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dc.creatorMARTINS, Willian Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0309636924718905por
dc.contributor.advisor1SILVA, Marcelli Alves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8985071802390376por
dc.contributor.referee1SILVA, Marcelli Alves da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8985071802390376por
dc.contributor.referee2FRANCO, José Carlos Messias Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8042448829229400por
dc.contributor.referee3SILVA, Renata Nascimento da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3139078634924193por
dc.date.accessioned2025-06-04T17:11:05Z-
dc.date.issued2025-04-01-
dc.identifier.citationMARTINS, Willian Ferreira. Impulsionamento de conteúdo nas eleições de 2022: Estratégias no Facebook e Instagram dos candidatos ao Governo do Maranhão. 2025. 80 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Comunicação -Mestrado em Comunicação- PPGCOM CCSST (Campus Imperatriz)) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6218-
dc.description.resumoEsta dissertação analisa as estratégias de campanha dos candidatos ao governo do Maranhão nas eleições de 2022, com foco no uso de impulsionamento de conteúdo no Facebook e Instagram. O estudo analisa a frequência, segmentação, formatos e temas dos conteúdos promovidos pelos três candidatos mais votados para o cargo de governador: Carlos Brandão (PSB), governador reeleito, Lahesio Bonfim (PSC) e Weverton Rocha (PDT). A pesquisa busca compreender como os candidatos utilizaram o recurso de natureza paga para influenciar o eleitorado e quais as prioridades nas estratégias aplicadas nas duas redes sociais. A metodologia adotada é baseada na análise de conteúdo proposta por Sampaio e Lycarrião (2021), com uma abordagem mista, utilizando dados da Biblioteca de Anúncios da Meta, que permite a extração de dados dos anúncios realizados pelos candidatos durante a campanha eleitoral, entre os dias 16/08 e 30/09/2022, ou seja, 45 dias. A análise quantitativa examina a alocação de recursos financeiros, os dias da semana de maior atividade, a duração das promoções, assim como a faixa etária e gênero do público alcançado pelas postagens pagas. A análise qualitativa, por sua vez, categoriza os temas abordados nos conteúdos promovidos, como metacampanha, imagem e propostas, a fim de compreender as prioridades e abordagens de cada candidato na comunicação com o eleitorado. Os resultados revelam diferentes estratégias de campanha. Carlos Brandão liderou em número de impulsionamentos e investimentos, com foco em fortalecer a sua imagem e reputação, utilizando principalmente o formato de vídeo e explorando temas como prestação de contas e apoio político. Lahesio Bonfim alocou uma parcela maior do seu orçamento para impulsionamento, com uma comunicação focada em nichos específicos e explorando temas como imagem do adversário e saúde. Weverton Rocha buscou maximizar o alcance com investimentos de baixo custo, utilizando principalmente o formato de vídeo e apresentando um plano de governo detalhado, com destaque para o tema cardápio. As estratégias aplicadas no Facebook e Instagram, desempenharam um papel de relevância nas campanhas eleitorais para o governo do Maranhão em 2022, com diferentes abordagens, particularidades e prioridades de cada candidatura, quanto as variáveis de faixas de investimento, frequência, formatos e temáticas, prevalecendo expressivamente o uso de vídeos.por
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the campaign strategies of two Maranhão government candidates in the 2022 elections, focusing on the use of content drive on Facebook and Instagram. The study analyzes frequency, segmentation, formats and topics of the two contents promoted by the three most voted candidates for the position of governor: Carlos Brandão (PSB), re-elected governor, Lahesio Bonfim (PSC) and Weverton Rocha (PDT). The research seeks to understand how candidates will use paid resources to influence the electorate and determine the priorities in the strategies applied in the two social networks. The adopted methodology is based on the content analysis proposed by Sampaio and Lycarrião (2021), with a mixed approach, using data from the Meta Announcements Library, which allows the extraction of data from two announcements made by the candidates during the election campaign, between the days 08/16 and 09/30/2022, ou seja, 45 days. A quantitative analysis examines the allocation of financial resources, the days of the week of greatest activity, the duration of the promotions, as well as the age and gender of the public reached by the paid posts. A qualitative analysis, in turn, categorizes the topics addressed in the promoted content, such as meta-campaign, image and proposals, in order to understand the priorities and approaches of each candidate in communication with the electorate. The results reveal different campaign strategies. Carlos Brandão led the number of impulses and investments, with a focus on strengthening his image and reputation, using mainly the video format and exploring topics such as provision of accounts and political support. Lahesio Bonfim allocates a larger plot of his orçamento para impulsamento, with a communication focused on specific niches and exploring topics such as image of adversário and health. Weverton Rocha sought to maximize the reach with low-cost investments, primarily using the video format and presenting a detailed government plan, with emphasis on the critical theme. The strategies applied on Facebook and Instagram play a relevant role in the electoral campaigns for the government of Maranhão in 2022, with different approaches, particularities and priorities of each candidacy, as they vary in terms of investment, frequency, formats and themes, expressively prevailing or use of videos.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2025-06-04T17:11:05Z No. of bitstreams: 1 WILLIAN FERREIRA MARTINS.pdf: 2909708 bytes, checksum: f07a031361918539fce2081c178ed928 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-04T17:11:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WILLIAN FERREIRA MARTINS.pdf: 2909708 bytes, checksum: f07a031361918539fce2081c178ed928 (MD5) Previous issue date: 2025-04-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCOORDENAÇÃO DO CURSO DE JORNALISMO/CCSSTpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO -MESTRADO EM COMUNICAÇÃO - PPGCOM CCSST (Campus Imperatriz)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectImpulsionamento de conteúdo;por
dc.subjectEleições 2022;por
dc.subjectRedes Sociais;por
dc.subjectMaranhãopor
dc.subjectContent Boosting;eng
dc.subject2022 Elections;eng
dc.subjectSocial Media;eng
dc.subjectMaranhãoeng
dc.subject.cnpqJornalismo Especializadopor
dc.titleIMPULSIONAMENTO DE CONTEÚDO NAS ELEIÇÕES DE 2022: Estratégias no Facebook e Instagram dos candidatos ao Governo do Maranhãopor
dc.title.alternativeBOOSTING CONTENT IN THE 2022 ELECTIONS: Facebook and Instagram strategies of candidates for Governor of Maranhãoeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM (Campus Imperatriz)

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