Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6215
Tipo do documento: Dissertação
Título: Reflexões filosóficas acerca das violências e sua relação com os valores morais/sociais a partir do ensino de Filosofia em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola de Barcarena/PA
Título(s) alternativo(s): Philosophical reflections on violence and its relationship with moral/social values ​​based on the teaching of Philosophy in a Youth and Adult Education (EJA) class at a school in Barcarena/PA
Autor: CABEÇA, Juliana Torres 
Primeiro orientador: PASSOS, Helder Machado
Primeiro membro da banca: PASSOS, Helder Machado
Segundo membro da banca: MIRANDA, Luís Hernán Uribe
Terceiro membro da banca: MELONIO, Danielton Campos
Resumo: Este trabalho tem como objetivo evidenciar a contribuição do ensino de Filosofia para o desenvolvimento da análise crítica de estudantes de uma turma da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) acerca da relação existente entre os valores e os fenômenos de violência que afligem sua comunidade e a escola. Para tanto, destacaremos primeiramente o panorama brasileiro atual das violências em meio escolar com recorte dos últimos cinco anos a fim de ressaltar o aumento dos números, mas também a defasagem de dados oficiais, o que contribui com a insegurança geral. Atrelado a isto, evidenciamos as novas modalidades das violências contemporâneas à luz da Filosofia de Byung-Chul Han, que defende a ideia de uma atualização das formas de violência, em que passaram de manifestações macrofísicas (visíveis e abertamente expressas) para microfísicas (discretas e implícitas), fato que se tornou fundamento do mal estar geral e contribuiu para o aumento do cansaço, depressão, ansiedade e em última instancia fragiliza todo o sistema social até culminar em ruptura dos laços sociais que provocam mais violência. A partir destas evidências ressaltamos a fragilidade do ideal ético moderno e as inseguranças atuais como um empecilho na construção de um horizonte moral contemporâneo devido a grande dispersão humana e à quebra de filiação social. Para responder a esse cenário, trazemos Emmanuel Lévinas e sua Ética da Alteridade como forma de recuperar o sentido das relações intersubjetivas com foco no Outro, na responsabilidade e na relação desinteressada. Em Lévinas a questão da violência se encontra em uma instancia não somente física, mas é consequência da negação do Outro como infinitamente outro, ou seja, da compreensão do outro como objeto que deve caber em moldes criados fundamentalmente pela Filosofia tradicional a fim de conte-lo em conceitos. Esse entendimento se aproxima de Byung-Chul Han, pois nos dois filósofos a ideia de conter a humanidade do outro resulta em violência e instabilidade moral. A ética da alteridade pode mudar, se não o cenário concreto atual, pelo menos o entendimento que temos do outro para que se alcance maior sensibilidade moral. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa-ação, utilizando como instrumentos de coleta de dados questionários semi-estruturados, observações em sala de aula, produções escritas dos alunos e análise de cartas ao professor. Como resultado, a análise revelou que os estudantes identificam diferentes formas de violência como parte do cotidiano e, em muitos casos, reproduzem discursos que naturalizam essas práticas. Após as intervenções filosóficas, foi possível observar uma ampliação da capacidade crítica dos alunos em relação aos valores morais e sociais que sustentam essas violências. Os resultados apontam para a importância do ensino de Filosofia como meio de provocar reflexões éticas fundamentadas na responsabilidade com o outro, contribuindo para a formação de sujeitos mais conscientes e atuantes.
Abstract: This work aims to highlight the contribution of the teaching of Philosophy to the development of the critical analysis of students of a class of Youth and Adult Education (EJA) about the relationship between the values and the phenomena of violence that afflict their community and the school. To this end, we will first highlight the current Brazilian panorama of violence in schools with a cut of the last five years in order to highlight the increase in numbers, but also the lag in official data, which contributes to the general insecurity. Linked to this, we highlight the new modalities of contemporary violence in the light of the Philosophy of Byung-Chul Han, which defends the idea of an update of the forms of violence, in which they went from macrophysical manifestations (visible and openly expressed) to microphysical (discrete and implicit), a fact that became the foundation of general malaise and contributed to the increase in fatigue, depression, anxiety and ultimately weakens the entire social system until it culminates in the rupture of social ties that cause more violence. From this evidence, we highlight the fragility of the modern ethical ideal and the current insecurities as an obstacle in the construction of a contemporary moral horizon due to the great human dispersion and the breakdown of social affiliation. To respond to this scenario, we bring Emmanuel Lévinas and his Ethics of Alterity as a way to recover the meaning of intersubjective relations with a focus on the Other, on responsibility and on the disinterested relationship. In Lévinas, the issue of violence is found in a not only physical instance, but is a consequence of the denial of the Other as infinitely other, that is, of the understanding of the other as an object that must fit into molds created fundamentally by traditional Philosophy in order to contain it in concepts. This understanding is close to Byung-Chul Han, because in both philosophers the idea of containing the humanity of the other results in violence and moral instability. The ethics of otherness can change, if not the current concrete scenario, at least the understanding we have of the other so that greater moral sensitivity can be achieved. The research adopted a qualitative approach, through an action research, using as data collection instruments semi-structured questionnaires, classroom observations, students' written productions and analysis of letters to the teacher. As a result, the analysis revealed that students identify different forms of violence as part of their daily lives and, in many cases, reproduce discourses that naturalize these practices. After the philosophical interventions, it was possible to observe an expansion of the students' critical capacity in relation to the moral and social values that sustain these violences. The results point to the importance of teaching Philosophy as a means of provoking ethical reflections based on responsibility for the other, contributing to the formation of more conscious and active subjects.
Palavras-chave: violência contemporânea;
Ensino de Filosofia;
ética;
valores;
Byung Chul Han;
Lévinas;
contemporary violence;
school violence;
ethics;
values;
Byung-Chul Han;
Lévinas
Área(s) do CNPq: Filosofia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCH
Citação: CABEÇA, Juliana Torres. Reflexões filosóficas acerca das violências e sua relação com os valores morais/sociais a partir do ensino de Filosofia em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola de Barcarena/PA. 2025.126 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6215
Data de defesa: 21-Fev-2025
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANA_CABECA.pdfDissertação de Mestrado898,25 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.