Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6205
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARDOSO, Joelson de Jesus-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4217087674810636por
dc.contributor.advisor1SOUSA, Emilene Leite de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1264293246356564por
dc.contributor.referee1SOUSA, Emilene Leite de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1264293246356564por
dc.contributor.referee2FURTADO, Marivânia Leonor Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3275591203804166por
dc.contributor.referee3CUSTODIO, Maria Aparecida Correa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0975054361142980por
dc.date.accessioned2025-06-03T13:16:48Z-
dc.date.issued2024-08-26-
dc.identifier.citationCARDOSO, Joelson de Jesus. Andanças interculturais: representações das egressas Tentehar Guajajara da Aldeia Januária sobre a formação docente em Licenciatura Intercultural. 2024. 104 f. (Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS - Imperatriz) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6205-
dc.description.resumoDentre as políticas específicas a que os povos indígenas têm direitos, a educação escolar se manifesta como uma das principais reivindicações. Inicialmente utilizada como estratégia de dominação, através da catequese e civilização, sobretudo nos períodos colonial e imperial. A partir do período republicano, a escola nas aldeias passa a ser um veículo de socialização de conhecimentos visando a participação dos indígenas na chamada comunhão nacional brasileira (Furtado, 2016). O fortalecimento do movimento indígena nas últimas décadas vem fazendo crescer a demanda por educação específica e diferenciada nas aldeias, além de um protagonismo maior dos povos indígenas para assumir e liderar seus processos educacionais próprios (Baniwa, 2013). Desse modo, esta pesquisa se dedicou a refletir sobre a formação de professores indígenas no ensino superior, desde os processos burocráticos até a finalização do Curso de Licenciatura Intercultural para Professores Indígenas da Educação Básica-LIEBI da Universidade Estadual do Maranhão que ocorreu entre os anos de 2016 e 2022. As reflexões que foram apresentadas neste trabalho são resultado das minhas andanças como monitor e pesquisador da LIEBI. Além de análises sobre o desenvolvimento do Curso, foram privilegiadas as representações de três alunas pertencentes ao povo Tentehar/Guajajara da Terra Indígena Rio Pindaré sobre o ensino superior intercultural do qual fizeram parte.por
dc.description.abstractAmong the specific policies to which indigenous peoples have rights, school education appears as one of the main demands. Initially used as a strategy of domination, through catechesis and civilization, especially in the colonial and imperial periods. From the republican period onwards, schools in villages became a vehicle for socializing knowledge aiming at the participation of indigenous people in the so-called Brazilian national communion (Furtado, 2016). The strengthening of the indigenous movement in recent decades has increased the demand for specific and differentiated education in villages, in addition to a greater role for indigenous peoples to assume and lead their own educational processes (Baniaw, 2013). Thus, this research was dedicated to reflecting on the training of indigenous teachers in higher education, from bureaucratic processes to the completion of the Intercultural Degree Course for Indigenous Teachers of Basic Education-LIEBI at the State University of Maranhão, which took place between the years of 2016 and 2022. The reflections presented in this work are the result of my “dual” role as monitor and researcher at LIEBI. In addition to analyzes about the development of the Course, the representations of three students belonging to the Tentehar/Guajajara people of the Rio Pindaré Indigenous Land about the intercultural higher education of which they were part were privileged.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2025-06-03T13:16:48Z No. of bitstreams: 1 JOELSONCARDOSO.pdf: 1535051 bytes, checksum: da8b941cccc7cdff3dda8b14347eb096 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-03T13:16:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOELSONCARDOSO.pdf: 1535051 bytes, checksum: da8b941cccc7cdff3dda8b14347eb096 (MD5) Previous issue date: 2024-08-26eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCOORDENAÇÃO DO CURSO DE JORNALISMO/CCSSTpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA - PPGS - Imperatrizpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectprofessores indígenas;por
dc.subjecteducação intercultural;por
dc.subjectTentehar Guajajara;por
dc.subjectMaranhão.por
dc.subjectindigenous teachers;eng
dc.subjectintercultural education;eng
dc.subjectMaranhão;eng
dc.subjectTentehar Guajajara.eng
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleAndanças interculturais: representações das egressas Tentehar Guajajara da Aldeia Januária sobre a formação docente em Licenciatura Interculturalpor
dc.title.alternativeIntercultural journeys: representations of former Tentehar Guajajara students from Aldeia Januária about teacher training in Intercultural Degreeeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOELSONCARDOSO.pdfDissertação de Mestrado1,5 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.