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Tipo do documento: Dissertação
Título: Andanças interculturais: representações das egressas Tentehar Guajajara da Aldeia Januária sobre a formação docente em Licenciatura Intercultural
Título(s) alternativo(s): Intercultural journeys: representations of former Tentehar Guajajara students from Aldeia Januária about teacher training in Intercultural Degree
Autor: CARDOSO, Joelson de Jesus 
Primeiro orientador: SOUSA, Emilene Leite de
Primeiro membro da banca: SOUSA, Emilene Leite de
Segundo membro da banca: FURTADO, Marivânia Leonor Souza
Terceiro membro da banca: CUSTODIO, Maria Aparecida Correa
Resumo: Dentre as políticas específicas a que os povos indígenas têm direitos, a educação escolar se manifesta como uma das principais reivindicações. Inicialmente utilizada como estratégia de dominação, através da catequese e civilização, sobretudo nos períodos colonial e imperial. A partir do período republicano, a escola nas aldeias passa a ser um veículo de socialização de conhecimentos visando a participação dos indígenas na chamada comunhão nacional brasileira (Furtado, 2016). O fortalecimento do movimento indígena nas últimas décadas vem fazendo crescer a demanda por educação específica e diferenciada nas aldeias, além de um protagonismo maior dos povos indígenas para assumir e liderar seus processos educacionais próprios (Baniwa, 2013). Desse modo, esta pesquisa se dedicou a refletir sobre a formação de professores indígenas no ensino superior, desde os processos burocráticos até a finalização do Curso de Licenciatura Intercultural para Professores Indígenas da Educação Básica-LIEBI da Universidade Estadual do Maranhão que ocorreu entre os anos de 2016 e 2022. As reflexões que foram apresentadas neste trabalho são resultado das minhas andanças como monitor e pesquisador da LIEBI. Além de análises sobre o desenvolvimento do Curso, foram privilegiadas as representações de três alunas pertencentes ao povo Tentehar/Guajajara da Terra Indígena Rio Pindaré sobre o ensino superior intercultural do qual fizeram parte.
Abstract: Among the specific policies to which indigenous peoples have rights, school education appears as one of the main demands. Initially used as a strategy of domination, through catechesis and civilization, especially in the colonial and imperial periods. From the republican period onwards, schools in villages became a vehicle for socializing knowledge aiming at the participation of indigenous people in the so-called Brazilian national communion (Furtado, 2016). The strengthening of the indigenous movement in recent decades has increased the demand for specific and differentiated education in villages, in addition to a greater role for indigenous peoples to assume and lead their own educational processes (Baniaw, 2013). Thus, this research was dedicated to reflecting on the training of indigenous teachers in higher education, from bureaucratic processes to the completion of the Intercultural Degree Course for Indigenous Teachers of Basic Education-LIEBI at the State University of Maranhão, which took place between the years of 2016 and 2022. The reflections presented in this work are the result of my “dual” role as monitor and researcher at LIEBI. In addition to analyzes about the development of the Course, the representations of three students belonging to the Tentehar/Guajajara people of the Rio Pindaré Indigenous Land about the intercultural higher education of which they were part were privileged.
Palavras-chave: professores indígenas;
educação intercultural;
Tentehar Guajajara;
Maranhão.
indigenous teachers;
intercultural education;
Maranhão;
Tentehar Guajajara.
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE JORNALISMO/CCSST
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA - PPGS - Imperatriz
Citação: CARDOSO, Joelson de Jesus. Andanças interculturais: representações das egressas Tentehar Guajajara da Aldeia Januária sobre a formação docente em Licenciatura Intercultural. 2024. 104 f. (Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS - Imperatriz) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6205
Data de defesa: 26-Ago-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA

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