Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6231
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Mateus Correa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9068144611201344por
dc.contributor.advisor1CUTRIM, Ilza Galvão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6628313480144303por
dc.contributor.referee1CUTRIM, Ilza Galvão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6628313480144303por
dc.contributor.referee2LOPES, Lucas Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8141687357119122por
dc.contributor.referee3CRUZ, Mônica da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8916571577411585por
dc.date.accessioned2025-06-09T17:28:54Z-
dc.date.issued2025-03-27-
dc.identifier.citationCOSTA, Mateus Correa. As competências da redação do Enem: Processos de normalização do sujeito redator. 2025. 118 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Letras - Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6231-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo investigar como as competências exigidas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), presentes na Cartilha do Participante, funcionam como práticas de normalização do sujeito redator. A partir do pensamento de Foucault, as ideias de norma e normalização são utilizadas como ferramentas para refletir sobre a formação da subjetividade e os processos de controle social. A pesquisa busca compreender como essas competências não apenas avaliam o domínio da língua portuguesa, mas também agem como mecanismos de regulação, influenciando os comportamentos e práticas discursivas dos candidatos. A análise examina as implicações dessas práticas de normalização nas estratégias pedagógicas, destacando como o ENEM, ao buscar avaliar e padronizar os textos dos candidatos, contribui para a conformação dos sujeitos a padrões discursivos homogêneos. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa, com análise do corpus composto pelos enunciados das competências da redação e pela Cartilha do Participante. O estudo conclui que as competências do ENEM atuam como um mecanismo de normalização, moldando o comportamento discursivo dos candidatos e impondo uma conformidade com as expectativas do exame, resultando na criação de sujeitos que se adaptam aos padrões definidos pelo sistema educacional.por
dc.description.abstractEste estudio tiene como objetivo investigar cómo las competencias exigidas en la redacción del Examen Nacional de Enseñanza Media (ENEM), presentes en la Cartilla del Participante, funcionan como prácticas de normalización del sujeto redactor. A partir del pensamiento de Foucault, las ideas de norma y normalización son utilizadas como herramientas para reflexionar sobre la formación de la subjetividad y los procesos de control social. La investigación busca comprender cómo estas competencias no solo evalúan el dominio de la lengua portuguesa, sino que también actúan como mecanismos de regulación, influyendo en los comportamientos y las prácticas discursivas de los candidatos. El análisis examina las implicaciones de estas prácticas de normalización en las estrategias pedagógicas, destacando cómo el ENEM, al buscar evaluar y estandarizar los textos de los candidatos, contribuye a la conformación de los sujetos a patrones discursivos homogéneos. La metodología adoptada es cualitativa, con un análisis del corpus compuesto por los enunciados de las competencias de la redacción y la Cartilla del Participante. El estudio concluye que las competencias del ENEM actúan como un mecanismo de normalización, moldeando el comportamiento discursivo de los candidatos e imponiendo una conformidad con las expectativas del examen, resultando en la creación de sujetos que se adaptan a los estándares definidos por el sistema educativo.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-06-09T17:28:54Z No. of bitstreams: 1 Mateus Correa Costa.pdf: 3934408 bytes, checksum: 45bf6c9e1444b67f7eeefc26f41b9249 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-09T17:28:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mateus Correa Costa.pdf: 3934408 bytes, checksum: 45bf6c9e1444b67f7eeefc26f41b9249 (MD5) Previous issue date: 2025-03-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacangapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNormalização no Ensino;por
dc.subjectCompetências do ENEM;por
dc.subjectRedação;por
dc.subjectMichel Foucaultpor
dc.subjectNormalización en la educación;spa
dc.subjectCompetencias del ENEM;spa
dc.subjectRedacción;spa
dc.subjectMichel Foucaultspa
dc.subject.cnpqLingüística Aplicadapor
dc.titleAS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO DO ENEM: PROCESSOS DE NORMALIZAÇÃO DO SUJEITO REDATORpor
dc.title.alternativeHABILIDADES DE ESCRITURA ENEM: PROCESOS DE NORMALIZACIÓN DEL TEMA DE ESCRITURAspa
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mateus Correa Costa.pdfDissertação de Mestrado3,84 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.