, three times higher than in private schools, and has occurred along the three years of this study stage, while in private schools the dropout is a little bit more acute only in the second grade. In the research’s conclusion the school dropout rate is considered as an economic rationalism effect, it was imposed by the neoliberal policy for spending on education from those last 30 years, situation which has become worse due to poverty scenario to which a large part of the population is been inserted. This work has showed that in Maranhão state, this context has an additional worrying, for a long time the state has been under the last positions of the national ranking, in the economy, income and quality of life aspects, influencing the context that leads many adolescents from the Maranhão proletariat class on get in entering the job market earlier than usual, culminating in the school dropout rates maintenance higher than the regional and national rates average. The study has comproved that the policies intended to combat social inequalities has been not so efficient and low compromised of egalitarian ideals enunciated for public edu cation which result in the compromising of the most vulnerable groups. So, leads us to conclude that school dropout and social exclusion will only be definitively overcome when we rethink the capitalist system of classes division.
Palavras-chave: Evasão Escolar
Exclusão Social
Ensino Médio
High school dropouts
Social Exclusion
High School
Área(s) do CNPq: Sociologia da Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED
Citação: SOUSA, Francisco Lázaro Gomes de. Evasão escolar no ensino médio e exclusão social no estado do Maranhão (2015-2020). 2021. 169 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Formação Docente em Práticas Educativas- PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6238
Data de defesa: 30-Jul-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

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